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Instalação: A sua opinião IMPORTA !

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No último mês de março foi realizado o ENAN (Encontro Nacional AutoMOTIVO de Negócios), um evento que reuniu alguns dos mais importantes fabricantes e distribuidores de todo Brasil. O encontro tem por objetivo promover a interação entre os empresários e a geração de muitos negócios e parcerias que se estendem por todo o ano e não somente nos dias do encontro. E mais uma vez foi sucesso de realização, pelo terceiro ano consecutivo.

instalação---serginho-e-fabioUma das mudanças deste ano, foi a nossa participação. Este ano nós, os consultores técnicos da revista AutoMOTIVO abraçamos a ideia de prestar consultoria também no evento. Durante os três dias de realização estivemos apresentando o nosso ponto de vista em relação ao mercado de som e acessórios, ou seja, o ponto de vista do varejista junto ao consumidor final.

À princípio foi um desafio, mas logo na abertura do evento descobrimos a importância de nossa participação e a enorme deficiência que existe no relacionamento FABRICANTE X LOJISTA. Percebemos que a união entre os setores necessita ser estreitada urgentemente para uma divulgação e melhor aproveitamento da vasta gama de produtos hoje ofertada em nosso segmento. Foi aí que, tentando representar todos os lojistas e instaladores do setor de som e acessórios, entramos em ação.

Nesta matéria deixaremos de lado as tradicionais dicas de instalação e procedimentos de aplicações técnicas para gerar uma pesquisa de satisfação para você lojista, instalador e varejistas. Iremos expor abaixo questões que colocamos aos fabricantes e distribuidores em uma breve palestra, além de alguns depoimentos que apresentamos, caso a caso, durante a consultoria que prestamos em todos os dias do evento.

instalação---serginho-01É importante que fique claro, que ali foi apresentado somente o ponto de vista da StopCar, de dois consultores de uma revista segmentada e de lojistas com experiência de mais de 18 anos com loja física, que lidam diretamente com o consumidor final e que conhecem as suas necessidades. Por isso, convocamos vocês nossos leitores a se manifestarem, através do Portal AutoMOTIVO, ou pelo nosso e-mail apresentando suas ideias e opiniões construtivas sobre os pontos que foram abordados com os diversos fornecedores durante o ENAN.

O importante é que possamos unir nossas opiniões para uma melhora significativa em nosso segmento, pois em nosso ponto de vista, é de responsabilidade dos fabricantes promover seus produtos. E através de nossas sugestões e de nosso feedback eles poderão se posicionar e melhorar ainda mais o relacionamento com o varejista, que são os verdadeiros formadores de opinião no momento da venda de um produto ao consumidor final.

instalação---serginho-02Em destaque, algumas questões levantadas junto aos fornecedores durante a consultoria no evento. Esperamos que opinem e estamos abertos a debater o assunto no Portal AutoMOTIVO.

Relacionamento Fabricante X Lojista: Esta relação sofreu uma grande distância nos últimos dez anos e que seria fundamental a presença de promotores de produtos para apresentação de lançamentos. Além de um catálogo de produtos sem visar à venda naquele momento, somente promoção e conhecimento técnico da aplicação do produto.

Aplicações de palestras técnicas centralizadas por região: Apresentamos várias propostas de palestras técnicas centralizadas e com menor quantidade de instaladores. Acreditamos que em grupos menores, há uma melhor absorção da informação e uma atenção mais voltada para cada caso, gerando assim maior aprimoramento técnico do nosso profissional. Tudo isso sem custos aos lojistas e instaladores. Com essas ações o fabricante diminue e muito seu nível de retorno e isto, no final, vai resultar em lucro para todos e principalmente na satisfação do nosso cliente.

instalação---serginho-03Agilidade e menos burocracia na hora da garantia: Existem produtos em nosso estoque, que quando apresentam defeito o cliente não pode esperar pela assistência. Um exemplo são os sistemas de automação e segurança (salvo o mau uso e a infiltração de água) a troca precisa ser imediata. Com os demais há mais flexibilidade, mas o ideal é que os problemas fossem resolvidos rapidamente, pois é o lojista e instalador que dispõe do seu tempo para retirar e reestabelecer o produto com o custo da instalação, isto ninguém nos paga certo!?

Sistema de suporte técnico via chat ou contato telefônico: Prestadores com conhecimento técnico para aconselhar e direcionar o profissional em caso de dúvidas de aplicação ou mesmo instalação do produto por ele representado, tudo isto com um canal totalmente gratuito de 0800 ou chat para melhor opção do vendedor ou instalador.

Divulgação física em sua loja: Divulgar com carros de demonstrações, banners e entre outros. Ações fortes do fornecedor em nosso PDV, para nos ajudar a aumentar as vendas e consequentemente comprarmos mais das distribuidoras.

instalação---serginho-megafoneÉ importante lembrar que: Quem sempre promove e exalta uma marca, seja ela qual for somos nós lojistas. Nós promovemos as vendas aos nossos clientes, eles confiam em nossa opinião, então levando em conta as palavras acima citadas, ou seja, temos um grande poder em nossas mãos e claro que devemos utilizá-lo com responsabilidade, lealdade e transparência sempre, vendendo verdade aos nossos clientes, pois só com a utilização diária desta verdade e vendendo produtos que nos proporcionem tudo que citei acima poderemos reivindicar nossos direitos como verdadeiros formadores de opinião que somos. Lutem por um segmento mais justo!

Envie suas dúvidas, sugestões, dicas.Você poderá estar nas próximas páginas da AutoMOTIVO e ainda concorra a prêmios.
Escreva para: consultores@revistaautomotivo.com.br ou poste através do nosso perfil no Facebook

Por: Serginho e Bila

Fotos: Divulgação

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