Home / Revista / Edições Anteriores / Mitsubishi LANCER: Para quem gosta de equipar o carro!

Mitsubishi LANCER: Para quem gosta de equipar o carro!

instalacao-lancer1

 

O Caderno de Instalação desta edição traz o Mitsubishi Lancer que se apresenta em duas versões – uma de entrada chamada de MT, e outra intermediária – o GT. Mas muitos, ao verem este carro vão se lembrar da versão mais esportiva – o Lancer Evolution.

O automóvel ainda é pouco visto em nossas ruas devido ao valor, que não é dos mais baratos dos sedans do mercado, mas foi escolhido com o objetivo de mostrar a você, que mesmo o carro que parece ser o mais completo, pode abrir um leque enorme de opções para instalação de acessórios.

Passaremos detalhes técnicos e dicas de instalação para equipar esta máquina em todos os setores. A versão que ilustra essas páginas é a GT, mas como a plataforma tecnológica do MT é igual, todas as modificações são possíveis nas duas versões, excluindo o desbloqueio da central multimídia, pois o MT não inclui este acessório.

Automação:  Módulo de conforto (subida de vidros)

Primeiramente, desmonte a porta dianteira do lado esquerdo (motorista). Localize o conjunto de comando via plug and play localizado abaixo do descanso de braço da porta, desconecte e verifique os seguintes fios abaixo para efetuar a ligação do módulo.

instalacao-lancer-automacao-1 instalacao-lancer-automacao-2

Cores de fio do veículo

  • Fio vermelho – positivo chaveado (pós-chave);
  • Fio preto – negativo via chassis do veículo (aterramento);
  • Fio marrom – subida positiva porta dianteira direita (passageiro dianteiro);
  • Fio cinza – subida positiva porta traseira direita (passageiro traseiro);
  • Fio branco – subida positiva traseira esquerda (motorista traseiro);
  • Fio lilás – subida positiva porta dianteira esquerda, mas dependendo da central aplicada deve-se fazer uma micro solda direto na placa de comando, verifique junto ao fabricante da central de subida (motorista dianteiro).

Após este procedimento fixe a centra na porta com fita dupla face e passe um fio para alimentação do módulo, para isto retire o falante da porta para que possa seguir com o novo cabo junto ao chicote original. Prenda-o bem para que não haja danos com o tempo de uso, depois passe o mesmo pela sanfona da porta. Muito simples, sem obstáculos como mostra a foto abaixo:

instalacao-lancer-cores1

Depois, ligue o fio de alimentação ao conector de duas vias fio preto/vermelho localizado na parte frontal da caixa de fusível, como demostra a foto abaixo:

instalacao-lancer-cores2

Importante: sempre ligue o fio de alimentação seguido de um porta fusível de segurança.

Segurança: Sistema de ligação do alarme cores de fio e localização

Primeiramente, desmonte a porta dianteira do lado esquerdo (motorista). Localize o conjunto de comando via plug and play localizado abaixo do descanso de braço da porta, desconecte e verifique os seguintes fios abaixo para efetuar a ligação do módulo.

instalacao-lancer-seguranca1 instalacao-lancer-seguranca2

 

 

 

 

 

Depois de feito isto, o acesso fica muito claro como mostra a foto.

instalacao-lancer-seguranca3

Na parte central da caixa de fusível você vai encontrar um conector branco de 12 vias, como demonstra a foto acima, com o fusível desplugado. Confira em detalhe na foto.

instalacao-lancer-seguranca4

Com o conector desplugado vamos às cores dos fios e suas respectivas funções:

  • Vermelho – positivo chaveado (pós-chave);
  • Amarelo – sinal de travamento de portas positivo;
  • Rosa – sinal de destravamento de portas positivo;
  • Preto – sinal negativo via chassis do veículo (aterramento);
  • Conector branco de 16 vias.

Einstalacao-lancer-seguranca5ste conector de 16 vias está localizado na coluna esquerda do veículo como mostra a foto:

Vermelho fino – seta do veículo;
Azul fino – seta do veículo;
Usando a foto como referência você vai localizar um conector branco de 26 vias, no qual estão localizados os fios de trava e destrava negativa. 
Caso queira agregar o sistema de autolock 
(travamento em trânsito).
Fio lilás – pulso de travamento negativo;
Fio branco/vermelho – pulso de destravamento negativo;
Depois de feito todos estes passos é só passar os sensores de ultrassom pelas colunas superiores do veículo e instalar e transpassar o fio da sirene para o capô do veículo.
O passo final é sincronizar o alarme instalado ao sistema de conforto do veículo (programação).

Sistema de iluminação:

instalacao-lancer-iluminacao1Frontal:
Farol baixo: HB4 9006;
Farol alto: HB3 9005;
Farol de milha: H11;
Luz de posicionamento (lanterna): pingão;

instalacao-lancer-iluminacao2

Traseira:
Luz de placa: pingão;

instalacao-lancer-iluminacao3Parking interno:
Luz de teto dois
torpedos de 31 mm.

