Home / Últimas Notícias / Análise / Mercado automotivo não desaponta e continua crescendo

Mercado automotivo não desaponta e continua crescendo

Mercado de veículos

Contrariando as expectativas dos mais pessimistas, o mercado automotivo brasileiro continua crescendo até agora. Até o final da primeira quinzena de maio, o resultado de emplacamentos deste ano registrou 1,26 milhão de unidades de automóveis e veículos comerciais leves, resultado 8,19% superior aos 1,165 milhão de veículos dessas categorias comercializados no mesmo período em 2012.

Em abril, o crescimento de vendas dessas duas categorias de veículos em relação ao mês anterior, chegou a 18,3% na média, com a de comerciais leves crescendo 20,2% e a de passeio 17,42%. Com o anúncio da manutenção das alíquotas reduzidas de IPI até o final de 2013, os resultados positivos devem continuar se repetindo.

Não foram só os chamados veículos leves que mostraram bom desempenho até agora. Depois de registrarem um mau desempenho no ano passado, as vendas de caminhões e ônibus se recuperaram, cravando uma alta de 7,98%. Foram 68.139 unidades emplacadas, ante 65.308 no mesmo período de 2012, graças à taxa de juros negativa (abaixo da inflação) do PSI Finame praticadas pelo BNDES.

Desde janeiro ela vem sendo mantida em 3% ao ano e, mesmo com a alta programada para 3,5% em julho, deve continuar dando gás para o mercado, em conjunto com os bons resultados da safra agrícola e a renovação da frota das transportadoras.

Modelos despontam

Esses quatro meses e meio mostraram alguns fatos interessantes. A Ford Ecosport parece ter deixado de concorrer diretamente com a Renault Duster, emplacando quase o dobro de unidades vendidas no período: 25.096 unidades para Ecosport contra só 13.561 da Duster.

A disputa entre os hatches Hyundai HB20 e o Onix, respectivamente quarto e quinto modelos de automóveis mais vendidos no país é para valer, com o primeiro um pouco à frente do outro. No entanto, quando se considera as famílias, a General Motors passou a Hyundai graças ao bom desempenho do Prisma, que já acumulou 13.043 unidades vendidas contra 3.514 do HB20S. O placar da soma dos modelos hatches e sedans mostra a GM à frente, com 57.917 unidades da família Onix acumuladas, contra 49.499 da família HB20.

 

25 veículos mais vendido no mês

 

Modelos e marcas desapontam

O Toyota Etios continua decepcionando, com apenas 12.635 vendidas em quatro meses e meio, pedindo mudanças urgentes na estratégia da montadora para justificar o investimento na nova fábrica de Sorocaba. O fato de as versões hatch e sedan do modelo terem ajudado a Toyota a quase dobrar a sua produção não basta, embora possa ajudar a melhorar a rentabilidade das revendas. Já no segmento dos médios, o Honda Civic e o Toyota Corolla estão praticamente empatados, com o modelo da Honda apenas 67 unidades à frente do da Toyota.

A Nissan e a Renault, que vinham mostrando bom desempenho de vendas nos anos anteriores, até agora vem perdendo participação de mercado, uma em função de ter os seus modelos mais vendidos estrangulados pelas cotas de importação do México e a outra ainda mostrando o reflexo da paralização da linha de montagem para expansão da fábrica de São José dos Pinhais, no Paraná.

Importados

No segmento de importados, embora os números gerais continuem em queda em relação a 2012, os resultados de abril mostram uma recuperação. Nesse mês, a venda de veículos trazidos pelas associadas da ABEIVA cresceu 36% em relação ao mês anterior, apesar de o total anotado ainda seja 6,9% menor do que o registrado no mesmo período em 2012.

Algumas marcas, porém, mostram que estão reagindo. Reviram seus preços e parecem estar atuando com novo ânimo ante à perspectiva de produção local: de janeiro até o fim de abril a BMW registrou um aumento de vendas da ordem de 46,7% em relação a 2012, a Mercedes-Benz cresceu 35,9% e a Land Rover cresceu 23,3%.

Só em abril a BMW, que em fevereiro reduziu os preços dos veículos da sua linha, emplacou 1610 veículos, número quase 150% superior ao das vendas de março e mais do dobro dos de abril do ano passado. Já a Ferrari registrou nesse mês o seu melhor desempenho no país, com a venda de quatro unidades da 458 (a R$1,65 milhão cada) e uma da Califórnia (a “apenas” R$1,5 milhão).Chevrolet S10

Pick-ups

A Fiat Strada continua sendo a pick-up mais vendida do país, com invejáveis 45.994 unidades emplacadas em quatro meses e meio, quase o dobro da segunda colocada, a Saveiro, que só atingiu 25.199 vendas. Nos próximos meses será possível observar se a aposta da Volkswagen numa versão renovada da Saveiro e em uma linha de montagem de última geração irão surtir algum resultado.

A nova Chevrolet S10 vem mantendo o bom desempenho e é lider de vendas entre as pick-ups de médio porte, com quase cinco mil unidades vendidas a mais do que a Toyota Hilux, segunda no ranking.

Esta, por sua vez, ganhou o status de queridinha dos consumidores, apesar do preço salgado e de ser importada.
Já a nova Ford Ranger ainda não mostrou serviço e é apenas a quinta mais vendida entre as médias, com 7.503 unidades emplacadas até o final da primeira quinzena de maio.

Pelo bom desempenho em vendas, o segmento de pick-ups merece ser acompanhado mais de perto e passará a merecer mais atenção nas análises publicadas nas próximas edições.

 

pick-uos e SUVs mais vendidos

 

Por: Amadeu Castanho Neto
Equipe: Divulgação

Voltar ao topo