Home / Destaques / OSRAM prevê crescimento no mercado brasileiro

OSRAM prevê crescimento no mercado brasileiro

Empresa atua com protagonismo nas mudanças tecnológicas do mercado de iluminação automotiva

Osram, empresa alemã com presença global em mais de 120 países, é uma das líderes em soluções de alta tecnologia para iluminação no mundo. Com mais de 110 anos de história, sendo 95 deles com presença no Brasil, a marca assumiu um compromisso com os consumidores: Ser extremamente responsável no lançamento de novos produtos, seguindo normas internacionais e proporcionando mais segurança.

No setor automotivo, a multinacional tem ganhado destaque nos últimos anos com lançamentos inovadores e pioneirismo. Ricardo Leptich, presidente da Osram no Brasil, recebeu a equipe de reportagem da AutoMOTIVO, no escritório comercial da empresa em Alphaville (São Paulo), para contar um pouco mais sobre os mais recentes lançamentos: a lâmpada LEDriving® FOG e a Linha de lâmpadas automotivas auxiliares Lampled, ambas com tecnologia LED.

osram2

Ricardo Leptich, Presidente Osram Brasil

LEDriving® FOG LAMP – foi desenvolvida para garantir a visibilidade do motorista durante uma situação de neblina. Com tecnologia LED e temperatura de cor de 6.000 K, o produto oferece uma iluminação branca potente e agradável, ideal para a segurança dos condutores.

Segundo o presidente da empresa, o lançamento foi um sucesso: “Lançamos o produto em setembro, na Automechanika de Frankfurt, e disponibilizamos ao mercado brasileiro em maio deste ano. O primeiro lote esgotou em duas semanas, superou nosso planejamento inicial”, conta.

De fácil instalação, esta lâmpada pode substituir os faróis de neblina equipados com lâmpadas H8, H11, e H16 e possui garantia de cinco anos. Conta ainda com um sistema otimizado de distribuição de luz, de forma a não gerar reflexos, que podem ser perigosos na estrada. Além disso, oferece correspondência de cor perfeita em relação a faróis de xenôn e LED. “Qualidade e segurança são duas marcas que fizeram da OSRAM a líder mundial em iluminação automotiva. Nosso produto segue normas internacionais de segurança e por isso tem valor agregado maior que outros. Nossa responsabilidade é colocar no mercado um produto que atende a legislação”, afirma Ricardo.

Lâmpada LEDriving® FOG

Lâmpada LEDriving® FOG

Lâmpadas Lampled – projetadas com um design sofisticado para diferentes aplicações. Ao todo, são onze modelos de LEDs, com temperatura de cor elevada, que chega a 6.000 K, e proporciona uma luz mais branca, e agradável visualmente.

Disponível em 11 diferentes modelos, separados entre aplicações internas (luz de teto, luz de leitura, luz do porta-luvas, luz da zona dos pés e do porta-malas, além do capô) e externas (luz da placa, luz de posição, luz traseira, luz de entrada da porta e indicador de direção da marcha).

Novamente, a segurança do condutor foi colocada em primeiro lugar. “Quando projetamos um produto, priorizamos a segurança. A Osram possui credibilidade e mais de 100 anos de história porque respeita o consumidor e nunca o colocará em risco”.

 

Projetos e Perspectivas

Mesmo com alguns setores em retração, segundo o presidente Ricardo Leptich, para o mercado de reposição não há crise. E para confirmar esse cenário positivo, além dos lançamentos apresentados, a Osram já anuncia a ampliação da linha LED para este segundo semestre: “Mesmo antes do sucesso da linha no Brasil, o planejamento era lançar já no segundo semestre uma ampliação. Para nós o mercado continua promissor”.

A expectativa da empresa, que é manter o crescimento, tende a se confirmar muito pela forma como a Osram se coloca no mercado, acompanhando de perto as transformações tecnológicas que o mercado de iluminação está passando, com protagonismo. “Fomos pioneiros em lançamentos importantes no setor de iluminação, apresentando soluções tanto com os LEDs, como agora com os OLEDs (LEDS orgânicos), em que nossa tecnologia vem sendo instalada em carros premium na Alemanha”, conta Ricardo. A tecnologia de iluminação OLED da OSRAM está sendo instalada em alguns modelos na Europa, como nas luzes traseiras do novo BMW M4 GTS. “Com o OLED, você consegue definir na produção, o formato que você quiser, seguindo, por exemplo, as curvas do veículo. Depois que você produz ele perde a flexibilidade, mas durante a produção essa tecnologia permite essa flexibilidade, abrindo opções de design que os fabricantes de automóveis até agora apenas sonhavam”, conta o presidente no Brasil.

Fomos pioneiros em lançamentos importantes no setor de iluminação, apresentando soluções tanto com os LEDs, como agora com os OLEDs"

Fomos pioneiros em lançamentos importantes no setor de iluminação, apresentando soluções tanto com os LEDs, como agora com os OLEDs”

Outra tecnologia que a OSRAM também é pioneira é na iluminação de faróis a laser. “As montadoras BMW e Audi já utilizam faróis a laser, tanto na luz baixa como na luz alta. O Audi R8, BMW i8 e agora o Série 7 da BMW utilizam tecnologia exclusiva da Osram. É o que existe de mais moderno em iluminação automotiva, com alcance de 600 metros na luz alta. Muito superior a qualquer tecnologia anterior, seja LED, seja xenon, ou halógena”, explica Ricardo.

Mercado Brasileiro

Presente no Brasil desde 1922, atualmente a Osram possui um escritório comercial no Brasil de onde atende, através da cadeia de distribuidores e grandes varejistas, o Brasil inteiro.
As lâmpadas automotivas que atendem o mercado de reposição brasileiro são oriundas de algumas das fábricas alemãs instaladas em outros países como: Alemanha, Itália, Eslováquia, Estados Unidos e China. A sede da empresa fica em Munique, na Alemanha. “A Osram possui uma política de total respeito à cadeia comercial e em conjunto com nossos parceiros comercias promovemos treinamentos técnicos e workshops para atender a demanda do PDV”, conta Ricardo, que também investe em ações de marketing, com presença na mídia digital e eventos especializados.

osram8

Outra curiosidade interessante sobre a Osram no Brasil é a história do entrevistado, o presidente Ricardo Leptich, que entrou na empresa com 16 anos de idade como office boy, pediu para ser demitido e contratado como estagiário de marketing e ao longo dos anos foi conquistando espaço, chegando ao cargo mais alto da companhia: “Minha identificação com a empresa é muito grande. Os valores da Osram são compatíveis com meus valores pessoais. Eu sou a prova viva de que a empresa investe no crescimento e desenvolvimento profissional, valorizando os colaboradores, parte fundamental no sucesso da companhia”, finaliza.

 

FAcebook-Revista-Curta
Texto: Denise Andrade
Imagens: Divulgação

Matéria publicada originalmente na revista AutoMOTIVO, a publicação B2B do mercado brasileiro de som e acessórios automotivos

Comente esta matéria

Fique tranquilo: o seu endereço de e-mail é apenas para controle interno e não será publicado. Os campos marcados são de preenchimento obrigatório! *

*

Voltar ao topo