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Audiophonic quer crescer apostando no “som pra dentro”

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logo-audiophonicTodo mundo sabe que os consumidores brasileiros gostam de novidades e estão se tornando mais bem informados e exigentes a cada dia que passa. No que diz respeito ao mercado de som automotivo, o car audio, o acesso fácil à Internet para saber o que está acontecendo no Exterior, o número cada vez maior de brasileiros que viajam para fora do país e, principalmente, o crescente volume da frota de veículos importados, são fatores que estão ajudando nisso.

Ciente disso, a Audiophonic, nova denominação da Premier do Brasil, está investindo pesado nas suas linhas de alto-falantes, tweeters, woofers, subwoofers, amplificadores e caixas, posicionados numa faixa intermediária do mercado e voltadas para os consumidores que desejam produtos com desempenho comparável ao dos das marcas mais conhecidas do mercado High End, mas com preços mais acessíveis.

Com isso, o leque de produtos disponíveis para os lojistas e instaladores do segmento de som automotivo é ampliado e eles passam a contar com novas opções para atender os consumidores que estão querendo investir num tipo de som diferenciado.

Foco e posicionamento

Baseada em São Paulo, que tem a maior frota de veículos do país e onde está o maior mercado consumidor de produtos de som High End, a empresa tem como foco de atuação o que é chamado de “som para dentro” pelos dois sócios da empresa, Ricardo Baldassarini, responsável pela Diretoria Comercial, e Reinaldo Miyazaki, que cuida da Diretoria de Marketing.

Trocando em miúdos, pode-se dizer que esse é o estilo de som automotivo voltado para o motorista e os outros ocupantes do veículo, caracterizado pela qualidade de reprodução sonora e o oposto do “som para fora”, no qual o foco é mais chamar a atenção de quem está do lado de fora do veículo, caracterizado pelo volume e pelos abusos na reprodução de graves e agudos .

É um mercado em que se privilegia um som cujas principais características são a alta qualidade e a definição, também chamado de “audio HD”, que nos últimos anos estava restrito majoritariamente a grandes marcas importadas, vendidas em lojas selecionadas e com preços de grife, que as tornavam acessíveis apenas a uma pequena parcela dos consumidores.

A proposta da Audiophonic é se posicionar num segmento intermediário, que ainda não era explorado no país, ficando entre os produtos de topo de linha das marcas nacionais mais conhecidas e os das marcas “de grife” importadas.

Política de preços

Complementando esse posicionamento, a proposta da empresa é oferecer produtos com qualidade à altura da exigida pelo mercado High End, mas praticando preços mais acessíveis e competitivos em relação aos praticados pelas marcas “premium”.

Para mostrar que a proposta de oferecer um alto nível de qualidade não é só uma mera jogada de marketing, a Audiophonic faz questão de destacar a garantia de dois anos contra defeitos de fabricação, válida para toda a sua linha de produtos.

“Não seremos nem os mais caros nem os mais baratos do mercado. Nossos produtos vão ter sempre preços intermediários, mas mantendo sempre uma excelente relação custo-benefício”, explica Ricardo Baldassarini.

“No entanto, nos recusamos a entrar em guerra de preços e não queremos ver produtos com a nossa marca no meio de uma. Achamos que isso é prejudicial para o mercado, pois causa insegurança para o consumidor, que acaba sem saber se o preço que estão lhe pedindo pelo produto é caro ou barato”, continua.

“Tem de haver um padrão! Por isso, os preços dos produtos Audiophonic serão tabelados por nós e o seu preço final no varejo vai ser divulgado. O consumidor tem de se sentir respeitado e ter segurança para entrar numa loja sem medo de estar pagando a mais pelo produto”, finaliza, complementando que a proposta é que os produtos da Audiophonic sejam vendidos no varejo numa faixa de preço entre R$ 350,00 e R$ 1.000,00

Ricardo Baldassarini, Diretor Comercial e Reinaldo Miyazaki, Diretor de Marketing.

Ricardo Baldassarini, Diretor Comercial e Reinaldo Miyazaki, Diretor de Marketing.

Mudança de estratégia

Embora já exista desde 2008, a empresa antes tinha uma estratégia diferente, atuando como importadora de equipamentos de som de marcas estrangeiras “premium” e vendendo diretamente para os varejistas.

No ano passado, as coisas mudaram. Depois de ter aberto mão da representação de outras marcas, a empresa mudou a sua estratégia e passou a dar prioridade para uma de suas marcas próprias, a Audiophonic, a ponto dela se tornar o nome da empresa.

Os dois sócios fazem questão deixar claro que a marca Audiophonic é brasileira e que seus produtos resultam, não só das décadas de contato direto com os lojistas especializados, mas também da colaboração dos melhores técnicos e especialistas de todo o mundo.

