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Fornecedores falam de suas experiências no ENAN

Mesmo depois de dois meses da realização do ENAN em São Paulo – Encontro Nacional Automotivo de Negócios, o grande sucesso do evento continua a ser tema das conversas do mercado de som e acessórios.

Distribuidores, Representantes e Fornecedores são unânimes em aprovar o evento organizado pela revista AutoMOTIVO.

Veja a seguir as opiniões de alguns dos cinquenta fornecedores presentes a respeito do evento e suas expectativas em relação à próxima edição:

 Visitantes conhecem acessórios apresentados no ENAN

 

1 – “Aqui, além de ter o contato com as distribuidoras, prospectar novos clientes, reativar parcerias (que foi o que aconteceu conosco) a gente ainda tem a possibilidade de fechar negócios. Percebi que este é um evento muito focado, que estava faltando no nosso mercado. Aqui o investimento é menor e o retorno é maior, então estou muito satisfeito.”

Antico Antenas – Rogério, Diretor

 

2 – “O ENAN é um evento muito importante, que permite que nós possamos reunir em um local só todos os nossos principais distribuidores do Brasil. Para ter este contato, fazer um lançamento e fazer uma viagem para divulgar, levaria de 30 a 60 dias e aqui está todo mundo próximo, todo mundo conversando, todo mundo trocando ideias, a interação é muito melhor com todos.”

Bomber – Roberto, Diretor de Vendas e Marketing

 

3 – “Nós gostamos muito do formato do ENAN, porque é um evento fechado, realmente para gerar negócios. Então ele não é aberto ao público e você vem aqui para fechar negócios, vem focado para isso.”

Bonux – Silvio Martins, Gerente de Negócios

Palestra durante o ENAN 2013

4 – “Nós participamos em 2012, foi maravilhoso. Quando cheguei aqui no evento, falei: esse é um evento que é bom porque aqui estão todos os distribuidores junto com os fabricantes. Isso cria aquela confraternização, o pessoal conversa, troca ideias, cria amizades, e isso é que é importante. Eu gostei muito! Em 2013 está sendo bem mais forte, a parte de distribuidores cresceu o leque e em 2014 vai ser bem melhor. A parte de negociações é a mais interessante do evento.”

Defender Tech – Joel, Gerente Comercial

 

5 – “Este é o nosso segundo ano e estamos muito satisfeitos com a propagação do evento. A nossa expectativa aqui era X e se multiplicou muito, teve muito resultado. Estamos muito satisfeitos com o evento e com certeza estaremos aqui no próximo. A sala de rodadas de negócios foi fenomenal, um negócio totalmente inovador.”

Eclipse – Gilsson, Diretor Comercial

 

6 – “O ENAN estreitou ainda mais o relacionamento com os clientes e abriu portas para novos negócios. Parabéns pelo evento, que foi muito focado em negócios. Nos dois dias do evento acabamos atendendo os nossos clientes e fazendo prospecção de novos, mas se tiver três será melhor ainda!”

Engetran – Emanuella Santos, Supervisora de Vendas

 Rodada de negócios no ENAN 2013

 

7 – “O ENAN foi uma feliz escolha da revista AutoMOTIVO, pois ele junta a fábrica, o distribuidor, faz essa integração. O Brasil é um país continental e se eu fosse visitar 20 distribuidores que estão aqui isso me tomaria um tempo absurdo e teria um custo muito alto. É um evento que está na linha certa. A parte mais positiva do negócio é poder estar frente-a-frente com o distribuidor. Por exemplo, eu tinha alguns clientes que eu já atendia, mas que nunca tinha visto. Nunca tinha falado, nunca tinha pegado na mão, nunca tinha olhado no olho dele. Ao vivo, a coisa se resolve melhor.”

Ricardo – Faaftech – diretor comercial

 

8 – “ENAN para nós é um marco. Já participamos da primeira edição e esta segunda provou que é um modelo de sucesso. Nós com certeza estaremos no terceiro, no quarto, em todos eles. A quantidade e a qualidade dos distribuidores foi ótima. Além dos nossos maiores clientes, outros novos, com potencial, apareceram este ano. Isso para nós resultou em negócios efetivos, a nossa empresa teve um grande êxito, foram várias rodadas de negócios.”

Flexitron do Brasil – João, Gestão Estratégica

 

9 – “O ENAN não é uma feira, é um encontro de você rever amigos, rever pessoas do setor. Para nós, como fabricantes, é perfeito, pois além de ser uma forma de rever os amigos, também é uma forma de se fazer bons negócios, porque quando você tem esse contato direto você tira muitos entraves do meio do caminho. Fisicamente, logisticamente, geograficamente, você aproxima tudo. E com rodadas de negócios. Sem dúvida é um encontro importante e em 2014 estaremos juntos.”

Fullpower – Michel, Diretor Comercial

 

Refeição durante o ENAN 2013

 

10 – “Este é um encontro como nenhum outro no Brasil. Aqui se fala de negócios. É um encontro bem focado, bem informal, você tem um custo-benefício em relação a negócios e não tem um investimento tão grande assim. Todo mundo hoje olha o investimento e o que ele traz de retorno e para nós está sendo muito gratificante.”

Hinor – Dirceu, Diretor Comercial

 

11 – “Ficamos encantados com toda a estrutura do ENAN, onde no mesmo local nós temos todos os distribuidores a nível Brasil reunidos, as rodadas de negociações. Participar foi muito bom, como pela troca de informações com os nossos concorrentes, pudemos ter a oportunidade e nos encontrar, debater alguns assuntos, encontrar com os clientes de modo geral e com os representantes, saber um pouco mais do mercado. Tudo isso foi de grande valor para nós e certamente estaremos juntos de novo em 2014.”

