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PDV: A Mulher tem poder!

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Uma pesquisa de vendas no setor automotivo destacou em 2010 que 42% dos consumidores de carros novos era composto por mulheres. De lá para cá, este número aumentou e hoje cerca de metade, ou seja, 50% do consumidor de veículos é do sexo feminino.

E, se elas adquirem automóveis, certamente também estão indo mais ao mecânico e às lojas de som e acessórios automotivos. Vários lojistas relatam que cada vez mais é comum as mulheres irem à loja em busca de um acessório que facilite seu dia a dia como os sensores de ré, ou câmeras que auxiliem nas manobras e principalmente para adquirirem acessórios de segurança, como travas e alarmes.

E, se antes elas apareciam nas lojas acompanhadas para se sentirem mais seguras, agora surgem sozinhas e confiantes, cientes do que querem comprar. E não é só isso. Cada vez mais atentas, fazem questão de acompanhar a instalação dos acessórios em seus veículos e saber exatamente como tudo foi feito.

Diferente do público masculino, as mulheres dão atenção a como este atendimento é feito, à estrutura que as atende, à educação dos funcionários e à limpeza dos uniformes e da loja. Prezam por um ambiente onde possam aguardar o serviço ser concluído e com certeza serão clientes fiéis da loja que ligar depois da venda para saber se está tudo funcionando direitinho.

Por isso é preciso que a loja saiba lidar com este público cada vez mais presente no estabelecimento, que diferente dos homens, tem mais paciência e acredita que pesquisar por opções de produtos e preços não é perda de tempo e sim ganho, já que sairá da loja com o produto que a atenda melhor.

É importante que se a loja não tem uma funcionária, isso mesmo, uma mulher para atender essa cliente, que os rapazes sejam treinados para este atendimento, já que a cliente/mulher fará inúmeras perguntas para sair da loja com a certeza que tudo foi feito a contento. Hoje os vendedores e instaladores estão acostumados com o público masculino, mais objetivo e prático, que vai a loja com mais pressa de ter o seu projeto realizado com rapidez. A paciência do vendedor/instalador neste caso não precisa ser exercitada.

A cliente/mulher preza pela informação. Como ela é uma consumidora nova, ou emergente como apelidaram os institutos de pesquisa, ela ainda não tem familiaridade com os nomes e funções dos acessórios, mas tem o PODER de compra nas mãos e mais importante, só precisa saber que aquele determinado produto lhe trará benefícios para adquiri-lo. Se o funcionário souber expor e exemplificar, terá ali uma cliente potencial e fiel.

Para chamar a atenção desta cliente à sua loja é importante também investir na aparência do ambiente, como uma fachada e vitrine atrativas, belo layout, ambiente limpo e de uma recepção que alie cadeiras confortáveis e pequenos serviços de cortesia –como café, revistas e até wi-fi.

Homens são de Marte, mulheres são de Vênus

Para o consultor de marketing que ministra treinamentos para profissionais de vendas na área automotiva, Ari Lima, é preciso estar atento e entender como as mulheres consomem para atender às suas necessidades e fidelizá-las à sua loja. “Elas têm atitudes de consumo, preferências, prioridades e exigências diferentes dos homens”, explica. Veja as principais diferenças de comportamento entre os consumidores na hora da compra, segundo levantamento da Performance Gestão & Treinamento:

 Homens:
– Não gostam de realizar compras, em geral;
– São mais impacientes;
– Fazem menos pesquisa de preço;
– Pesquisam poucas opções de produtos e de lojas;
– São em geral menos detalhistas;
– Compram mais rapidamente do que as mulheres;
– São mais sensíveis às promoções do que as mulheres;
– Quando saem para fazer uma compra, normalmente adquirem apenas o produto que buscam.

Mulheres:
– Adoram comprar e têm muita paciência para isso, em geral;
– São mais detalhistas e gostam de experimentar os produtos antes de levá-los;
– Analisam o produto e o contexto de sua utilização;
– Examinam várias opções, trocam informações e, se necessário, visitam vários endereços antes de se decidirem;
– No caminho de uma compra, aproveitam para comprar outros produtos, pois a mulher é capaz de pensar e fazer várias coisas ao mesmo tempo;
– Exigem linguagem e apelos visuais de marketing diferente dos homens;
– Não gostam de serem classificadas com estereótipos;
– O público feminino é mais complexo que o masculino e exige várias abordagens para os diversos perfis de consumidoras;
– Buscam preço e qualidade ao mesmo tempo, nem que para isto tenham que gastar mais tempo procurando;
– O processo de compra das mulheres é mais longo, pois elas conferem mais informações e fazem mais perguntas;
– Gostam de trocar mais informações e falar a respeito do que compraram e dar dicas sobre endereços e lojas. Por isso, espalham mais notícias “boca a boca”;
– São mais ligadas a detalhes e pequenas coisas que compõem os produtos;
– O ambiente, a decoração e o atendimento são muito importantes para elas.

 

 

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“As mulheres dão atenção a como o atendimento é feito, à estrutura de atendimento, à educação da equipe e à limpeza dos uniformes e da loja.”

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