Home / Painel / Mais de 300 mil veículos podem ser multados por falta de inspeção

Mais de 300 mil veículos podem ser multados por falta de inspeção

inspeção-veicular

Com base no total de veículos que passaram pela inspeção em 2012, um levantamento feito pela Controlar, concessionária responsável pela inspeção ambiental veicular na cidade de São Paulo, aponta que 303.389 veículos com placas de final 1 a 8 estão atrasados com a inspeção em 2013. Isso significa que estão sujeitos a multa de R$ 550,00, aplicada pela Prefeitura de São Paulo, caso sejam parados em uma fiscalização de trânsito ou se forem flagrados por um dos radares que multam rodízio. Além disso, esses veículos já estão com o licenciamento bloqueado.

Vale lembrar que os veículos com placas de final 9 têm até 30 de novembro para realizarem a inspeção e os de placas final 0 (zero), até 31 de dezembro. Os veículos que estão atrasados com a inspeção poderão realizá-la a qualquer tempo, sem custo adicional, a não ser o recolhimento da tarifa no valor de R$ 47,44.

Toda inspeção precisa ser previamente agendada. É necessário ter em mãos o número do RENAVAM para a emissão da guia de pagamento. O agendamento e a guia estão disponíveis no site da Controlar.

Após 72 horas do pagamento, o proprietário poderá ligar para a Controlar ou entrar novamente no site e escolher o melhor local, dia e horário para realizar a inspeção. A vistoria pode ser feita de 2ª a sábado, das 7 h às 19 h, em um dos 16 centros de inspeção distribuídos por todas as regiões da capital paulista.

Os proprietários de veículos reprovados ou rejeitados terão 30 dias para fazer a manutenção necessária e reagendar a inspeção sem que seja cobrada nova tarifa, porém estão sujeitos às mesmas penalidades (multa e licenciamento bloqueado), já que a reinspeção está sendo feita fora do prazo legal.

Reembolso

Quem for aprovado na inspeção veicular já pode solicitar o reembolso da tarifa. Para isso é preciso ter em mãos o número do certificado de aprovação do veículo. Caso não tenha esse número é possível obtê-lo pelo telefone ou pelo site da Controlar.

Vale lembrar que o reembolso da tarifa é de responsabilidade da Prefeitura de São Paulo e todos os procedimentos estão disponíveis no site do município.

Comente esta matéria

Fique tranquilo: o seu endereço de e-mail é apenas para controle interno e não será publicado. Os campos marcados são de preenchimento obrigatório! *

*

Voltar ao topo