Hurricane – Cleber, Supervisor de Vendas

 

12 – “Para os fabricantes esta é a melhor feira de negócios que hoje é apresentada no país. Se me perguntarem o que é que tem de mexer, eu diria mantém como está que já está perfeito. Estou muito satisfeito, os negócios são bons.”

JFA Eletrônicos – Flavio, Diretor

 

O aprofundamento de relacionaentos é uma das características do ENAN

 

13 – “O diálogo do fabricante com os distribuidores é fundamental, importantíssimo, porque o distribuidor é o motor que move todo o nosso negócio, que faz chegar os nossos produtos até o mercado. Para nós o ENAN é extremamente importante em duas frentes: não só poder apresentar esses lançamentos, falar das nossas estratégias para aqueles distribuidores que já são parceiros, mas também para se aproximar de novos distribuidores, principalmente em algumas regiões em que a gente ainda tem carência de distribuição dos produtos. O ENAN é fundamental nesse sentido porque reúne no mesmo lugar, nas mesmas datas, esses parceiros de todas as regiões do país. Como o ENAN cresceu da primeira edição para esta, no próximo ano ele deve ser ainda maior, mais apurado e com mais participantes. A nossa participação já está confirmada para 2014!”

JVC Kenwood – Walter, Diretor Comercial

 

14 – “O ENAN tem sido muito importante para nós. Apesar de ser nosso primeiro ano, a gente se surpreendeu com o ENAN. Foi excelente mesmo, mas tudo e não só a rodada de negócios. Havia clientes que já conhecíamos, mas não tínhamos o contato e o ENAN nos aproximou, trouxe novos e ajudou a aproximar a relação. Esse contato direto com os distribuidores é o principal, não tem dinheiro que pague. Por ser bem voltada para os distribuidores e fabricantes, o ENAN nos surpreendeu. Na rodada de negócios a gente se sentou e discutiu não só preço e produto, mas a relação do cliente com o fabricante.”

Khromus Alto Falantes – Michele, Gerente de Vendas

 

15 – “O ENAN é um evento simples, direto, perfeito. As pessoas que encontro têm poder de decisão: são proprietários junto com seus compradores, as pessoas de frente das empresas. Acho que o evento tem tudo para crescer. Está sendo produtivo, fizemos negócios, abrimos duas novas distribuidoras. Gostamos muito, o resultado foi positivo.”

Long Life Racks – Arnaldo, Representante

 

As rodadas de negocios durante o ENAN permitem que os participantes negociem em ambiente reservado

 

16 – “Achei o ENAN fantástico. Estamos tendo bastante contato com os distribuidores e com outros fabricantes. Está sendo proveitoso e com certeza o ano que vem a gente vai estar de volta aqui!”

Lotus Automotive – Marcio, Diretor

 

17 – “O ENAN é sensacional, é um contato direto do atacado com o fabricante. Aqui o distribuidor pode conhecer vários fabricantes de produtos, pode ampliar esse conhecimento e isso é bom pra ele, é bom para nós, é muito interessante. Achei a sacada maravilhosa. O distribuidor está presente, nós podemos falar sobre o produto, mostrar e é uma quantidade grande de clientes, novos inclusive, que vem no ENAN e são extremamente importantes para nós.”

Olimpus Automotive – Irani, Coordenadora de Vendas

 

18 – “A gente tinha uma visão diferente do ENAN, mas é uma grata satisfação dizer que foi um local de conversar com todo mundo, de ouvir as necessidades do mercado. É um encontro que vale a pena, até para fomentar negócios vale a pena fazer parte do ENAN. O “tête-à-tête”, essa conversa franca com os representantes aqui é muito importante. É a primeira vez que a Orbe participa e com certeza participaremos de muitos ENANs. A gente percebe que esta é a nova maneira, moderna, de se fazer negócios, é uma nova tendência do mercado e é muito bom participar.”

Orbe – Périco, Diretor

 

19 – “A ideia do ENAN é inovadora e é uma oportunidade única para a gente ficar ainda mais junto do cliente, prestigiar nossos clientes e trazer as novidades e informações para eles. Aqui é uma oportunidade única para o distribuidor aproveitar o máximo de benefícios que o fabricante tem a oferecer para ele em termos de negociação, de entrega de produtos, de agilidade no procedimento de vendas. Acredito que neste ano e no de 2014 vai aumentar ainda mais a nossa gama de negócios no Brasil em função dos contatos que a gente faz aqui.”

Quantum – Cleber, Supervisor de Vendas

 

A palestra do consultor Stephan Keese, da Roland Berger, foi uma das atrações do ENAN 2013

 

Na próxima edição, publicaremos mais depoimentos dos fornecedores que participaram da segunda edição do ENAN e começaremos a divulgar as primeiras informações sobre as novidades que aguardarão fornecedores e distribuidores no ENAN 2014.

Segundo Fabio Codellos e Regina Piza, diretores da AutoMOTIVO, “como a revista B2B do mercado brasileiro de som e acessórios automotivos, apesar dos elogios unânimes, não podemos nos acomodar e vamos investir para que as próximas edições do ENAN superem as duas primeiras em todos os aspectos e gerem resultados ainda melhores para todos os participantes, sem perder nenhuma de suas principais características, que são o foco em negócios e relacionamento, o ambiente informal e acolhedor, bem como a alta qualificação dos participantes.”

 

Por: Amadeu Castanho Neto
Fotos: Equipe AutoMOTIVO

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