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10 passos para melhorar a experiência do usuário no seu site

Site é coisa séria. Ele é a porta de entrada de muitos consumidores ao seu negócio. E a primeira impressão é a que fica. Por isso, se o visitante entrar e não tiver uma boa experiência, muito provavelmente ele não irá voltar. E não adianta acreditar que o site que sua empresa construiu com a tecnologia de última geração de dois anos atrás continua sendo um bom cartão de visitas. A tecnologia muda constantemente e o consumidor está cada dia mais exigente. O que era extremamente funcional há pouco tempo, hoje pode ser obsoleto. Ou seja: acompanhar as mudanças frequentes e as novidades do setor garantem que sua empresa esteja sempre a frente.

Se você deseja melhorar a experiência do usuário no seu site, confira 10 dicas que a Search Optics preparou para seu site oferecer uma usabilidade incrível para o consumidor:

1. Site responsivo – Um estudo da comScore aponta que atualmente 63% do tempo gasto dos brasileiros é dedicado aos dispositivos mobile, sendo 185 milhões de minutos em plataformas desse tipo. Por isso, é necessário estruturar um site para que esse funcione perfeitamente em dispositivos móveis, se sua empresa quer oferecer uma experiência melhor de navegação. Pense que, a média de visualizações do smartphone chega a 150 vezes por dia, por isso, todas as páginas devem ser responsivas, da home ao formulário de contato.

Evite: Menus muito longos dificultam a navegação do usuário. Além disso, não permita que o usuário saia do seu site para links externos, por isso, mantenha-o em uma única janela, pois alternar as abas em dispositivos móveis é mais complicado do que no desktop.

2. Design – O design do site deve estar alinhado com o conceito de marca da empresa. Porém, não basta ser apenas bonito, o design do site também abrange a facilidade de realizar ações nele. Observe que você conhece o seu site, pois trabalhou em cima do projeto, mas o cliente não. Por isso, avalie pela ótica do cliente e veja se as páginas oferecem fácil compreensão e navegação intuitiva.

Evite: Promoções, pop-up e muitas mensagens na home do site, pois essa página deve ser destinada às boas-vindas de quem está navegando, principalmente quando o acesso é móvel.

3. Conteúdo – Ao acessar um site, o consumidor deseja encontrar informações sobre sua empresa, seus produtos e serviços, além dos meios de contato. Por isso, o conteúdo deve ser pensado para oferecer informações rápidas e objetivas, contendo categorias e subcategorias bem definidas. Além da organização das informações, priorizar os meios de contato e deixá-los sempre a vista também deve ser estratégico, pois é mais uma forma eficiente de gerar mais conversão. Sejam eles números de telefone, formulário de contato ou endereço. Invista no “call to action”!

Evite: “Clique aqui”, “contato”, “cadastro” não chamam o usuário para a ação. Aposte em mensagens que chamem o usuário para agir, como “Faça seu cadastro” e “Receba seu e-book”, por exemplo.

4. Velocidade do site – Segundo informações do Google, um usuário hoje não espera, em média, mais do que 4 segundos para que o site carregue totalmente. Dessa maneira, é importante garantir que o site seja construído de forma que as páginas carreguem rapidamente e sem nenhuma espera ao visitante.

Evite: Imagens muito pesadas que demoram para carregar podem irritar o usuário, que tem grandes chances de abandonar o site. Além disso, avalie o servidor que o site está hospedado e na capacidade de processamento das informações. Um atraso de 2 segundos, em média, pode aumentar a taxa de rejeição do seu site em mais de 80%.

5. Filtros de busca – Conveniente para qualquer porte de site, o campo de busca dentro do portal facilita a navegação do cliente, principalmente para usuários móveis que, às vezes, podem ter pressa na busca por informações. É válido ainda implantar preenchimento automático de palavras-chaves e correção gramatical, assim a busca se tornará mais relevante.

Evite: Esconder o campo de busca no menu do site. Quanto mais exposto estiver para o usuário, melhor será sua experiência de navegação.

6. Cadastro – Faça do cadastro um processo natural, sem que o usuário se veja obrigado a passar seus dados para navegar no site. Usar informações que já estão disponíveis para preencher o cadastro e o login social (cadastro utilizando o perfil nas redes sociais) são boas práticas para facilitar a experiência do consumidor. Oferecer informações exclusivas e promoções também podem facilitar nesse tipo de conversão.

Evite: Cadastro na página inicial do site para dar sequência na navegação e menus que dificultam o preenchimento de informações. A inserção de dados deve ser obrigatoriamente projetada para navegação mobile.

7. Formulários práticos – Para ter mais chances de conversão, tenha formulários de contato rápidos, práticos e curtos para o usuário, com as informações que realmente interessam.

Evite: Formulários longos, com preenchimentos de informações desnecessárias. Preenchimentos muito longos intimidam o consumidor, seja pela quantidade de informações como pelo tempo que levará para completar.

8. Imagens – Um site responsivo deve se atentar para os detalhes, pois o usuário móvel certamente perceberá algo de errado. As imagens, por exemplo, devem ser expansivas para que não seja necessário dar zoom para se ter acesso as informações e legendas. Tudo deve se encaixar perfeitamente na tela.

Evite: Uma galeria de fotos em que o usuário não terá como expandir a imagem será ineficiente para a navegação. Em alguns segmentos é comum a utilização de close-ups para visualização de fotos, se a imagem tem detalhes, mas não conta com a tecnologia adequada, o que prejudica a experiência do usuário.

9. Cabeçalhos – Os cabeçalhos das páginas do seu site devem ser bem escritos e estarem de acordo com o que o cliente está procurando. Por isso, as palavras-chaves utilizadas neles e nos títulos devem ser bem planejadas para que os clientes em potencial sejam atraídos. Os mecanismos de buscas também valorizam cabeçalhos bem feitos e seu site pode ter um posicionamento melhor no Google, por exemplo.

Evite: Cabeçalhos muito longos não são eficazes, por isso, ser objetivo e destacar o cabeçalho é essencial para o ranqueamento do site nos mecanismos de buscas.

10. Erro 404 – Já imaginou encontrar uma página, mas ao clicar nela aparecer uma mensagem de erro ou página não existente? Os mecanismos de buscas não punirão o site da sua empresa com gravidade, mas o usuário que está em busca de informações pode não voltar mais. Por isso, elimine os erros por meio de testes.

Evite: Não fazer testes nas páginas do seu portal em busca de links quebrados e não ter página para erros que podem acontecer e são inevitáveis, porém, passageiros. Com ferramentas simples e gratuitas é possível encontrar erros e evitar que um usuário não volte mais. Conheça: http://www.brokenlinkcheck.com/ e a ferramenta do Google http://www.google.com/webmasters/tools/

Hoje, o site de uma empresa tem potencial para vender 24 horas por dia, sendo a maior vitrine que qualquer marca pode ter. Por isso, mais que um visual bonito, é preciso ser funcional e atender a dinâmica tecnológica que muda frequentemente para que, assim, o site não fique desatualizado.

eduardo-cortez

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