Home / Veículos / Carros / Novo Ka reforça a disputa entre os compactos

Novo Ka reforça a disputa entre os compactos

novo-ka-1

O disputado mercado dos veículos compactos promete ficar ainda mais quente com a chegada do Novo Ka, lançado de maneira inovadora nas versões hatch e sedã de uma só vez pela Ford. Baseados na mesma plataforma do Novo Fiesta, eles substituem o controverso modelo original e trazem muito combustível para o já aquecido segmentos dos automóveis compactos.

Essa é a primeira vez que uma montadora lança duas versões de um veículo ao mesmo tempo no Brasil. Normalmente, é lançada primeira uma versão e meses mais tarde, outra, de forma a dar tempo para que a produção tenha tempo de se acomodar, seja criado um suspense para os consumidores e a Imprensa dê mais divulgação para os dois modelos.

Pretensões elevadas

novo-ka-2

Com a chegada nos modelos, em poucos meses devemos ver mudanças no ranking de vendas do segmento de automóveis compactos. No começo não deve ser nada excepcional, mas, certamente, os modelos menos competitivos e mais defasados tecnologicamente irão ser afetados.

Os líderes de venda não serão muito incomodados, até por que é difícil concorrer com o tamanho da rede de concessionários da Fiat, da Volkswagen e da GM e a Ford tem investido menos na sua rede do que outras marcas que chegaram ao Brasil há menos tempo, como a Hyundai e a Toyota.

Ainda assim, a empresa deixa claro na sua comunicação que não espera que ele seja um mero figurante. Segundo ela, a proposta da nova linha é oferecer ao consumidor o melhor conjunto e o maior valor agregado para disputar a liderança do segmento de compactos hatch 1.0 e atingir o maior volume da sua história no segmento de sedãs.

novo-ka-6

O Novo Ka completa a renovação da linha Ford no Brasil, que passa a ser 100% formada por produtos globais.

Segundo Bill Ford, presidente do conselho mundial da empresa e bisneto de seu fundador, Henry Ford, o Novo Ka é o segundo modelo global que tem origem na fábrica de Camaçari, na região metropolitana de Salvador. O primeiro foi a SUV EcoSport, que atualmente também é fabricada e vendida em diversos outros países.

Chega para incomodar

O Novo Ka tem muitos atributos para incomodar a concorrência. Segundo a Ford, o modelo reúne design atraente e funcional, além de o melhor conjunto de atributos, maior economia, melhor desempenho, interior espaçoso e mais rico em compartimentos, bem como sistemas avançados de segurança passiva e ativa.

A empresa ressalta que o projeto, que teve seu desenvolvimento liderado pelos engenheiros e designers da Ford brasileira, é totalmente novo e tem nível de qualidade global. Tanto o hatch quanto o sedã, batizado de Novo Ka+, estarão disponíveis com duas opões de motor: 1.0 TiVCT 12V Flex e 1.5 16V Flex e em três versões de acabamento: SE, SE Plus e SEL.

novo-ka-5

 

Os dois modelos já vem equipados de série com um pacote bem completo, que inclui ar-condicionado, direção elétrica, vidros elétricos dianteiros, travas elétricas com controle remoto, rádio MyConnection Gen.3 com MyFord Dock e equipamentos de segurança como airbag frontal duplo, freios ABS com distribuição eletrônica (EBD), controle de frenagem em curvas (CBC) e assistência de frenagem de emergência (EBA), que maximiza a desaceleração quando o motorista pressiona o freio rapidamente em uma emergência e pisca as luzes para alertar os motoristas de trás.

Entre os equipamentos opcionais estão itens inéditos na categoria, como controle eletrônico de estabilidade e tração (AdvanceTrac) que inclui, assistente de partida em rampas (HLA), que evita a rolagem do carro para trás ao se tirar o pé do freio em ladeiras.

No quesito conectividade, os compradores poderão optar por equipar seus carros com o sistema SYNC Media System, com comando de voz, e dois recursos pioneiros no Brasil: a Assistência de Emergência e o sistema AppLink, para acesso a aplicativos do celular.

Conectividade

Apesar de ser a de produtos de entrada da Ford, a linha Novo Ka chega bem equipada em relação ao resto dos automóveis compactos e com uma relação de opcionais que até veículos maiores e mais caros não oferecem.

