Home / Revista / Edições Anteriores / Sistema de iluminação do VW Jetta

Sistema de iluminação do VW Jetta

Instalação de acessórios no VW Jetta

Um sedã com apelo esportivo e versões para todas as idades e gostos, o VW Jetta vem ganhando cada vez mais espaço entre diferentes públicos do nosso mercado. Pensando nisso, decidimos decifrar passo a passo o sistema de iluminação deste veículo. Nesta edição passaremos os tipos de lâmpadas utilizadas em cada ponto, tanto na parte externa como na parte interna do veículo, e como proceder na instalação de kits de xenon e leds nos locais das lâmpadas originais.

Parking de iluminação interna

Instalação de acessórios no VW Jetta

Figura 1

Na parte frontal do veículo, temos as luzes individuais de leitura como mostra a figura 1.

Instalação de acessórios no VW Jetta

Figura 2

Retire cuidadosamente a moldura de acabamento que sustenta as lentes, conforme a figura 2.

Instalação de acessórios no VW Jetta

Figura 3

Feito isso, vamos instalar as lâmpadas do modelo T-10, mais conhecidas como pingão. A substituição pode ser feita por sistemas T-10 de led normal, sem necessidade de nenhum canceller, pois este sistema interno não possui reconhecimento resistivo de lâmpada queimada. Veja na figura 3 como ficam as luzes de leitura com o sistema de super led.

Instalação de acessórios no VW Jetta

Figura 4

Passemos, agora, ao sistema de iluminação central, localizado na parte traseira do teto do veículo (figura 4).

Retire, cuidadosamente, as lentes de acrílico de ambos os lados. Elas são fixadas apenas por pressão de garras (figura 5).

Instalação de acessórios no VW Jetta

Figura 5

Neste caso, as lâmpadas utilizadas são do tipo torpedo de tamanho 36 mm, podendo ser substituídas, em ambos os lados, por torpedos de super led ou mesmo por placas de led em SMD. Este sistema também não tem reconhecimento resistivo de lâmpada queimada.

Na imagem da figura 6 utilizamos placas de led em SMD de 10 W – muito forte. Ficou show.

Instalação de acessórios no VW Jetta

Figura 6

Com isso, encerramos a parte interna em sistema de led parking

Sistema traseiro de iluminação de placas

No caso do sistema de iluminação de placas, o veículo vem equipado com reconhecimento resistivo de lâmpada queimada e, aí sim, não serve qualquer led.

Vamos explicar, em poucas palavras, o que o carro acusa. Quanto temos uma lâmpada de 5 W, do tipo incandescente, temos um consumo aproximado de 0,35 A que, vezes dois (são duas lâmpadas), dá 0,70 A. É esta consumo que o carro está programado par enxergar.

Fora disso, ele acusa uma avaria de lâmpada no painel central do veículo. É exatamente isso que acontece quando trocamos a lâmpada original por led: o consumo cai drasticamente e o painel indica uma falha.

Para corrigi-la, usamos um canceller . Este dispositivo nada mais é que um informante de potência em Watts de retorno para que o computador de bordo possa enxergar que o led acendeu.

Bem, agora que já sabemos o que é canceller vamos prosseguir com a reposição das luzes de placas.

Instalação de acessórios no VW Jetta

Figura 7

Remova as lentes com cuidado para não quebrar a garra de encaixe. Neste sistema, vamos encontrar lâmpadas do tipo T-10 que possuem reconhecimento resistivo e, portanto, necessitam de dispositivos de canceller, ou mesmo led com canceller acoplado, como os que usamos na figura 7.

Na figura 8, podemos comparar um lado com lâmpada e outro com led. Ficou muito diferenciado e trouxe sofisticação ao veículo.

Instalação de acessórios no VW Jetta

Figura 8

Parte frontal do veículo

Todo o sistema frontal é equipado com reconhecimento resistivo de lâmpada queimada. Portanto é indispensável o uso do canceller, tanto para sistemas de reposição com leds quanto kits de xenon.

 

Luzes de posicionamento ou luzes de lanternas

Modelo T-10: uso obrigatório de canceller quando substituído por led.

Farol baixo H7 55 W: quando instalado kit de xênon, é indispensável o uso de canceller específico para sistema cam-bus.

Farol alto H7 55W: não aconselhamos a utilização de kits de xenon nesta via por motivo de sobrecarga no sistema.

