Home / Veículos / Carros / Audi Q8 Concept prova que ainda dá para inovar no mercado de SUVs

Audi Q8 Concept prova que ainda dá para inovar no mercado de SUVs

Conceito de SUV de luxo mostrado no Salão de Detroit já tem data para entrar em produção

Bola da vez no mundo todo, o bom desempenho do segmento de utilitários esportivos tem feito as montadoras colocarem seus engenheiros e designers para explorar as mais diversas opções e nichos. Já existem diversos tipos de SUVs, como os compactos, os grandões full-size, os esportivos, os superesportivos e até os para uso urbano, embora possa ser difícil entender um utilitário projetado para andar no asfalto ou um esportivo para um ambiente no qual normalmente só se pode transitar em velocidades baixas ou no máximo médias.

Ao apresentar o seu Q8 Concept no recente Salão de Detroit, a Audi mostrou que há espaço para ampliar ainda mais o leque de opções disponível no mercado. Já anunciado como prévia do modelo que deve começar a ser vendido em 2018, o bonito SUV full-size que deve ser posicionado no topo de linha da Audi mistura características de SUV e de um luxuoso cupê.

q82

A grade ocupa a maior parte da dianteira do Q8 e é a maior entre todos os modelos da Audi

Full-Size

Impressionante pelo porte, (5,02 m. de comprimento, 2,04 m. de largura, 3 m. de distância entre eixos e 1,70 metros de altura), o Q8 deve ser o utilitário esportivo equivalente ao sedã A8 na linha da montadora alemã. Ou seja, grande, espaçoso, luxuoso e com preços salgados.

Em termos de design, o protótipo apresentado não propõe nada muito ousado. O destaque fica com a frente, onde a grande grade octogonal projetada para a frente e com efeito em três dimensões chama a atenção.

A moldura larga é acabada em prata fosco, assim como as laterais externas dos faróis, as molduras das entradas de ar e um dos dois spoilers. Confirmando a impressão visual, a Audi informa que a grade é consideravelmente mais larga que as de todos os seus modelos atuais. Uma assinatura de luz laser em forma de x, azul, destaca a tecnologia laser Matrix digital utilizada para os faróis, com fachos de baixa e alta divididos em mais de um milhão de pixels, permitindo iluminar o caminho em alta resolução e com controle preciso.

Em contrapartida, a traseira é bem mais comportada e o ponto que mais chama a atenção é o difusor em alumínio com aletas incorporadas, que envolve as saídas de escapamento e contrasta com a pintura do veículo, do mesmo modo que detalhes no mesmo material nas laterais e frente do SUV.

q86

Cabine vira lounge

A Audi dedicou atenção especial à área interna, que a montadora chega a chamar de “lounge”, com espaço de sobra e muita tecnologia à disposição do motorista e apenas três passageiros.

O painel de instrumentos chama a atenção por mesclar elementos atuais, como a tela configurável de alta resolução posicionada atrás do volante e futuristas, como a tira negra que vai até as portas e embute a tela TFT multifunção de 12,3 polegadas e outras telas sensíveis ao toque, que substituem botões, interruptores e alavancas.

Um head-up display baseado em tecnologia inteligente de realidade aumentada auxilia o motorista misturando indicadores virtuais com o mundo real. Por exemplo, uma seta de navegação aparecerá na mesma posição que uma seta real na rua.

Clean, moderno e luxuoso, o interior chama a atenção pela ausência de botões, teclas e alavancas.
Clean, moderno e luxuoso, o interior chama a atenção pela ausência de botões, teclas e alavancas.
Clean, moderno e luxuoso, o interior chama a atenção pela ausência de botões, teclas e alavancas.
A interessante estrutura que suporta o espelho retrovisor interno chama a atenção.

Em todo o painel, no volante, no console, nos bancos e nas portas detalhes de acabamento em chapas de alumínio polido remetem à forma e material de acabamento da grade e outros elementos da dianteira do veículo. No forro do teto, uma interessante moldura longitudinal sustenta o retrovisor interno na posição ideal.

A alavanca de câmbio parece flutuar sobre o console central e usa o sistema eletrônico “shift-by-wire” para acionar a transmissão Tiptronic de oito velocidades, que ajuda a domar os quase 450 cavalos do Q8.

Ecologicamente responsável

Atualmente, um concept de veículo de ponta não pode deixar de ter ao menos motorização híbrida e o Audi Q8 não foge à regra. Para garantir um desempenho à altura de um veículo topo de linha e levar o grande SUV às velocidades que se espera de um Audi, o conjunto de propulsão não deixa nada a desejar.

São nada menos que 449 cv (330 kW) e 700 Nm de torque, com tração integral permanente quattro. Suspensão a ar e freios a disco de cerâmica completam o impressionante pacote tecnológico reunido pela montadora alemã.

q85

Se a promessa da Audi for cumprida (e deve ser), já poderemos conhecer a versão de produção do Q8 no próximo ano. Primeiro nos salões do Exterior e depois, quase com certeza, no Salão Internacional do Automóvel de São Paulo. A espera promete valer a pena!

FAcebook-Revista-Curta

Texto: Amadeu Castanho Neto
Imagens: Divulgação

Matéria publicada originalmente na revista AutoMOTIVO, a publicação B2B do mercado brasileiro de som e acessórios automotivos

Comente esta matéria

Fique tranquilo: o seu endereço de e-mail é apenas para controle interno e não será publicado. Os campos marcados são de preenchimento obrigatório! *

*

Voltar ao topo