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[Avaliação] Arrizo 6 pode vencer os sedãs tradicionais?

Sedã da Caoa-Chery se destaca pelo preço, acabamento e itens de série

Apresentado em junho o Arrizo 6 é um dos mais novos produtos da Caoa Chery. O sedã vem brigar em um mercado descendente e com produtos muito tradicionais como o Volkswagen Jetta (segundo a marca é o modelo a ser combatido), Chevrolet Cruze e também Honda Civic e o líder Toyota Corolla. Assim, a revista AutoMOTIVO testou a novidade por uma semana, o que é ainda mais interessante pois a marca não costuma ceder veículos de teste para jornalistas como fazem quase todas as montadoras e importadoras.

Estilo marcante

Com desenho arrojado seguindo o estilo adotado pelo Tiggo 5X, 7 e recém lançado Tiggo 8, o três volumes tem estilo marcante que já analisamos no lançamento e que na prática, ao vivo, parece mais bonito. É grande com 4,67m de comprimento, 2,65m de entre eixo (menor que os rivais), 1,81m de largura e 1,49m de altura. Porta malas é o maior do segmento com 570 litros.

Itens de série

Vendido em versão única o carro traz uma boa lista de itens de série incluindo bancos em couro, teto solar elétrico, multimídia de 9 polegadas com Apple CarPlay, sensor de estacionamento traseiro, direção elétrica com ajuste em altura, controle de cruzeiro, ar condicionado com comando eletrônico e saída para o banco traseiro, sistema auxiliar para partida em aclives, acendimento automático dos faróis, volante multifuncional, câmera 360 graus entre outros itens ele se nivela aos sedãs mais equipados como Cruze Premier, Civic LXL, Corolla Altise Jetta Highline. 

Ficam faltando somente itens esperados como sensor de ponto cego e fluxo cruzado, alerta e frenagem automática de emergência ou mesmo controle de cruzeiro adaptativo, sensores dianteiros e estacionamento automático, itens que a tecnologia já permite a aplicação e que ficaram faltando no Arrizo 6.

Motor turbo tem desempenho esperado

O Arrizo 6 usa o mesmo conjunto mecânico do sedã Arrizo 5: 1.5 turbo 16V flex com bloco de ferro, cabeçote em alumínio com entrega 147/150 cv a 5.500 rpm e o torque máximo de 21,4 m·kgf já a 1.750 rpm. Trabalha com CVT que simula 9 marchas e que na prática traz desempenho familiar bem agradável.

No uso diário especialmente na cidade de nota primeiro que o motor abastecido com etanol leva alguns minutos para atingir a temperatura ideal. Assim se nota uma pequena variação na marcha lenta pelas manhãs. Mas o carro acelera com vigor, o trabalho com o câmbio é bom com pequenos sinais de tranco em reduções no CVT de aceleração contínua. Mesmo sem suspensão traseira independente o carro é bem suave na condução mas poderia ser um pouco mais alto pois facilmente raspa em valetas pela cidade.

Em termos de segurança o Arrizo tem seis airbags, controle de tração e estabilidade, freios a disco nas quatro rodas com ABS entre outros dispositivos bem igualados aos rivais. Ele ainda não foi avaliado no Latin N-CAP mas no C-NCAP obteve cinco estrelas. Alguns concorrentes trazem alerta e frenagem automática de emergência que o Arrizo 6 não tem.

Conforto acima da média 

Com bom porte e altura reduzida o Arrizo 6 tem condução e conforto agradáveis com o ruído esperado para o motor. Essa suavidade também se deve ao pneu Michelin Primacy4 205/50 R17 que é silencioso.

Os bancos têm bom toque com uma inspiração nos modelos premium de bom encaixe e ergonomia mas nem mesmo o assento do motorista é elétrico. No banco traseiro há saídas de ar condicionado. O painel é bem completo com cluster central digital com monitoramento de pneus e informações de consumo bem como o limitador ajustável. Apesar disso os comandos não são intuitos e requerem certa experiência para ajustar (sempre com o carro parado).

A multimídia é muito boa mas não tem Android Auto, somente Apple Car Play. Sua interface é moderna e de uso simplificado na tela de 9 polegadas, bem ampla. Para o porte do carro ficaram faltando itens como alerta de ponto cego e fluxo cruzado e retrovisor eletrocrômico mas ele traz câmera 360° o que facilita nas manobras.

Preço e comparativo

Seguindo a estratégia agressiva da Caoa Chery o Arrizo 6 tem preço de R$ 108.750. Há unidades com desconto por R$ 102.990. É muito? Considere também os 5 anos de garantia e custo de R$ 3.974,00 para as seis primeiras revisões e o programa de recompra do carro na rede Caoa por 80% do valor da Fipe. Comparando com os rivais cujo preço inicial fica em torno de R$ 110 mil chegando a R$ 140 mil (Corolla Altis flex), o Arrizo 6 traz pacote interessante de itens de série e merece entrar no comparativo de sedãs médios brigando no mesmo nível dos seus rivais com vantagens bastante competitivas.

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