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Conheça o BMW i3, o híbrido alemão que logo vai estar nas nossas ruas

Estilo e tecnologia de ponto são destaques no carro híbrido BMW i3

Estilo e tecnologia de ponto são destaques no BMW i3

 

Chega ainda este mês a algumas revendas selecionadas da marca o BMW i3, modelo híbrido voltado para o uso nas grandes cidades.

Projetado principalmente para o deslocamento urbano, o BMW i3 combina a propulsão elétrica, com bateria de íons de lítio de alta capacidade, e um eficiente motor à combustão interna de dois cilindros, 650 cc e 34hp. Isso resulta em uma autonomia elétrica entre 130 km e 160 km por carga.

Híbrido, o BMW i3 pode ser carregado na tomada, mas seu motor de combustão interna ainda exige uma parada no posto de combustíveis

Híbrido, o BMW i3 pode ser carregado na tomada, mas seu motor de combustão interna ainda exige uma parada no posto

Autonomia

Com a utilização dos modos de condução ECO PRO e ECO PRO+, a autonomia pode ser ampliada em até 40 km (20 km em cada um).

Quando a autonomia das baterias elétricas é combinada ao motor à combustão interna, a autonomia é extendida, podendo chegar até 300 km, mais do que o suficiente para a locomoção diária entre casa, trabalho, universidade e locais de entretenimento nas grandes metrópoles, além de proporcionar o conforto típico de um BMW e o baixo nível de ruído que só a propulsão elétrica pode oferecer.

A alavanca de câmbio do carro híbrido BMW i3 fica na coluna do volante, junto ao botão Start-Stop

A alavanca de câmbio do BMW i3 fica na coluna do volante, junto ao botão Start-Stop

Detalhe da lanterna e da identificação do BMW i3

Detalhe da lanterna e da identificação do BMW i3

 

Como é tradição em veículos da BMW, o i3 tem tração traseira. No entanto, diferentemente da maioria dos modelos da marca alemã, o seu  motor elétrico (que pesa só 50 kg) e o de combustão interna, ficam posicionados sobre o eixo traseiro, acompanhados do conjunto de transmissão.

A bateria de íons de lítio desenvolvida especialmente para a BMW i é posicionada abaixo do assoalho, entre os eixos do carro. Desta forma, com o LifeDrive, foi possível produzir um automóvel leve (1.315 kg), com baixíssimo centro de gravidade e distribuição de peso perfeita – 50:50 –, conferindo diversão e dirigibilidade ao modelo.

O BMW i3 com extensor de autonomia oferece alto desempenho, com 125kW (170 hp) de potência e torque imediato de 250Nm, que propiciam a aceleração de 0 a 100 km/h em 7,9s e retomadas de 30 a 70km/h em 2,8s.

No interior do BMW i3 chamam a atenção o grande porta-objetos, a quantidade de botões no volante e o tamanho da tela multimídia no painel

No interior do BMW i3 chamam a atenção o grande porta-objetos, a quantidade de botões no volante e o tamanho da tela multimídia no painel

Inovações

Conhecida como LifeDrive, a estrutura do veículo é constituída por duas unidades funcionais separadas: o módulo superior Life, que é uma célula de passageiros de alta resistência e extremamente leve, feita de plástico reforçado com fibras de carbono (CFRP); e o módulo inferior Drive, fabricado em alumínio, que abriga o conjunto do trem de força e os componentes estruturais.

Especialmente desenvolvido para o uso urbano, o modelo traz o conceito “one pedal feeling” – segundo o qual é possível dirigir sem acionar o pedal do freio com tanta frequência, pois o freio de um motor elétrico é mais forte do que o a combustão convencional – e um excelente ângulo de esterço de 360°, que permite manobras mais ágeis.

A porta traseira que abre em sentido inverso ao tradicional e a falta da coluna facilitam o acesso dos passageiros ao BMW i3

A porta traseira que abre em sentido inverso ao tradicional e a falta da coluna facilitam o acesso dos passageiros

Duas versões

Detalhe da frente do híbrido BMW i3, com destaque para a grade e os farois LED

Detalhe da frente do BMW i3, com destaque para a grade e os farois LED

O BMW i3 será oferecido no Brasil somente na opção com o motor a combustão interna que serve como extensor de autonomia, em duas versões:

A versão de entrada será comercializada ao preço de R$ 225.950,00, com as seguintes características: farol em LED; sistemas de navegação Professional; teto solar, sistema de áudio Harman Kardon; recarga rápida A/C e D/C; roda aro 19; volante multifuncional; sensor de chuva; controle de cruzeiro; espelhos rebatíveis; e ar-condicionado automático.

Já a versão completa, vendida ao preço de R$ 235.950,00, inclui os equipamentos oferecidos na configuração de entrada e mais os seguintes:    interior em couro integral; roda aro 20; sensor de estacionamento frontal e traseiro; assistente de estacionamento; câmera traseira; acesso Conforto; e assistente de condução.

Abastecimento fácil é uma das vantagens dos carros híbridos

Abastecimento fácil é uma das vantagens dos carros híbridos

Carregamento conveniente e rápido

Os modelos poderão ser carregados por meio do acessório BMW i Wallbox, que será capaz de carregar a bateria de forma mais rápida (cerca de três horas). Esse tipo de estação será comercializado pelas concessionárias BMW i no mercado nacional e sua instalação poderá ser feita por empresas homologadas pela BMW do Brasil.

Além disso, é possível carregar os carros BMW i por meio de tomadas convencionais aterradas de 220v e 110v (cerca de oito horas e 16 horas, respectivamente), uma vez que todos os carros possuem os cabos para tal modo de recarga como equipamento de série. Além disso, o cliente poderá carregar seu BMW i em estações instaladas nos concessionários BMW i.

A porta traseira que abre em sentido inverso ao tradicional e a falta da coluna facilitam o acesso dos passageiros ao BMW i3

A porta traseira que abre em sentido inverso ao tradicional e a falta da coluna facilitam o acesso dos passageiros

Conectividade

O BMW i3 é equipado com o novo BMW Connected Drive. Os carros já saem de fábrica equipado com um SIM Card que mantém o veículo conectado à internet 100% do tempo, sem a necessidade de pareamento com o celular do motorista.

Por meio da tecnologia, o motorista terá à disposição uma série de facilidades, como o aplicativo BMW i Remote (que permite acessar funcionalidades do veículo pelo smartphone, como ligar o ar-condicionado, enviar rotas para o GPS e ativar a buzina ou os faróis), o serviço de concierge, chamada de emergência, serviços especializados de guincho uma plataforma de aplicativos como Google Local Search e o Street View.

Dar uma voltinha nele ainda pode demorar um pouco, mas ver de perto é outra coisa. Além dos privilegiados passageiros que vão encontrar um i3 em exposição dentro da área de embarque do Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, ele com certeza estará em destaque no stand da BMW no próximo Salão do Automóvel, que começa dia 30 de outubro.

Visto de lado, o híbrido BMW i3 impressiona pelas linhas recortadas e pelo pequeno tamanho da porta traseira

Visto de lado, o BMW i3 impressiona pelas linhas recortadas e pelo pequeno tamanho da porta traseira

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