Farol de milha HB-4 ou 9006: quando instalado kit de xênon, é indispensável o uso de canceller específico para sistema cam-bus.

FAcebook-Revista-Curta

Texto: Serginho e Bila

Imagens: Equipe AutoMOTIVO

28 comentários

  1. Deny Williams

    Muito boa a matéria. Sugiro que façam uma semelhante com o GOLF VII (NOVO GOLF) HIGHLINE TSI. Obrigado.

    • Serginho e Bila Consultores

      Deny, os carros são muito parecidos, mas assim que pudermos falaremos, sim. Obrigado!

  2. Thiago Fonseca

    Parabéns pela matéria. Tenho um Jetta Tsi 2012 e tive um problema que estou com dúvidas se o canceller resolveria. Instalei o Farol de led nele e resolvi colocar Xenon no farol baixo e neblina. Com o carro desligado funciona perfeitamente, mas quando ligo o carro ou pisco o farol alto ele começa a piscar e apaga de vez. O canceller é a solução?
    Obrigado

  3. André Costa Moura

    Muito bom o texto, me ajudou bastante. Agora me responda algumas perguntas se possível.

    Vou colocar kit xenon nele, pensei em 3 kits (baixo, alto e milha), mas li que na alta não é recomendável. Que lâmpada você recomenda entõ que mais se assemelha com um xenon 8000k?

    Outra coisa, qualquer tipo de canceller funciona? Ou é algum canceller de marca especifica?

    Obrigado.

    • Serginho e Bila Consultores

      André, primeiramente obrigado. Quanto ao alto, deixe a lâmpada original, pois causará maior efeito quando for utilizar o relampejo. Utilizo em minha loja apenas o 4.300K, que é uma aura amarelada ou o 6.000K que é um branco levemente azulado. Quanto ao canceller, procure comprar um que tenha carcaça metálica.

  4. Por gentileza gostaria de saber se esse sistema de instalação de xenon no Jetta tabem funciona no passat 2006. Instalando o canceller o xenon funcionaria? Muito obrigado.

  5. Leandro Marcilio

    Boa tarde, existe alguma lampada que não necessite de canceller para o jetta tsi 2011/2012, mas que se asemelhe ao led 6000K??? preciso para o faról baixo e milhas, obrigado

  6. Marco Aurélio Olmos

    Excelente matéria, gostaria de saber aonde é ou o telefone da sua Loja para agendarmos as trocas de todas as lâmpadas de meu Jetta 2015.

  7. Eduardo Silva

    André, boa tarde

    Excelente matéria. Tenho um Jetta TSI 2015 e gostaria de instalar uma luz mais branca, não quero o xenon, já me falaram de umas lampadas super branca e agora tem o led. O que você me sugere? E mqual o endereço da sua loja. Abraço

  8. Parabéns pela matéria. Tenho um Jetta 2016 e tive um problema e gostaria de compartilhar bem como avaliar possível solução. Instalei led no Parking de iluminação interno (console dianteiro tudo em ordem com canceller, nos console traseiro instalei as torpedos sem canceller), quando mudava da chave do console traseiro o dianteiro piscava e em desses teste parou de funcionar tudo. Levei a um eletricista que testou todas as lampadas e fusíveis das caixa interna e do motor e nada de ser um queimado, diante a dificuldade levei na concessionária e dois dias se passaram e não acharam o problema, não consegui solução simplesmente não identificam o problema, já se passaram 2 meses e continuo tendo sem luzes internas do teto, porta luva e porta mala, luz dos pés acendem demais não. Será que poderia estudar meu caso? Visto que a VW desconhece.

  9. Luis Fernando

    Olá, tenho um Jetta Comfortline 2016, as luzes do pé e do retrovisor são amarelas e no Golf Highline são em leds, além das luzes do quebra sol que também são em leds, quais seriam essas lampadas no caso do Jetta ?
    Obrigado.

  10. Caio Naretto

    Boa tarde! Tenho um Golf TSI 2015 ( Mexicano ) Até hoje mesmo os leds com canceler da cambus funcionam, todos que testei na placa acusou erro no painel, sabe me dizer o que posso fazer ou qual usar ? Valeu, abc

  11. bom dia! vocês indicariam uma loja ou técnico de confiança para compra e instalação de kit xenon para Jetta 2015 na cidade do Rio de Janeiro? obrigado.

