Home / Destaques / Chave nas pontas dos dedos

Chave nas pontas dos dedos

Um novo acessório desenvolvido na Alemanha pela Bosch promete agradar quem costuma esquecer, ter dificuldade para “acertar” a fechadura quando está com as mãos com sacolas e pacotes ou ter outros tipos de problemas com as chaves do veículo. Batizado de Perfectly Keyless, o novo produto usa um aplicativo para smartphones de quaisquer dos sistemas operacionais existentes para fazer o destravamento e travamento das portas e o acionamento da ignição do veículo. Apesar de ter sido desenvolvido para ser utilizado como equipamento original pelas montadoras, nada impede que a ideia seja aproveitada como acessório para ser utilizada em veículos novos ou usados.

O funcionamento do produto é simples: ao se aproximar do veículo, o smartphone do motorista é identificado pelos sensores de bordo e uma vez que a identificação é feita, o carro é destravado sem a necessidade de uma chave física. Da mesma forma, o motorista pode usar o smartphone para dar partida no veículo e para travar as portas ao sair.

O aplicativo permite que o dono do veículo libere a sua utilização por outros motoristas, enviando uma chave virtual para os seus smartphones de forma segura contra acessos não autorizados.

Além do uso em veículos compartilhados por uma família, isso permitirá que provedores de serviços de compartilhamento de carros e operadores das frotas de veículos gerenciem o acesso e as chaves com flexibilidade.

Chave digital

Para usar o Perfectly Keyless, o motorista precisa fazer o download do aplicativo para o seu smartphone, o qual se conecta ao carro e gera uma chave de segurança individual, que só vai servir na fechadura digital de um veículo. O sistema se conecta aos sensores de bordo e mede a distância entre o veículo e o smartphone, para identificar a chave de segurança. Quando a distância for menor que dois metros, as portas são destravadas e o espelho retrovisor e o assento também são regulados automaticamente, de acordo com as preferências pré-definidas pelo motorista.

Quando o smartphone com o aplicativo é identificado dentro do veículo, o motor pode ser ligado apenas apertando o botão de ignição start-stop. Quando o motorista deixa o carro, o sistema verifica quando o smartphone está a mais de dois metros do veículo e trava as portas automaticamente, ao mesmo tempo que envia uma mensagem para o telefone do motorista.

chave-2

Para que o Perfectly Keyless funcione, é preciso instalar sensores de proximidade e uma unidade de controle no veículo. Estes sensores medirão a distância entre o smartphone e o carro e registrarão em qual direção o motorista se desloca. A unidade de controle também administra a chave de segurança digital e garante que o smartphone e o veículo se comuniquem adequadamente.

Caso o usuário perca o smartphone em que o aplicativo está instalado, a chave digital pode ser desativada online. Com isso, o acesso ao veículo é bloqueado tanto para o proprietário quanto para os usuários autorizados e terceiros. Um novo smartphone pode ser conectado ao veículo a qualquer momento e uma nova chave de segurança individual será gerada. Neste período, a chave convencional continua funcionando normalmente.

Os sistemas de acesso sem chave já disponíveis no mercado ainda possuem uma chave física equipada com o chip, o que significa que o motorista continua dependendo dela sempre por perto. Com o produto desenvolvido pela Bosch, basta ter no bolso um smartphone com o aplicativo ativado para destravar o veículo automaticamente, sem nem mesmo precisar desbloquear a tela do celular. Sem duvidas, esse é um produto muito prático e interessante.

Vamos torcer para que a novidade seja bem-aceita e, claro, que logo a Bosch ou uma empresa licenciada por ela disponibilize o Perfectly Keyless para o mercado de acessórios.

FAcebook-Revista-Curta
Texto: Amadeu Castanho Neto
Imagens: Divulgação

Matéria publicada originalmente na revista AutoMOTIVO, a publicação B2B do mercado brasileiro de som e acessórios automotivos

Comente esta matéria

Fique tranquilo: o seu endereço de e-mail é apenas para controle interno e não será publicado. Os campos marcados são de preenchimento obrigatório! *

*

Voltar ao topo