Home / Veículos / Carros / Conheça o modo manobrista da nova Corvette Stingray

Conheça o modo manobrista da nova Corvette Stingray

O Corvette Stingray 2015, que vem equipado com o Valet Mode

O Corvette Stingray 2015, que vem equipado com o Valet Mode

 

Uma das estrelas do stand da General Motors no 28º Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, a sétima geração da Chevrolet Corvette Stingray traz entre os seus diferenciais um inédito modo manobrista (‘Valet Mode”) e câmbio de oito marchas.

Controle do Valet Mode do Corvette Stingray 2015

Controle do Valet Mode no painel multimídia de 8 polegadas do Corvette Stingray 2015

Dedo duro

A proposta do Valet Mode, que é integrado com um gravador de dados de desempenho (“Performance Data Recorder”), é deixar os proprietários mais tranquilos ao entregar as chaves do carro para desconhecidos, como um manobrista.

Ativado com uma senha, o sistema “dedo duro” passa a gravar em áudio e vídeo tudo o que acontece com o veículo. O video mostra inclusive dados de telemetria (velocidade, rotação do motor, marcha engatada e força G) e pode ser assistido depois pelo dono na tela de oito polegadas no painel do automóvel ou baixado para um computador.

Uma memória de 8GB permite aproximadamente 200 minutos de gravação. A ativação da senha ainda bloqueia o acesso ao porta-luvas e desabilita o rádio e o sistema multimídia.

O HUD do Corvette Stingray 2015 inclui acelerômetro, contagiros, velocidade e indicador de marcha

O HUD do Corvette Stingray 2015 inclui acelerômetro, contagiros, velocidade e indicador de marcha

Performance Data Recorder

“O Performance Data Recorder foi criado inicialmente como uma ferramenta para acompanhar o desempenho do carro, permitindo que os motoristas gravem suas voltas e melhorem seus tempos”, explica Harlan Charles, gerente de produto da GM.

“Mas logo percebemos que o sistema poderia ter outras finalidades, tais como registrar um passeio por uma bela paisagem ou a gravação em Valet Mode (modo manobrista, em inglês)”, complementa.

O Corvette também é equipado com quadro de instrumento central com tela de LCD, que permite escolher quais informações o condutor prefere destacar. Os principais dados podem ser ainda projetados no para-brisa por meio de um head-up display (HUD), tecnologia similar a de caças supersônicos.

A bela traseira do Corvette Stingray 2015

A bela traseira do Corvette Stingray 2015

Oito marchas

Outra novidade do esportivo é a opção de transmissão automática de oito velocidades com paddle-shift (“borboleta”) e dupla embreagem. O conjunto permite acelerações ainda mais rápidas e redução do consumo de combustível.

A versão equipada com motor 6.2 V8 de 466 cavalos acelera de 0 a 100 km/h em cerca de 3,8s – tempo 0,1s inferior ao registrado pelo modelo equipado com a transmissão de seis velocidades. Já o consumo é 3,5% menor, ampliando a vantagem que o Corvette já tinha em relação a seus principais concorrentes no mercado norte-americano neste quesito.

Inspiração

A iniciativa da General Motors americana é uma excelente fonte de inspiração para os fabricantes brasileiros de acessórios automotivos, que com certeza têm capacidade técnica para desenvolver um acessório com características semelhantes.

Em um mercado onde as novidades sempre atraem a atenção dos consumidores, um acessório que gravasse o comportamento do motorista e restringisse o acesso a partes do veículo poderia fazer sucesso.

Considerando o que ficamos sabendo pela Imprensa, não é só nos Estados Unidos que os manobristas são foco de preocupação dos proprietários. Uma rápida busca na Internet permite levantar inúmeros exemplos de reclamações a respeito de danos e abusos com veículos deixados sob o cuidado de manobristas.

Além disso o produto poderia ter outras utilidades, como por exemplo ajudar os pais a monitorarem o comportamento de filhos aos volante, sem falar em outras aplicações.

 

Comente esta matéria

Fique tranquilo: o seu endereço de e-mail é apenas para controle interno e não será publicado. Os campos marcados são de preenchimento obrigatório! *

*

Voltar ao topo