Home / Veículos / Concept Cars / Concept: Alpine Vision Gran Turismo

Concept: Alpine Vision Gran Turismo

Alpine Vision Gran Turismo concept

Um dos simuladores de corridas de automóveis mais populares de todo o mundo, o game Gran Turismo para consoles Playstation, permite que o usuário escolha entre mais de 1.240 modelos de veículos das marcas mais famosas do mundo, que podem ser pilotados em 39 pistas.

Para celebrar o lançamento da sexta versão e os quinze anos de lançamento do game, seu criador, o japonês Kazunori Yamauchi, mais conhecido como Kaz, criou o festival Vision Gran Turismo, em parceria com algumas das principais montadoras do mundo.

A proposta foi de que cada uma das montadoras projetasse carros esporte de duas portas que refletissem a visão dos seus designers do que é um Gran Turismo. Além disso, os carros projetados não poderiam existir só no game e ao menos uma unidade de cada modelo também deveria ser produzida.

O desafio já rendeu uma série de concepts bonitos e ousados, ampliada agora pelo Alpine Vision Gran Turismo, justamente quando a marca francesa, que hoje integra o Grupo Renault, comemora seus sessenta anos de criação.

Marca de tradição

Alpine Vision Gran Turismo concept

Criada pelo piloto Jean Rédélé, que também era concessionário da Renault, a Alpine, conhecida por seus carros compactos, velozes e ágeis, é uma das tradicionais e populares marcas de veículos esportivos da França.

Segundo Rédélé, sua intenção ao criar a empresa era oferecer uma experiência apaixonante a quem assumisse o volante de um Alpine. O nome foi escolhido justamente para lembrar o quanto ele se divertia ao pilotar pelas curvas fechadas das estradas dos Alpes.

Consagrado nas competições européias, o Alpine teve uma versão do seu modelo 108 produzida no Brasil: o Willys Interlagos, primeiro esportivo nacional, que tinha carroceria em fibra de vidro e também usava motores Renault.

Depois de ser comprada pela Renault em 1973, a Alpine produziu seu último modelo de série em 1995. Desde então, a empresa se dedicou à fabricação das versões esportivas da linha Renault francesa. Em 2013, ela apresentou no Salão de Xangai o novo concept Renault Alpine A110-50 e, agora, trabalha em um modelo prometido para 2016.

Criando um sonho

Detalhe do Alpine Vision Gran Turismo concept

Aceito o desafio proposto por Kaz, a Alpine tinha de começar a projetar o seu concept e, para isso, fez uma competição entre os seus designers, que apresentaram cerca de 15 projetos. O vencedor foi o apresentado por Victor Sfiazof.

A proposta era de desenvolver um carro esporte ágil, leve, com um design que unisse elementos do passado, do presente e do futuro. Ou seja, que tivesse elementos remetendo aos modelos mais marcantes da marca e ainda dessem uma dica do que está para vir no lançamento prometido para o ano que vem.

Cockpit do Alpine Vision Gran Turismo concept

A carroceria deveria ser tipo barquette, com cockpit aberto, como a de modelos tradicionais da década de 50 e do Alpine A450, que disputou o Campeonato Mundial de Endurance em 2013 e 2014 e levou a marca ao pódio na classe LMP2 nas 24 Horas deLe Mans do ano passado.

Uma visão de futuro com toques saudosistas

Alpine Vision Gran Turismo conceptO resultado final atendeu tudo o que foi pedido. Apesar de um visual claramente futurista, um dos mais ousados entre os concepts criados para o festival Vision Gran Turismo, o carro da Alpine tem claras referências aos modelos mais lembrados da marca.

Claramente inspirada no famoso A110, a frente tem capô inclinado em forma de V, reforçado por um vinco central. Vista de cima, ela dá ao carro uma forma agressiva que lembra a ponta de uma flecha. Vista de frente, dá a impressão de que há um carro de Fórmula Um envelopado por uma carroceria sobreposta.

Os faróis redondos juntam referências ao passado à tecnologia moderna. Claramente inspirados nos usados nos anos 60, eles são dotados de lâmpadas de LED dispostas em forma de cruz para lembrar as faixas de fita isolantes usadas para proteger as lentes dos faróis de milha que equipavam os Alpine Berlinette de rali.

Estas referências ao passado se misturam perfeitamente com um pacote aerodinâmico inegavelmente moderno, no qual a carroceria parece meramente envelopar as formas de um monoposto, com as caixas de rodas bem marcadas.

Grandes entradas de ar direcionam o fluxo para trás das rodas dianteiras, com um divisor destinado a canalizar o fluxo de ar ao longo das laterais da carroceria, permitindo também ver detalhes dos triângulos de suspensão.

Rodas do Alpine Vision Gran Turismo concept - detalhe

As rodas tiveram design inspirado nas usadas nos A110 e permitem ver as grandes pinças de freio pintadas em laranja ou azul, conforme a versão do Alpine Vision Gran Turismo escolhida. Já os espelhos retrovisores foram eliminados e substituídos por uma câmera de alta definição.

Sem qualquer toque retrô, a traseira é claramente futurista e com certeza um dos pontos mais marcantes do carro, com laterais que se prolongam bem além da parte central arredondada. Aletas aerodinâmicas embutidas na carroceria são acionadas hidraulicamente nas frenagens mais intensas, revelando luzes de freio na sua parte interna.

Traseira com flaps do Alpine Vision Gran Turismo concept

Os jogadores do Gran Turismo podem escolher entre três opções de cores personalizadas para destacar a carroceria de aparência agressiva: branco e azul; preto fosco, bem ao estilo gamer, e laranja e azul, inspirado no Alpine A450 que disputou o Campeonato de Endurance.

A versão em tamanho real do Alpine Vision Gran Turismo tem chassis monocoque em fibra de carbono, motor V8 traseiro de 450 hp, caixa de câmbio sequencial de sete velocidades, permitindo uma velocidade máxima de 320 km/h.

Comente esta matéria

Fique tranquilo: o seu endereço de e-mail é apenas para controle interno e não será publicado. Os campos marcados são de preenchimento obrigatório! *

*

Voltar ao topo