Home / Destaques / Embelezamento automotivo – Produtos e serviços deste setor ganham cada vez mais clientes

Embelezamento automotivo – Produtos e serviços deste setor ganham cada vez mais clientes

Embel2

Atrair clientes às lojas nunca foi tarefa fácil, mas tem se tornado mais difícil nos últimos tempos. Essa dificuldade tem feito muitos lojistas buscarem agregar soluções, produtos e serviços em seu ponto de venda. Um setor que vem ganhando destaque e crescendo a olhos vistos é o de embelezamento automotivo. E apesar de muitas lojas que surgiram serem especializadas apenas neste quesito, nada impede que lojas de acessórios agreguem também mais essa solução ao cliente, transformando a sua loja numa “One Stop Shop”.

O Conceito da “one stop shop”, amplamente adotado no exterior, é o de uma loja completa, que oferece todos os tipos de acessórios para o veículo, além de ser especializada em serviços.

Ou seja, um local onde o consumidor pode comprar uma grande variedade de produtos, além de contar com profissionais qualificados para instalar desde uma película para vidros, fazer a troca de rodas e pneus ou ainda realizar o polimento e cristalização da pintura do automóvel.

Embel3

Técnicas e serviços para embelezar o automóvel

Nos “novos lava-rápidos”, as conhecidas eco-lavagens e centros de estética automotiva, não faltam opções de produtos e serviços para deixar o carro dos clientes mais bonito, mas para atender bem a este amplo mercado é importante diferenciar bem quais os benefícios de cada um destes serviços.

Conheça o que oferece cada um para saber sugerir corretamente ao cliente qual deles atenderá a necessidade:

  • Cristalização – É o processo em que ocorre a aplicação de uma resina sobre a pintura do veículo, visando aumentar a resistência e o brilho do verniz, protegendo a pintura contra agentes químicos ou físicos. O produto a ser aplicado é de difícil remoção. Caso seja necessário realizar pequenos retoques ou reparos, a resina deverá ser removida de toda a peça por meio de um processo de lixamento;
  • Polimento – Indicado para quem deseja eliminar imperfeições da superfície do carro, restaurando o brilho da pintura. Pode ser feito em uma loja e/ou oficina especializada ou até mesmo em casa, com a ajuda de produtos específicos;
  • Polimento técnico – Realizado em uma loja e/ou oficina, o profissional utiliza uma máquina politriz, empregando dois tipos de boinas (lã e espuma). Esse processo apaga riscos superficiais e resíduos da pintura;
  • Enceramento – Menos agressivo que o polimento, o enceramento é o mais indicado para preencher as irregularidades criadas sobre a superfície pintada pela ação do tempo, reproduzindo o brilho da tinta nova, aumentando consideravelmente a vida útil da pintura.
  • Espelhamento – Esse processo consiste na restauração do brilho original do carro com a eliminação de diferenças na superfície e de micro riscos. Para a eliminação destes problemas, é necessário o lixamento, seguido das etapas de polimento, brilho e lustro.

Em tempos de valorização da venda do carro seminovo ou usado, esses serviços e vendas de produtos dedicados ao embelezamento automotivo só tendem a crescer ainda mais. É o que prevê a Rodabrill, empresa de produtos para embelezamento automotivo, que possui 80 itens como o Kit Limpa Telas, a Cerabrill e o Kit Lava Seco e tem obtido crescimento médio de 20% ao ano nos últimos cinco anos.

Olhando do panorama do lojista, ou de quem pode oferecer os produtos e serviços, existe o exemplo de sucesso da Freewet, franquia de limpeza automotiva a seco, que cresceu mais de 200% após o início da crise hídrica que assola São Paulo e outros estados. Fundada em maio de 2011, a rede contou com 20 unidades até início de 2014, quando o estado de São Paulo começou a sofrer com a falta de água. No final daquele ano, a quantidade de unidades saltou para 65 franquias e atualmente é de 131 unidades, distribuída em 14 estados brasileiros, além de outros 65 interessados que estão em fase de negociação.

De acordo com Marcos Soares, sócio proprietário da marca Freewet, a proposta sempre foi a de criar um negócio que fosse rentável para os sócios e para os franqueados, e ao mesmo tempo atendesse a questão de sustentabilidade ambiental.

Embel1Distribuição de produtos de embelezamento

O reflexo de todo este crescimento está nos catálogos das maiores distribuidoras de acessórios do país. Se um lojista que ainda não trabalha com este produto procurar um distribuidor, vai encontrar uma gama enorme de produtos disponíveis.

E para um lojista já reconhecido no mercado, atrair também o cliente com mais um produto e serviço, talvez seja mais fácil e confiável, aos olhos do consumidor, do que procurar um dos inúmeros lava-rápidos ou eco lavagens que inauguram aos montes por todo país.

Hoje o lojista de acessórios já integra uma cadeia formada por fornecedores, distribuidores e lojistas concorrentes e pode fazer uma pesquisa rápida junto aos seus pares e descobrir o crescimento e a procura por estes produtos. E daí em diante, poder analisar, se vale ou não a pena entrar neste mercado.

Texto: Denise Andrade
Imagens: Divulgação

Matéria publicada originalmente na revista AutoMOTIVO, a publicação B2B do mercado brasileiro de som e acessórios automotivos

Comente esta matéria

Fique tranquilo: o seu endereço de e-mail é apenas para controle interno e não será publicado. Os campos marcados são de preenchimento obrigatório! *

*

Voltar ao topo