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Ford equipa Ecosport para que o SUV volte a vender bem

O Ford EcoSport foi o primeiro SUV a ser produzido no Brasil, em 2003, inaugurando o segmento de utilitários esportivos, que liderou até 2015, quando perdeu a posição para o Honda HR-V.

Com a chegada de novos concorrentes, perdeu a foi caindo na preferência dos consumidores e mergulhando no ranking, até chegar à atual posição de quinto mais vendido. A solução encontrada pela Ford para tentar que o modelo volte a vender bem foi submetê-lo a uma profunda renovação, equiparando o modelo nascido no Brasil aos seus irmãos mais novos oferecidos em mercados mais exigentes, como os Estados Unidos e a Europa.

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Criado pela equipe da Ford brasileira, hoje o EcoSport já superou um milhão de unidades produzidas na fábrica de Camaçari, na Bahia e é um produto global, que é comercializado em 144 países e produzido em seis fábricas da Ford mundo afora: Brasil, China, Índia, Romênia, Rússia e Venezuela. Segundo a montadora, o novo EcoSport foi renovado não só para atender pedidos que os proprietários do modelo vinham fazendo, mas também para enfrentar a dura concorrência, que hoje inclui modelos como o Honda HR-V, o Jeep Renegade, o Hyundai Creta, os Renault Captur e Duster, o Chevrolet Tracker e o Nissan Kicks.

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Entre as mudanças feitas no EcoSport 2018 estão novos motores, nova transmissão automática, interior totalmente renovado e com materiais mais nobres, incorporação de novos equipamentos e tecnologias de segurança, como sete airbags e de conectividade, além de retoques no visual e um reposicionamento de preços, que mantém praticamente os mesmos preços praticados para o modelo anterior mas passa a incluir um amplo leque de equipamentos de série. Oferecido nas versões SE, FreeStyle e Titanium, o modelo parte de R$73.990 para a versão SE com transmissão manual e o novo motor 1.5 Flex de três cilindros, indo até R$93.990 para a versão Titanium, que tem motor 2.0 Direct Flex e transmissão automática como equipamentos padrão.

Mecânica e equipamentos

Os motores do novo EcoSport são inéditos no modelo: as versões SE e FreeStyle usam o inédito 1.5 TiVCT Flex de três cilindros, que produz 137 cv. Já a Titanium usa o Duratec 2.0 Direct Flex, de 176 cv, que também é usado no Focus, mas recebeu alguns ajustes paras equipar o SUV. A transmissão automática de seis velocidades com conversor de torque, com trocas de marcha com borboletas no volante (paddle shift) e piloto automático, é opcional nas versões SE e FreeStyle e padrão na Titanium.

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Entre os equipamentos de tecnologia, o novo EcoSport passa o oferecer equipamentos como controle de estabilidade com novo sistema anticapotamento, monitoramento de pressão dos pneus e grade frontal com controle ativo – que abre mais ou menos conforme as condições de uso –, além de sete airbags.

A versão topo de linha Titanium ainda incorpora um novo teto solar elétrico, faróis xenon com luz diurna de LED e acendimento automático, alerta de ponto cego com alerta de tráfego cruzado, acesso ao veículo sem chave com reconhecimento capacitivo, partida por botão, computador de bordo com tela colorida de 4,2” no painel, câmera de ré e sensor de chuva.

Sistemas multimídia

Para todas as versões o sistema multimídia é o SYNC 3, de última geração, com tela capacitiva de 6,5” (versão SE) ou 8” (FreeStyle e Titanium), conectividade para Android Auto e Apple CarPlay e outros recursos avançados, como AppLink e Assistência de Emergência.

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Como padrão, o EcoSport 2018 vem equipado com controle de som no volante, quatro alto-falantes e dois tweeters. Na versão Titanium, o sistema de áudio passa a ser um Sony Premium com saída para cinco alto-falantes e quatro tweeters.

O que cada versão oferece

SE 1.5 – Itens de série: vidros, travas e retrovisores elétricos, sistema de infustamento Sync3 com tela de 6,5 polegadas (sem câmera de ré!), sensor de pressão dos pneus, controle de cruzeiro, sensor de estacionamento traseiro, rodas de liga leve de 15”, abertura elétrica do porta-malas, faróis de neblina, faróis com temporizador (“follow me home”), bagageiro de teto, grade dianteira com controle ativo, banco do motorista com ajuste de altura e volante com ajuste de altura e profundidade.

Freestyle – Além dos equipamentos oferecidos na versão SE, inclui ar-condicionado automático digital, faróis com luzes diurnas (DRL) de LED, painel de instrumentos com telinha de 4,2 polegadas, banco do motorista com ajuste lombar e sistema do porta-malas com divisória. Nesta versão, o sistema de infustamento Sync3 ganha câmera de ré e tela de 8”. As rodas passam a ser de 16” com pneus 205/60 R16.

Titanium – Incorpora teto solar elétrico, alerta de ponto cego, acesso e partida sem chave, faróis xenon, sensor de luminosidade, sensor de chuva, espelho retrovisor interno eletrocrômico, grade dianteira cromada e bancos revestidos de couro. O sistema de infustamento passa a ser um Sony Premium com cinco alto-falantes e quatro tweeters. As rodas de liga leve passam a ser de 17” com pneus 205/50 R17.

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Texto: Amadeu Castanho Neto
Imagens: Divulgação

Matéria publicada originalmente na revista AutoMOTIVO, a publicação B2B do mercado brasileiro de som e acessórios automotivos

 

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