Home / Revista / Corvette Grand Sport – Criado para a velocidade

Corvette Grand Sport – Criado para a velocidade

Belo e com um visual agressivo característico que permite que seja facilmente reconhecido qualquer que seja o seu ano de fabricação, o Chevrolet Corvette é um ícone da indústria automotiva dos Estados Unidos.

Produzido sem interrupção desde 1953, o Corvette manteve, como uma de suas características desde o seu lançamento, o motorzão V8, que não foi deixado de lado nem quando a crise do petróleo fez muitos outros modelos optarem por motores mais econômicos.

Outra característica que acompanha o modelo desde a primeira versão é o uso de materiais avançados para otimizar a relação peso-potência. O Corvette foi o primeiro veículo de série a ter a carroceria em fibra de vidro, característica ainda mantida.

Ao longo do tempo essa busca pela diminuição de peso levou à adoção de avanços como chassis em alumínio com reforços em magnésio, componentes da carroceria em fibra de carbono, escapamento em titânio e discos de freio em cerâmica-carbono, entre outros.

Embora o modelo básico continue empregando materiais mais tradicionais, os da linha Z, mais esportivos (e caros), estão constantemente adotando materiais mais leves e avançados.

Corvette Grand Sport

Este ano a General Motors apresentou a mais recente adição à linha Corvette, a versão Grand Sport. Criada originalmente em 1963 com a missão de levar a marca Corvette para as pistas de competição, essa versão já foi usada anteriormente em diversos momentos.

Mais de 50 anos depois, a sétima geração do modelo foi apresentada no Salão de Genebra nas versões cupê e conversível. Desta vez o objetivo não são as pistas, mas as ruas e estradas. Apesar disso, o modelo tem um desempenho digno de um carro de competição.

Baseado no Corvette Z06, de topo de linha, o Grand Sport recebeu diversos aperfeiçoamentos no ajuste do chassis e no sistema de refrigeração do motor que melhoraram ainda mais o seu comportamento dinâmico em pista.

Debaixo do capô pulsa um motorzão V8 aspirado de 6,2 litros e 460 hp, acoplado a uma caixa de câmbio manual de sete marchas. O pacote de equipamentos inclui diferencial autoblocante eletrônico para as rodas traseiras, molas e barras estabilizadoras especiais, freios Brembo, suspensão recalibrada e muito mais.

Segundo a General Motors, graças a isso o Corvette Grand Sport oferece uma aderência lateral de 1,05g no modelo básico, aumentada para até 1,2g com o pacote opcional de desempenho Z07, que inclui freio de carbono-cerâmica, pneus Michelin Sport Cup 2 e pacote aerodinâmico em fibra de carbono.

Edição para colecionadores

Ainda este ano a GM promete lançar nos Estados Unidos e na Europa uma versão especial para os fãs da marca, o Corvette Grand Sport Collector Edition.
Além de uma pintura especial cinza metálica batizada de Watkins Glen Gray Metallic, o modelo trará grafismos em azul e preto, rodas negras e interior em couro e veludo na exclusiva cor Tension Blue.

Uma representação tridimensional do primeiro Corvette Grand Sport aparecerá bordada nos apoios de cabeça dos bancos e numa placa no painel de instrumentos onde será gravado o número de série do veículo.

Texto: Amadeu Castanho Neto
Imagens: Divulgação

Matéria publicada originalmente na revista AutoMOTIVO, a publicação B2B do mercado brasileiro de som e acessórios automotivos

Comente esta matéria

Fique tranquilo: o seu endereço de e-mail é apenas para controle interno e não será publicado. Os campos marcados são de preenchimento obrigatório! *

*

Voltar ao topo