Com a previsível reação positiva dos consumidores, a tendência deve ser adotada pela concorrência, que também passará a oferecer os seus carros mais equipados. Se as montadoras não fizerem isso, muitas concessionárias farão.

Um exemplo é o sistema de conectividade SYNC, oferecido como opcional na versão SE e como item de série na versão SEL. O equipamento vem com rádio, CD e MP3-player com Bluetooth, controles no volante, comandos de voz para celular e áudio, leitor de SMS, download automático da agenda de telefones e emparelhamento de até 10 telefones.

novo-ka-3

 

Outro é a inédita Assistência de Emergência, sistema que usa o celular conectado pelo usuário para ligar automaticamente para o serviço de emergência 192, o SAMU, em caso de acidente que acione os airbags ou implique no corte de combustível do veículo.

Um terceiro é o sistema AppLink, que permite acessar aplicativos do celular por meio de comandos de voz, permitindo que o motorista mantenha as mãos no volante e não desvie a sua atenção.

Dentro da tendência de oferecer veículos cada vez mais equipados, a Ford inclui na versão de entrada SE o rádio MyConnection Gen.3, com conexão Bluetooth para celular, entradas USB e auxiliar, além de microfone posicionado no teto que permite ótima qualidade de conversação.

No quesito praticidade, a montadora oferece o MyFord Dock, um compartimento inovador para encaixe do celular ou GPS, que deixa o aparelho visível e integrado ao painel com tampa de abertura ajustável que permite acomodar com segurança celulares de diferentes marcas e tamanhos de tela.

Versões e preços

O Novo Ka SE vem equipado com ar-condicionado, direção elétrica, vidros elétricos dianteiros, travas elétricas com controle remoto, som MyConnection Gen.3 com rádio AM/FM, USB, Bluetooth e MyFord Dock, airbag duplo, freios ABS com EBD e CBC, limpador e desembaçador traseiro e abertura elétrica do porta-malas. A versão hatch 1.0 custa R$35.390 e a 1.5 R$40.390 com motor 1.5, enquanto que a sedã 1.0 sai por R$37.890 e a 1.5, R$42.890.

novo-ka-4

A versão intermediária SE Plus acrescenta vidros elétricos traseiros e sistemade conectividade SYNC à lista de equipamentos da SE e custa R$37.390 no caso do hatch 1.0, R$42.390 no do 1.5, R$39.890 no do sedã 1.0 e R$44.890 no do sedã 1.5.

A lista de equipamentos da versão de topo SEL inclui controle eletrônico de estabilidade e tração (AdvanceTrac), assistente de partida em rampas (HLA), rodas de liga leve de 15 polegadas com pneus 195/55 R15, faróis de neblina, computador de bordo, alarme volumétrico, ajuste de altura do banco do motorista, acabamento SEL, grade dianteira com aplique cromado e lanternas traseiras escurecidas.

Os preços são de R$39.990 para o hatch com motor 1.0, R$44.990 para o com motor 1.5, R$42.490 para o sedã com motor 1.0 e R$47.490 para o com motor 1.5.

O que dá para oferecer?

Será que um carro bem equipado de fábrica ainda deixa chances para o lojista especializado em som e acessório? Sempre! Se dá para equipar Mercedes, Porsches, BMWs e outros veículos de topo de linha, certamente também é possível equipar um Novo Ka, mesmo nas versões mais recheadas.

Além de rodas, engates, racks, alto-falantes melhores, amplificadores e equipamentos de som multimídia para modelos das três versões de acabamento, ainda é possível oferecer para donos do Novo Ka equipamentos como câmara de ré, sensor de estacionamento, desbloqueador de multimídia, alarmes avançados, controle remoto de longa distância, defletor de retrovisores, faróis de milha, monitores LED para encostos de cabeça e organizadores de porta-malas, entre outros, sem mencionar produtos de personalização como máscaras de faróis e lanternas, faixas, etc.

Por: Amadeu Castanho Neto

Imagens: Divulgação

Comente esta matéria

Fique tranquilo: o seu endereço de e-mail é apenas para controle interno e não será publicado. Os campos marcados são de preenchimento obrigatório! *

*

Voltar ao topo