  12. Odalvo Oliveira

    Olá poderia mostrar os passos da instalação de Super LED h7 (farol baixo) no Jetta 2012?

  13. AMERICO SENA

    Boa tarde ,instalei 2 jogos de lampadas de led no jetta 2014 um jogo H7 para o farol baixo e um HB4 para os milhas.
    o carro parado funciona, fica lindo, fui dar uma volta a noite apos 10 minutos as lampadas do farol apagaram.
    fui ao auto eletrico ele testou todos os fusiveis e não estavão queimados poren não chega energia nos polos da luz baixa.
    OBS essa lampadas já vem com canceler ou não

  14. Estou querendo fazer um sistema de identificação de lâmpada queimada na minha motocicleta. Teria uma sugestão a respeito?

  15. Felipe keller

    Olá, tenho um jetta tsi 2012 porem coloquei luzes de led no interior todo e acho que deve ter queimado um fusível ao colocar o led, pois não acende mais nenhuma luz,poderia me informal qual o número do fusível para possível troca ? Obrigado

  16. Guilherme Ghinzelli

    Olá.. queria saber qual o modelo certo para instalar lampada super LED no jetta 2012… Comprei 1 jogo H7 mas não tem como prender a lampada dentro do farol.. tem alguma peça que precisa ser comprado pra conseguir encaixar adequadamente? Obrigado

  17. Ola boa noite alguem pode me ajudar o meu é 2012 porque guando fecho as portas ele n apaga as luzes do teto e as de traz n acendem guando Abro as portas obrigado

  18. sanzio vasconcelos

    Gostaria de uma ajuda. Primeiramente, excelente matéria! Parabéns! Queria compartilhar um caso que aconteceu comigo. Comprei super leds de farol de neblina e farol baixo e o pingão no farolete para meu jetta tsi 2012. Meus quatro super leds queimaram, tanto os do farol baixo quanto os do farol de milha. Este fato deve-se ao não uso do canceller ou instalaçao incorreta? Percebi que sempre que ligava meu carro os quatro leds ficavam piscando por 1 ou 2 seg. Estou receoso em comprar novos leds. Vc acha q foi o próprio sistema de iluminaçao do meu carro que os queimou?

    • Olá Sanzio, bom dia!!
      Tudo bem?
      Vc poderia me ajudar?

      Vi que descreveu no site o problema que teve no seu jetta.

      Estou com o mesmo problema, como vc resolveu isso? instalei led a uns 6 meses milha, baixo e alto no meu jetta 2012.
      Qdo eu dou contato na chave e energiza o veiculo as lâmpadas piscam por uns 2 segundos seguidos e depois normaliza.
      ontem o farol lado esquerdo ta intermitente e o direito ta piscando bem suave.
      Como vc resolveu seu problema? foi instalação ou ou foi o tal canceler que estava faltando?

      Agradeço a atenção.

      meu contato é

      alvaromonte@hotmail.com
      ou Whatsapp 12 98225-0055

      Alvaro.

      • luciano dos santos romero

        Olá bom dia,estou com o mesmo problema no meu Jetta 2012..quando viro a chave ele pisca sozinho..vc conseguiu descobrir o que é isso é se traz algum dano ao carro..meu ZAP 011-955778752
        E-mail lucianooromero@gmail.com

  19. valmir andre demertine

    ola boa noite alguém pode me ajudar porque guando fecho as portas q entro no carro as luzes do teto não apagam guando eu saio do carro e ativo o alarme elas apagam guando desativo o alarme elas acedem mais ao entrar e fechar as portas elas não apagam porque sera? obrigado por quem deu atenção

  20. Boa tarde ,gostaria de saber como faço para trocar o farol do jetta ,pelo modelo mais novo de farol c led

  21. Boa noite, fui fazer carroça das lâmpadas internas e parou de funcionar todas, o q pode ser, nem as originais acedem mais

  22. Boa noite.
    Tenho um Jetta 2011, comprei os faróis bi-xenon com led original do jetta, porém não consigo fazer a ligação de fios para que os leds funcionem. Poderiam me ajudar a dizer qual é a ligação correta do farol?

Comente esta matéria

Fique tranquilo: o seu endereço de e-mail é apenas para controle interno e não será publicado. Os campos marcados são de preenchimento obrigatório! *

*

Voltar ao topo