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Sua loja utiliza o CALENDÁRIO PROMOCIONAL?

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Para quem nunca ouviu falar no termo “Calendário Promocional”, vamos à definição: é um plano anual formalizado com todas as promoções e eventos promocionais de uma marca ou empresa. Também é uma excelente oportunidade para fazer o plano de ação e antecipar contatos com fornecedores, veículos de comunicação, clientes etc.

pdv-abertura-calendarioAinda está difícil entender como este calendário pode ajudá-lo a movimentar a sua loja e a trazer rentabilidade financeira? Então fique atento às dicas que serão apresentadas e teste no seu Ponto de Venda. Com certeza trará resultados.

Primeiramente, antes de qualquer ação, é preciso planejar. Procure, pesquise sobre o tema e busque na internet ou em literaturas específicas de marketing e negócios o calendário mais completo que puder. E acredite: o dia do beijo, o dia do fusca ou o dia internacional da mulher poderão ter o mesmo peso e a mesma importância se bem trabalhados em sua loja.

Para alcançar os objetivos propostos e atender o máximo do seu público, é muito importante saber quem é o seu público alvo e qual assunto é interessante a ele. Para descobrir isso, talvez seja necessário fazer um plano de ação anterior para identificação dos gostos do seu cliente e ainda avaliar as diversas oportunidades no decorrer do ano, entre datas sazonais ou situações repentinas.

É importante saber identificar e selecionar as datas oportunas, que realmente justifiquem o investimento da ação. Mais do que desenvolver um Calendário Promocional, é necessário ter um plano que estimule a equipe de vendas e que envolva o consumidor, e claro, que resulte em ganhos e lucros para a sua empresa e, também, satisfaça o cliente.

Para ficar ainda mais fácil, algumas dicas foram selecionadas. Acompanhe:

Avalie os meses mais fortes e os mais fracos da sua loja

pdv-carrinhos-com-produtosO lojista deve se acostumar a fazer essa avaliação de maior ou menor faturamento. Se nos meses mais fracos o problema for pouco giro de pessoas na loja, está aí uma oportunidade de criar uma promoção para atrair clientes e movimentar o PDV.

Não se esquecer dos meses fortes

Nos meses em que a loja fatura bem, por que não criar promoções para aumentar ainda mais este faturamento? Utilize-se ainda mais do calendário com datas como Natal ou Dia dos Pais para atrair mais compradores.

Observe a concorrência

Vale muito a pena ver o que o concorrente está fazendo, ainda mais se ele vem conquistando resultados. Por que não avaliar o calendário promocional dele e tirar alguma ideia dali? Claro que dentro da ética e praticando a concorrência saudável.

Identifique as datas

Crie o seu próprio calendário. Depois de todo estudo, prepare o calendário com datas que sejam importantes para sua loja, como por exemplo: Natal, Dia dos Pais, Dia das Mães, Aniversário da loja, datas de lançamentos e pdv-controle-financeirotroca de linha de produtos…

Controle financeiro

Com a criação do calendário, o lojista saberá exatamente quanto investirá ao longo do ano e com ações pensadas e planejadas, ou seja, correrá riscos muito menores do que se resolvesse sair fazendo promoções sem um propósito, ou pior, para tentar diminuir um prejuízo.

Adiante-se

Mirando-se no exemplo dos shoppings centers que montam a decoração de Natal já no final do mês de outubro, nada impede que sua loja também seja preparada com antecedência de pelo menos um mês. Assim você terá mais tempo para explorar a promoção e garantir mais lucros.

Preocupe-se com o orçamento

Não adianta criar uma mega promoção e gastar tudo o que tem. Talvez o que a loja tiver de retorno só pague os custos. Faça apenas o que sua verba permitir. E saiba que MENOS, em muitos casos, é MAIS.

Cadastre seus clientes

Aproveite a promoção para atualizar seu cadastro de clientes e ainda para identificar possíveis mudanças no perfil dos mesmos.

pdv-comunicaçãoPeça ajuda de algum fornecedor

Não tenha receio de pedir a colaboração do seu fornecedor, afinal a campanha promocional é para vender o produto dele. Com certeza ele poderá ajudar com banners, displays e muitos outros gastos considerados simples, mas que na soma gerarão economia se doados pelo parceiro de negócio.

Comunique-se

Divulgue sua promoção no máximo de canais possíveis. Todo dinheiro investido não terá resultado se ninguém ficar sabendo que a promoção existe.

Seja honesto com o consumidor

Seja claro, simples, não complique. Se o seu cliente entender que a promoção o beneficia ele vai aderir e propagar. E o mais importante: você não só aumentará o faturamento, como terá uma clientela fiel à sua loja.

Por: Denise Andrade

Fotos: Divulgação

 

 

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