Home / Últimas Notícias / Fornecedores / ENGETRAN PASSA A FAZER PARTE DE IMPORTANTE GRUPO MULTINACIONAL

ENGETRAN PASSA A FAZER PARTE DE IMPORTANTE GRUPO MULTINACIONAL

engetran

Em entrevista exclusiva, a empresa revela novos planos

A tradicional fabricante de engates, a paulista Engetran inaugurou uma nova fase depois de ter sido comprada no dia 30 de julho pela Cequent Performance Products, empresa americana líder naquele mercado no desenvolvimento, fabricação e distribuição de uma ampla variedade de produtos de reboque de alta qualidade.

A Cequent atende vários mercados, incluindo equipamento original, pós-venda e clientes de varejo nos mercados de agricultura, serviços públicos, marítimo, militar, reboque, industrial, trailers e automotivo. Ela é a maior fabricante de produtos de reposição de reboques e carretas no mercado americano. Cada produto é projetado e testado para atender, e frequentemente exceder, os mais altos padrões do segmento.

Com mais de 2.000 funcionários, ela projeta, fabrica e comercializa uma ampla gama de acessórios para caminhões leves, veículos utilitários esportivos, veículos de passeio, e carretas de todos os tipos.

Além de sistemas de engate e reboque, a linha de produtos da empresa abrange sistemas de rack, componentes estruturais e eletrônicos de trailers, freios elétricos, macacos, acopladores, controles de freios, produtos de gestão de carga, ganchos de reboque, sistemas de proteção/segurança e outros acessórios.

Além da recém-adicionada marca Engetran, os produtos da empresa também utilizam outras marcas tradicionais no mercado americano, como Bargman, Bulldog, Draw-Tite, Fulton, Hidden Hitch, Highland, Pro Series, Reese, Rola, Tekonsha, Tow Ready e Wesbar.

A Cequent é uma empresa do grupo TriMas, que também atua em diversos outros segmentos, como embalagem, energia, defesa, aeroespacial e componentes projetados para engenharia. Com sede em Bloomfield Hills, no estado americano de Michigan, a TriMas tem aproximadamente 4.500 empregados e mais de 60 fábricas em 17 países.

 

Mudanças no organograma

 

Com a aquisição, foram realizadas algumas alterações estratégicas no organograma: o engenheiro Jorge Karan, que era o presidente da Engetran, continua na empresa e passa a se concentrar nas áreas Comercial e de Marketing. O vice-presidente da Cequent Performance Products, Paul Caruso, passa a ser o novo Presidente. Foi criada uma Diretoria Industrial, para a qual foi contratado o engenheiro Paulo Machado.

Essas mudanças serão seguidas por muitas outras, bem como um grande volume de investimento em equipamentos industriais para aperfeiçoar ainda mais os produtos da Engetran.

Tom Benson, presidente da Cequent, já faz planos para a nova unidade: “Estamos ansiosos para expandir nossos negócios no Brasil e ver a grande oportunidade de crescimento de toda nossa linha de produtos de reboques, carretas e produtos elétricos nesse vibrante mercado,” disse. “Esta aquisição nos permite alavancar nossa linha completa de produtos nesse mercado em rápido crescimento, bem como oferecer assistência da melhor qualidade a nossos clientes globais.”

“Estamos entusiasmados com o mercado brasileiro e nos sentimos afortunados por poder fazer parte dele através da aquisição da Engetran”, explica o novo presidente da empresa, Paul Caruso, que vai acumular o cargo com a vice-presidência da Cequent.

Segundo ele, “com um ambiente regulatório que favorece o uso de produtos de reboque e carretas pela classe média em expansão no Brasil, vemos a Engetran em posição privilegiada para participação do crescimento desse setor.”

 

Entrevista exclusiva

 

Poucos dias após a aquisição da empresa pela Cequent, Jorge Karan e Paulo Machado receberam a AutoMOTIVO para uma entrevista exclusiva na sede da Engetran, em Itaquaquecetuba, na Grande São Paulo.

Segundo Karan, muita coisa vai mudar na empresa – e para melhor. Outras, serão mantidas, como é o caso do nome da empresa, das marcas e do cuidado obsessivo em atendimento da legislação, com a homologação da empresa e de cada um de seus produtos junto ao INMETRO.

