Home / Veículos / Carros / Conheça o painel digital do Ford GT

Conheça o painel digital do Ford GT

Painel digital futurista do superesportivo muda conforme o modo de condução escolhido.

Criado com o objetivo de mostrar ao motorista as informações mais importantes para que ele possa tomar decisões críticas ao utilizar o poderoso superesportivo, o avançado painel de instrumentos do Ford GT redefine diversos componentes e expande o conceito de carro conectado, resumindo tendências para os próximos anos. Configurado automaticamente conforme o motorista escolha um dos cinco modos de direção disponíveis – normal, molhado, esporte, pista e velocidade, o painel tem uma tela digital de 10 polegadas e exibe gráficos inspirados em corridas para evitar distrações e facilitar a leitura.

painelgt1

Os cinco modos de direção do Ford GT são selecionados por comandos no volante para ajudar o motorista a manter a atenção na pista e as mãos no volante. Em cada modo a tela exibe as informações de um jeito diferente, destacando o que é essencial para aquela condição:

1 - Modo Normal: mostra as informações de forma objetiva e profissional. O tema é simples, com velocímetro no centro, indicador de marchas à direita, combustível e temperatura no alto à esquerda. O conta-giros, em formato de bastão, mostra a faixa de rotação baixa em escala comprimida – o motor avança tão rápido que os giros menores pouco importam para o motorista. A faixa de 3.000 a 7.000 rpm domina o topo da tela.
2 - Modo Wet (molhado): usa muitas informações do modo Normal, com tema azul e o conceito de “chão molhado”. Os gráficos sob o velocímetro simulam o brilho do asfalto molhado, destacando para o motorista o modo selecionado.
3 - Modo Sport: muda a prioridade de informações. Traz o indicador de marcha no centro e o velocímetro deslocado para a direita, com menos destaque. Com cor laranja vibrante, é o modo preferido pela maioria dos motoristas de teste.
4 - Modo Track (pista): usa um contraste forte de fundo preto com texto e gráficos em vermelho, fáceis de enxergar em velocidade, com o indicador de marcha e o velocímetro em destaque. Já a temperatura do motor, pressão e temperatura do óleo e nível de combustível – mostrado em porcentagem, em vez da autonomia em milhas – ficam embaixo, à direita.
5 - Modo V-Max: tem uma tela completamente diferente, objetiva e reduzida. Criada especialmente para a busca da velocidade máxima, tem um velocímetro grande no centro e conta-giros reduzido a uma só linha com ponto indicador para evitar distração. Temperatura do motor, pressão e temperatura do óleo e pressão do turbo ficam à direita, e o marcador de combustível no canto superior esquerdo.

Texto: Amadeu Castanho Neto
Imagens: Divulgação

Matéria publicada originalmente na revista AutoMOTIVO, a publicação B2B do mercado brasileiro de som e acessórios automotivos

Comente esta matéria

Fique tranquilo: o seu endereço de e-mail é apenas para controle interno e não será publicado. Os campos marcados são de preenchimento obrigatório! *

*

Voltar ao topo