Home / Revista / Edições Anteriores / Flash Tapetes: Novos tapetes em PVC podem ajudar as empresas a lucrar mais

Flash Tapetes: Novos tapetes em PVC podem ajudar as empresas a lucrar mais

flash-cover-destaque

Este mês nossa equipe de reportagem esteve em Santa Fé do Sul, a 180 km de São José do Rio Preto, no interior do estado de São Paulo, onde conferiu de perto as instalações da Flash Cover, uma das principais fabricantes de capotas para pick-ups do país, podemos dizer até do mundo, tendo em vista a importância comercial da empresa frente ao mercado mundial, já que exporta para vários países e atende diversas montadoras.

flash-cover-1O novo complexo fabril de 25.000 m2 e 350 funcionários foi inaugurado ha menos de 1 ano. E recentemente foi inaugurada também uma nova fábrica que produz tapetes automotivos e acessórios. Por todos os lados que olhamos é possível observar a preocupação com os detalhes. Realmente, temos a impressão de estar dentro de uma daquelas fábricas de monopostos da Fórmula 1, devido à farta iluminação, à organização cuidadosa, à limpeza perceptível em todos os ambientes e à abundância do branco, usado extensivamente em todas as instalações.

O capricho também pode ser percebido no respeito ao meio ambiente e na organização produtiva: totalmente verticalizada, a Flash Cover faz questão de fabricar lá mesmo cada componente de toda a sua linha de produtos.

Todos esses cuidados acabam se refletindo também na força de trabalho: quando se conversa com qualquer funcionário, é fácil perceber que ele se sente privilegiado e orgulhoso de trabalhar na empresa que é referência na cidade.

 

Rumo certo, novos desafios

flash-cover-7 flash-cover-6

Para nos contar melhor sobre toda esta estrutura e a construção da fábrica, conversamos com Marcio Caldeira, que é o fundador e Diretor da empresa, além de responsável pela filosofia adotada. Ele resume a visão estratégica por trás de sua linha de produtos: “Temos que ser inovadores e trabalhar com produtos dos quais o mercado está carente. Não adianta fazer a mesma coisa que outras empresas”.

flash-cover-3 flash-cover-4

A respeito da verticalização, ele justifica: “Tudo que comercializamos é a pronta entrega. Temos produtos para diversos veículos, não sendo viável a importação de componentes sob demanda. Isso prejudicaria a agilidade de entrega que é uma das marcas registradas da Flash”.

Na foto, os diretores Maurício Magone e José Mario

Na foto, os diretores Maurício Magone e José Mario

Com know how consolidado, equipe motivada, espaço para crescer e visão de novas oportunidades, Marcio prepara a empresa para o futuro, adquirindo equipamentos de ponta. Agora anexado ao grupo FLASH COVER, a FLASH TAPETES formando uma nova equipe e nomeando os diretores Mauricio Magone e José Mario para este braço do grupo.

Preocupação com a reciclagem geram ideia de novo produto

Da observação de que a produção de capotas marítimas gerava um volume apreciável de sucata de PVC de primeiríssima qualidade, feito de resina virgem, surgiu a ideia de reciclar o material e reaproveitá-lo em um novo produto. No início foi cogitado e estudado a possibilidade, porém, o custo para separar o PVC DO POLIÉSTER mostrou-se inviável. Sendo assim, a empresa optou por utilizar como matéria prima o PVC DE ALTA QUALIDADE que não é derivado da lona de capota. Aprovada a ideia, depois de um ano de testes e pesquisas de mercado, a empresa começou a oferecer ao mercado no início deste ano o único tapete automotivo fabricado em PVC flexível injetado no Brasil.

Segundo seus diretores, esse é um produto com design diferenciado, com durabilidade 50 vezes maior e resistência 20 vezes superior que os de borracha. O projeto levou em consideração a verdadeira função do tapete: proteger o assoalho e reter líquidos e sujeira graças as suas bordas laterais e anti derrapamento.

Uma solução inovadora resultou na criação de quatro modelos, classificados como A, B, C e G, que podem ser configurados na própria loja para atender os principais veículos nacionais ou importados.

 Nova oportunidade de negócios

Agora, a Flash Cover quer conscientizar o mercado que os seus tapetes podem ajudar as empresas a lucrar mais. “É uma oportunidade e tanto para lojas, concessionárias e distribuidores”, afirma Mauricio.

“Muitas lojas se acostumaram a usar tapetes como brinde, mas estamos orientando nossos clientes a oferecer o nosso como opção e a um valor muito acessível . Considerando que um carro novo custa no mínimo R$ 26 mil, o clienteflash-cover-5 vai optar em pagar alguns reais a mais por um tapete muito melhor. É uma grande oportunidade de negócio e as revendas já estão entendendo isso e lucrando por isso permitir trabalhar com uma boa margem”, completa.

Processo fabril moderno, preços competitivos

Apesar de utilizar moldes modernos, uma matéria prima muito mais cara e ter custos de produção mais altos que os tapetes de borracha, a Flash Cover conseguiu equiparar seus preços aos de tapetes de outros materiais.

“Isso é inédito no mundo! Podemos dizer sem pretensão que conseguimos chegar num produto em PVC que tem preço competitivo. Hoje podemos exportar para China, se quisermos, só para se ter uma ideia”, afirma Marcio.

Além do mais, a preocupação com o meio ambiente é constante. No processo de fabricação, não são emitidos gases ou fumaças ou produzido resíduos que possam agredir o meio ambiente.

“Já estamos atendendo vários distribuidores, em todo o Brasil, e tendo muito sucesso em regiões litorâneas e de campo, já que o tapete está cumprindo a sua função que é a de proteger”, ele complementa.

Em primeiríssima mão pudemos conferir o lançamento do mês: o tapete túnel que se molda perfeitamente aos veículos com esta condição na parte traseira.

A empresa continua investindo no desenvolvimento de novos produtos e na divulgação da sua linha. Além de ter marcado presença em todas as edições anteriores do ENAN, vai participar do WAAM, evento promovido pela ML Distribuidora e que tem o apoio da AutoMOTIVO.

Por: Fábio Codellos e Amadeu Castanho Neto

Imagens: Equipe AM

3 comentários

  1. adorei realmente REVISTA, muito instrutiva e moderna, simplemente adorei.

  2. Boa tarde!
    Quero saber se vocês vendem o material que sobra ?
    Tenho uma empresa de reciclagem

  3. Olá
    Quero vender aqui em Cuiabá MT
    Qual o valor pro representante Se vocês…quero vender aqui tenho uma loja ….

Comente esta matéria

Fique tranquilo: o seu endereço de e-mail é apenas para controle interno e não será publicado. Os campos marcados são de preenchimento obrigatório! *

*

Voltar ao topo