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Anafima: Som automotivo e o desafio do futuro

Se as empresas não se unem, o Governo impõe o que lhe parece bom. Ao longo dos meus anos na Anafima CBS, entidade de classe que é responsável pela interface política para o mercado de som automotivo no Brasil, percebi que os anos sem estrutura e diretriz macro de mercado calcificou um modelo de negócio que, a partir de 2016, demanda a criação de alternativas para preservar o entretenimento dos jovens com o respeito às leis que regem o trânsito, cidades e meio ambiente.

A resolução 624/2016 do Contran visa resguardar a cidade do volume exacerbado e por conseguinte dos efeitos colaterais que os fluxos de rua e pancadões produzem. Sob a luz da Policia Militar, o abuso do volume do som se traduz agora na perseguição por alguns agentes públicos do estereótipo: carro equipado, com tuning, jovem dirigindo. Diga-se de passagem, que este jovem, agora estereotipado pelo poder público, é o nosso cliente. Note que não é somente a indústria do som em risco, mas a dos acessórios, vide o caso recente da legislação que trata das lâmpadas de LED, via resolução do Contran 667/2017.

Estamos em um ambiente de interesses distintos, de um lado a indústria de acessórios e de outro as montadoras. Para a indústria automobilística, quanto mais desatualizados os carros e este sentimento do modelo ultrapassado em seus proprietários, mais eficaz as campanhas para troca de veículo anualmente. Por outro lado, ao equipar um automóvel, existe uma tendência na demora da troca, pois há um investimento na customização que satisfaz o proprietário.

Pensando o mercado

Em 2016, o Conselho da ANAFIMA CBS esteve em reunião com Paulo Skaf, presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo – FIESP, para elaborar uma plano de diretrizes macro. Neste, constava a capacitação de gestão de todo o setor em parceria com o SEBRAE; e com o SENAI, a capacitação de mão de obra para o aftermarket e manutenção. Recentemente, iniciamos o trabalho de formalização dos diretórios da ANAFIMA CBS, este é um trabalho que demanda grande esforço do departamento jurídico da entidade, pois todos os detalhes devem ser investigados para evitar o mau uso da imagem da Associação, o objetivo é aproveitar os movimentos que já existem em centenas de localidades no Brasil e alinhá-los com macro diretrizes. Entre as ações, a interlocução dentro das Câmaras de Vereadores para destinar um espaço público dentro dos municípios; sensibilização sobre as leis etc.

A ANAFIMA CBS ficará com a responsabilidade de trabalhar de perto nas grandes capitais. Recentemente voltamos novamente ao diálogo com a Prefeitura de São Paulo, com a meta de criar locais públicos para o entretenimento com som automotivo.

Interlocução, paixão e responsabilidade

A vantagem de trabalhar com som automotivo é que os proprietários são apaixonados. Considerando esta característica da ‘paixão’, a ordem do dia é preservar os negócios, seja reinventando o modelo de negócio, seja abrindo espaço para que o modelo existente não desapareça por completo. É mandatório mencionar que a batalha é grande, não há gratuidade e o investimento no mercado para que ele seja recriado é um fato. Não há salvador da pátria, mas um conjunto de empresas que querem fazer do setor melhor, uma associação é isto. Convido-o você a participar de nossas reuniões. Deixo aqui meu contato para mais informações: daniel.neves@anafima.com.br

Daniel-Anafima

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