Os produtos agora são desenvolvidos pela empresa e produzidos sob encomenda por fornecedores terceirizados no Brasil e na China, mas Ricardo e Reinaldo fazem questão de deixar claro que uma fábrica local que permita nacionalizar o grosso da linha já está na mira da dupla.

Distribuidores são prioridade

A nova estratégia exigiu a adoção de uma política comercial diferente para possibilitar que os produtos da marca possam estar presentes no varejo em todo o território nacional. Em conseqüência, em 2014 uma das principais preocupações dos sócios vai ser a seleção dos distribuidores mais qualificados para desempenhar essa missão.

Por isso, a Audiophonic fez questão de garantir presença na edição de 2014 do ENAN, no final de março em São Paulo. Paralelamente, para gerar demanda pelos seus produtos nos pontos de venda, a empresa promete adotar uma política de marketing agressivo voltado para o consumidor.

A Audiophonic tem planos de desenvolver uma ousada e extensiva campanha de Marketing, que promete ir bem além da exposição da marca durante todo o ano em diversas publicações voltadas para o consumidor.

audiophonic-03-fornecedorDivulgando o som de qualidade

Na avaliação dos donos da Audiophonic, é preciso também que os consumidores possam experienciar e entender o que é um som automotivo de qualidade, aquilo que eles chamam de “som 3D”, o som que permite que o consumidor perceba de forma mais nítida o posicionamento espacial do cantor, da bateria, de cada um dos músicos e instrumentos usados na gravação, como se estivesse participando de uma apresentação ao vivo.

Segundo eles, o projeto de educação do consumidor sobre o que é som de qualidade vai longe. A longo prazo, a empresa pretende seguir o que já se tornou uma tendência nos principais mercados mundiais e implantar, em regime de franquia, lojas-conceito em pontos de destaque como shopping centers, como as que já existem em outros segmentos, como as da Bang-Olufsen e Nike, entre outras marcas.

Isso permitiria não só difundir o som de qualidade e atingir um público mais qualificado, mas também apresentar toda a linha de produtos da empresa, testar novos conceitos e treinar instaladores, oferecendo um ambiente diferenciado de atendimento para públicos como o feminino, cada vez mais importante.

Linha de produtos

Atualmente, a linha Audiophonic abrange produtos desde os mais básicos até os mais sofisticados, divididos em quatro linhas, batizadas de Sensation, Club, Edge e H-Tech.

A Sensation é a nova linha de entrada, cuja grande diferença em relação às outras três está principalmente no visual menos sofisticado. Isso permite que seus produtos tenham preços mais agressivos dos que as demais.
Das demais linhas, a Club é a que oferece o maior leque de produtos, com um total de doze opções diferentes, entre amplificadores, subwoofers, coaxiais e cabos.

Topo de linha, a H-Tech é voltada para o público mais sofisticado e exigente. Ela inclui tecnologia e componentes de ponta, como, por exemplo, o neodímio 47, utilizado nos subwoofers e no tweeter. São seis opções de produtos, entre amplificadores, subwoofers, kit duas vias e cabo.

Aposta

Ciente de que o consumidor brasileiro gosta de contar sempre com novidades, a empresa está investindo na ampliação e renovação da sua linha de produtos e promete movimentar o mercado com muitas novidades e produtos com inovações tecnológicas.

A proposta é oferecer diferenciais e benefícios para consumidores, varejistas e instaladores, como instalação rápida e prática e a tranqüilidade de dois anos de garantia contra defeitos de fabricação.

Uma das primeiras apostas é o novo kit APS 2.1, com caixa acústica com subwoofer, amplificador de três canais e kit de instalação , que oferece uma combinação de preço competitivo e instalação fácil e rápida, podendo ser instalado em trinta minutos..

Outra aposta são os novos amplificadores digitais compactos, que segundo Reinaldo, são extremamente potentes e eficazes. Graças ao tamanho reduzido, permitem fácil instalação em diversos lugares do carro, economizando tempo de serviço e facilitando a vida dos instaladores.

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Ricardo e Reinaldo fazem questão de destacar a tecnologia de ponta, os recursos e os materiais nobres dos produtos da sua linha “premium” H-Tech, como o uso de berílio, um metal extremamente rígido e caro, que confere aos produtos um altíssimo desempenho.

Por: Amadeu Castanho Neto

Fotos: Equipe AM / Divulgação

2 comentários

  1. O que adianta isso e quando vc envia um e-mail para os cara eles não respondem.

  2. Instalei em meu carro somente acessórios Audiophonic. Qualidade sonora é indescritível. Excelente.

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