No seu caso específico, agora o foco passa a ser o atendimento ao mercado, a detecção de oportunidades e o desenvolvimento e lançamento de novos produtos. “Agora vou poder me dedicar exclusivamente ao atendimento do mercado”, explica. “Vou estar mais à disposição dos clientes. Até agora, tinha de cuidar da empresa como um todo. Com a entrada da Cequent, toda a minha energia será canalizada para o mercado.”

Já Paulo Machado irá se dedicar ao grande número de mudanças na área industrial da Engetran. Ele revela que serão feitos grandes aportes financeiros e tecnológicos em equipamentos e processos para aumentar a qualidade dos produtos e o volume de produção. Segundo ele, diversas mudanças já estão em curso e que “a proposta é de elevar a qualidade ao mesmo nível dos produtos produzidos no exterior.”

Os executivos revelam que os planos da Cequent para a Engetran são ambiciosos. A empresa tem como meta ser uma das líderes em todos os segmentos em que atuar. “Com a entrada dos americanos passamos a ter visão mundial, aporte financeiro e tecnológico”, explicam.

 

 

Agilidade na entrega

 

Uma das novidades a serem implantadas diz respeito à política de entregas. “O padrão da Cequent é ter todos os produtos da linha em série, disponíveis para rápida entrega”, revelou Jorge Karan. “Queremos passar a ter ainda mais agilidade para a entrega, fazendo com que o distribuidor tenha em mente que pode contar com curto prazo para lhe atender.”

Outra é o investimento na abertura do mercado de exportação. A Cequent pretende usar o Brasil como portão de entrada para o Mercosul, aproveitando a inexistência de barreiras tarifárias para os produtos brasileiros.

Segundo Karan, a empresa fará questão de manter a política de só vender produtos projetados para atenderem as especificações dos fabricantes dos veículos em que serão aplicados e devidamente homologados pelo INMETRO. Hoje a Engetran já tem 450 produtos devidamente homologados e outros trinta estão em processo de homologação, o que já representou um investimento de R$ 4.000.000,00.

A empresa tem de ser inspecionada e aprovada para poder ser homologada como fabricante, um processo que tem de ser repetido anualmente. Uma vez homologada a empresa, cada produto deve ser testado e homologado. Karan revela que todos os projetos da Engetran são patenteados e o investimento no processo de homologação de cada novo produto pode chegar a quase R$10 mil.

 

Novos produtos chegam logo

 

No que diz respeito a novos produtos, a Engetran deve apresentar no início do próximo ano mais de 38 novos produtos já testados e produzidos no Exterior e que passarão a fazer parte do portfólio da empresa no Brasil, já devidamente nacionalizados. Com isso, a empresa promete expandir o seu portfólio e passar a atuar em novos segmentos do mercado de acessórios automotivos.

Uma das novas funções de Jorge Karan é analisar toda a linha de produtos da empresa e definir quais serão os mais adequados para serem introduzidos no país. Paralelamente, a empresa continuará a desenvolver e lançar produtos para acompanhar as novidades apresentadas pelas fabricantes de veículos. Hoje, a media é de cinco novos produtos por mês.

 

Distribuidores são prioridade

 

Ele também promete dedicar muita atenção aos distribuidores, que hoje são duzentos dos quais trinta são as maiores redes do Brasil: “Não pretendemos atender o varejo. Vamos trabalhar só com distribuidores. Eu vou me dedicar a detectar quais são as necessidades e dificuldades dos nossos distribuidores e apresentar soluções para atende-las. A fidelidade é muito importante para a Cequent e os distribuidores que estiveram ao nosso lado até agora vão continuar a contar com todo o nosso apoio.” promete: “Não vamos parar até ter a maior e melhor rede de distribuição de todo o Mercosul!”.

 

engetran2

 

Veja matéria na integra na versão impressa da Revista AutoMOTIVO 60

Comente esta matéria

Fique tranquilo: o seu endereço de e-mail é apenas para controle interno e não será publicado. Os campos marcados são de preenchimento obrigatório! *

*

Voltar ao topo