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Revisão de som e acessórios pode ser oportunidade para aumentar as vendas

Revisãosom

A maioria absoluta das lojas do mercado se limita a vender, mas poderia obter resultados muito melhores se adotasse práticas simples como a oferta de revisões gratuitas

Já virou lugar comum conversar com alguém do mercado de som e acessórios automotivos e ouvir reclamações sobre baixos resultados de vendas no varejo. Os próprios varejistas são os primeiros a reclamar. Sem dúvida, no último ano a economia e a política não ajudaram, deixando os consumidores inseguros e desconfiados. As vendas de veículos zero despencaram e, consequentemente, isso se refletiu no movimento das lojas.

No entanto, pelo que pudemos observar, foram poucos os empresários que se propuseram a tirar os clientes de casa, que investiram em novas ações e propostas para virar o jogo.

Infelizmente, parece que faltaram (e continuam faltando) novas idéias que permitam atrair e fidelizar clientes e que também possam ser usadas para aumentar o ticket médio em cada compra.

Exemplos que merecem ser avaliados

Um dos problemas talvez esteja no apego a velhos conceitos e na falta de observação do que acontece em outros segmentos. As concessionárias autorizadas são um bom referencial: vagarosamente elas estão modernizando e adotando novas posturas para poder vender mais.

Uma das coisas que elas fazem são eventos para apresentar os novos produtos ou para levar o consumidor até os salões de venda. Oferecem música ao vivo, comida, bebida, atividades para crianças e muito mais.

Para gerar movimento nas oficinas, criam pacotes de revisão a preço fixo, oferecem lavagem grátis, diminuem o tempo de atendimento, oferecem revisão gratuita de itens de segurança antes dos períodos de férias e feriados, e daí por diante. Na maioria das lojas especializadas em pneus, freios e amortecedores a oferta de revisões gratuitas já virou rotina. Além disso, muitas agora oferecem instalações renovadas, com confortáveis salas de espera para os clientes, onde água mineral, café, jornais, revistas e tevê tornam a espera mais agradável.

Nos postos de combustíveis, as ações para atrair os consumidores vão desde a oferta de ducha grátis para quem abastece acima de um certo valor até a troca de frentistas homens por mulheres jovens e bonitas, sem esquecer a oferta de flores para mulheres ou balas e pirulitos para as crianças.

Em alguns postos também é comum que os frentistas verifiquem o nível do óleo do motor, chequem a pressão dos pneus, completem o nível da água do radiador, limpem o filtro de ar e até peçam para ligar os faróis para verificar se não há alguma lâmpada queimada.

Além de oferecerem aditivos para o combustível, o radiador e o reservatório de água do limpador de parabrisas, muitos postos ainda ampliam o leque oferecendo para verificar a carga e a data de vencimento do extintor de incêndio do veículo do cliente. Esses são só alguns exemplos do universo automotivo, mas as fontes de inspiração podem estar em outros segmentos do varejo ou do mercado de serviços. Na sua maioria, não implicam em grandes despesas e podem ser implantados com facilidade.

Revisão gratuita, oportunidade para aumentar as vendas

Em última análise, tomando como base apenas o que fazem os frentistas em muitos postos de combustível ou os atendentes em lojas de amortecedores e escapamentos, podemos dizer que o que eles estão fazendo é uma revisão que pode gerar uma venda.

E se esse mesmo conceito que tem dado resultados em outros segmentos do mercado automotivo fosse adotado no varejo de equipamentos de som e acessórios automotivos, não seria uma boa ideia?

Afinal, que consumidor não gostaria de ter certeza de que está tudo certo com o som ou os acessórios do seu veículo e ainda por cima rapidamente e sem precisar gastar nada? Provavelmente a maioria absoluta!

Quanto tempo demora para se ligar o som do carro do cliente e verificar se existe um alto-falante “estourado”, se existe alguma interferência no som, revisar o aperto das porcas e parafusos de um engate, ou verificar se existe alguma lâmpada ou fusível queimado, só para citar alguns exemplos?

Com certeza um profissional treinado da sua loja pode fazer isso em só alguns minutos, aproveitando para, ao mesmo tempo, verificar se existe oportunidade pra instalar um falante mais atual, um amplificador, um desbloqueio de vídeo, uma antena com mais alcance. Quem sabe até de trocar o player original ou antigo por um multimídia de última geração!

Ou então um acionador de vidros com proteção antiesmagamento, um sensor de estacionamento, um módulo “tilt-down” para retrovisores, um jogo de tapetes, um engate, um protetor de batente, iluminação LED para os faróis ou lanternas, entre outras tantas opções.

Será que vale a pena?

Que empresário, qualquer que seja o seu ramo de atuação, não gostaria de gerar mais receitas, fidelizar seus clientes e ainda criar oportunidades de novas vendas? Com certeza, você também! Pode ser que você esteja se perguntando se vale a pena adotar novas idéias como essas ou se coisas assim funcionariam no varejo de acessórios automotivos. Para tirar essa dúvida vale a pena lembrar de três coisas: todos nós gostamos de receber alguma coisa grátis, principalmente se for algo útil, que atenda a uma necessidade, ainda que não estejamos muito conscientes dela;como nós sabemos de perto, e a publicidade daquela rede de postos de combustíveis não cansa de lembrar, o brasileiro é apaixonados por carros;hoje em dia todo mundo tem pouco tempo, mesmo nas pequenas cidades do Interior.

Ou seja, interessados em manter o seu carro sempre “tinindo”, gostando de receber alguma coisa grátis, é muito provável que os seus clientes recebam de braços abertos um convite para dar um pulinho aí na loja para fazer uma rápida revisão gratuita do som ou dos acessórios instalados.

Esse tipo de ação promocional só tem vantagens: fideliza os clientes que a loja já tem, atrai novos consumidores, gera divulgação boca-a-boca e ainda oferece a oportunidade de fazer novas vendas.

Tudo isso sem precisar mexer no layout da loja ou contratar funcionários adicionais. Tudo o que é preciso é divulgar a iniciativa usando os meios que estiverem ao alcance do lojista e forem mais adequados em cada caso.

Faixas, banners, cartazes, folhetos, mensagens de e-mail e WhatsApp, ligações, mala direta e publicações nas midias sociais são algumas das opções mais simples e baratas. Se o orçamento permitir, é possível fazer publicidade em outdoors, jornais, rádios ou carros de som, por exemplo.

No entanto, é preciso lembrar de comunicar para o consumidor os três pontos listados acima na hora de criar qualquer uma dessas opções para divulgar a sua ação promocional:

1. que a revisão pode melhorar o desempenho e/ou a segurança do veículo ou do som instalado;
2. que ela é rápida;
3. que ela é gratuita!

Se você gostou da ideia, agora é hora de arregaçar as mangas e experimentar. Depois de colocá-la em ação, entre em contato conosco por e-mail, comentando no Portal AutoMOTIVO ou pelo nosso perfil no Facebook. Mostre para os seus fornecedores que você é um varejista atuante, que quer fazer acontecer!

Texto: Amadeu Castanho Neto
Imagens: Divulgação

Matéria publicada originalmente na revista AutoMOTIVO, a publicação B2B do mercado brasileiro de som e acessórios automotivos

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