 

 

 

 

Importante: Não há necessidade, em nenhum item acima, de uso do canceler.

Sistema de som e multimídia: Desmontagem do painel frontal para acesso a central ou equipamento de áudio.

1º passo – retire o porta luvas;
2º passo – retirar o parafuso e a bucha frontal da peça de acabamento;
3º passo – retire o parafuso e as buchas do aplique do painel;
4º passo – retire o painel de comando do pisca-alerta;
5º passo – por fim, retire a central ou aparelho de áudio.

Desbloqueio de imagem em movimento (caso tenha central):
Após retirar, passo a passo, todos os itens acima para o acesso ao sistema de multimídia encontre, na parte traseira do aparelho, o chicote central. Nele você vai encontrar um fio de cor verde água, que é o condutor do sinal de parking emitido pelo carro. Interrompa-o e isole o lado que fica para o chicote do veículo e na outra extremidade utilize o sinal, que vem da nova central de desbloqueio de vídeo free. A instalação pode variar conforme o fabricante. Verifique o manual da central de desbloqueio.

instalacao-lancer-som1 instalacao-lancer-som2

Importante: Não ligue a ignição do veículo em hipótese nenhuma enquanto estiver executando o procedimento de instalação do desbloqueio, ou melhor, quando a central estiver desplugada. Aconselhamos também sempre desligar o borne negativo da bateria do veículo para que não existam riscos de retornos e curtos indesejáveis.

Alto Falantes

Apesar de não ter alterado os alto-falantes originais deste modelo, existe a possibilidade de dar um upgrade no sistema de som com falantes mais potentes. As medidas dos falantes para alteração são:

Frontais – kit duas vias de 6”;
Traseiros – 5”;

instalacao-lancer-altofalante

 

 

 

 

 

 

Câmera de ré

Instale a câmera de ré na parte central do veículo na área de recuo de placa traseira. Passe a fiação pelo lado direito traseiro, desloque a borracha de vedação na lateral traseira junto à lanterna, faça uma pequena incisão na mesma e passe os fios de alimentação e vídeo da câmera. Depois a recoloque no local bem vedado.

instalacao-lancer-camera1

 

 

 

 

 

 

 

O sinal pode ser coletado no plug branco de sinal do lado esquerdo do carro, que vai para tampa traseira do veículo. Alí se encontra um fio branco que será o fio de sinal positivo da lâmpada de ré. Depois de ligado e todos os cabos devidamente passados até a traseira da central, ligue o sinal de reverso junto ao fio verde/branco de um conector de duas vias isolado no plug da central, o preto do plug é um sinal de terra.

instalacao-lancer-camera2

 

 

 

 

 

 

 

Faça a reposição do plug com conector verde da entrada de vídeo pelo fornecido junto a central do desbloqueio, pois o que vem junto ao carro não bate os bornes de vídeo, ou melhor, a tela fica preta sem imagem.

Conclusão

Ufa! É isso. A gama de acessórios apresentadas acima é toda homologada pela fabricante e se integram totamente à tecnologia do veículo. Ou seja, essas modificações podem ser feitas com segurança sem correr o risco do cliente perder a garantia do veículo.

Se tiverem qualquer dúvida, nos contate no Portal AutoMOTIVO, responderemos a todas as questões!

Veja nos vídeos abaixo mais instalações no Lancer:

STOP-CAR-SERGINHO-INSTALAÇÃO STOP-CAR-BILA-INSTALAÇÃOSerginho e Bila são da loja Stop Car Áudio Design, em São Paulo. Projetistas de som e formados em eletroeletrônica embarcada, foram recordistas brasileiros de SPL em 2006 , em campeonatos de som automotivo. Envie suas dúvidas, sugestões e dicas. Você poderá estar nas próximas páginas da AutoMOTIVO e ainda concorrer a prêmios. Escreva para: consultores@revistaautomotivo.com.br ou através do perfil da AutoMOTIVO no Facebook

ATENÇÃO! Conteúdo exclusivo para instaladores profissionais!

 

6 comentários

  1. crelio antonio de almeida

    Boa tarde Serginho como faço para colocar camara de re no novo modelo da multimidia do Lancer 2015 a multimidia não é mais da clarion.

  2. leonardo christo

    Sérginho, você pode me indicar algum local para instalação da central multimídia no Lancer ? O meu possui o Clarion original, e eu tenho uma central multimidia tambem original, gostaria so de instalar.Obrigado.

  3. vanerson Mendes

    Boa noite amigo, tenho recebido alguns clientes com a dúvida sobre TV Full HD para linha MIT 2018/19, então, pode ser instalado sim com todo controle pelo comando de volante, caso interesse é só mandar mensagem. Sucesso!

  4. Agradeço pelas dicas foi muito bom

  5. OLIVER DE ALMEIDA SILVA

    Qual o endereço Da loja

Comente esta matéria

Fique tranquilo: o seu endereço de e-mail é apenas para controle interno e não será publicado. Os campos marcados são de preenchimento obrigatório! *

*

Voltar ao topo