Home / Veículos / Carros / Bem-vindo ao Brasil, Yaris!

Bem-vindo ao Brasil, Yaris!

O Toyota Yaris chega ao Brasil em cinco versões.

O Toyota Yaris chega ao Brasil em cinco versões.

Sucesso de vendas em diversos países do mundo, chega ao Brasil o Toyota Yaris. O carro será produzido em Sorocaba, interior de São Paulo, e deve estar disponível no começo do segundo semestre de 2018.

Disponível nas carrocerias hatch e sedã, o modelo conta com os motores 1.3 e 1.5 litro Dual VVT-i que já equipam o Etios e fazem do compacto um exemplo de conforto, dirigibilidade e economia de combustível.

O para-choque armazena os faróis de neblina de formato arredondado que são item de série desde a versão inicial.

O para-choque armazena os faróis de neblina de formato arredondado que são item de série desde a versão inicial.

Com transmissão automática CVT e manual de seis velocidades, além de uma recheada lista de itens de conveniência, tecnologia e segurança em todas as versões, como vidros e travas elétricos, controle de estabilidade, tração e assistente de subida em rampa, faróis com regulagem elétrica e acendimento automático, roda de liga leve de 15” e faróis de neblina.

Para atender às necessidades dos mais diferentes perfis de clientes, o novo Yaris chega ao Brasil em cinco versões. Para o modelo hatch, são elas: XL manual e XL CVT, XL Plus Tech CVT (todas com motorização 1.3 litro), XS e XLS, estas com câmbio CVT e motor 1.5 litro.

A capacidade do porta-malas na versão hatch é de 310 litros

A capacidade do porta-malas na versão hatch é de 310 litros

A carroceria sedã possui as mesmas versões, somente com motorização 1.5 litro. Com relação às dimensões gerais, o novo Yaris possui 4.145 mm de comprimento (4.425 na versão sedã), 1.730 mm de largura, 1.490 mm de altura e 2.550 mm de distância entre-eixos. A capacidade do porta-malas na versão hatch é de 310 litros, enquanto no sedã, 473 litros. Já o tanque de combustível comporta 45 litros.

Na dianteira, ainda é possível destacar a grade superior localizada entre os faróis. Nas versões XL e XL Plus Tech, ela é pintada na cor preta, enquanto nas versões XS e XLS, possui um friso cromado na parte de cima.

O modelo na versão sedã.

O modelo na versão sedã.

O para-choque é pronunciado de design moderno, além de armazenar os faróis de neblina de formato arredondado que são item de série desde a versão inicial. A grade inferior na cor preta conta com desenho em forma de colmeia na versão hatch, enaltecendo um caráter mais esportivo, enquanto no Yaris sedã, o formato é de linhas horizontais.

O perfil dos faróis acompanha o design frontal afilado, enquanto na versão XLS, topo de linha, o projetor com lâmpadas halógenas. O Yaris ainda conta, desde a versão de entrada, com função “Siga-me”, quando os faróis ficam acesos por certo tempo para que o motorista, após travar as portas, possa chegar ao seu destino com o trajeto iluminado; acendimento automático e ajuste elétrico dos faróis, sendo estes últimos exclusivos nesta categoria.

As rodas das versões XS e XLS possuem design exclusivo com acabamento Dual Tone (preto e prata).

As rodas das versões XS e XLS possuem design exclusivo com acabamento Dual Tone (preto e prata).

Em todas as versões do Yaris, as rodas são de liga leve de 15” e os pneus são 185/60. As rodas das versões XS e XLS possuem design exclusivo com acabamento Dual Tone (preto e prata). Os motores 1.3L e 1.5L, ambos 16V Flexfuel, trazem a tecnologia de duplo comando de válvulas variável Dual VVT-i da Toyota, que atua no gerenciamento dos sistemas de admissão e escape da câmara de combustão, otimizando a queima do combustível de maneira inteligente, refletindo em melhor desempenho e menor consumo.

O novo Yaris está equipado com dois tipos de transmissões. A manual de seis velocidades e a Multidrive de tecnologia CVT. A transmissão manual, derivada da mecânica confiável do Etios, a Toyota conta com o IMT – Monitor Inteligente de Aceleração –, que funciona como um auxiliar de arranque, minimizando que o motor “apague” assim que o motorista tira o pé da embreagem para colocar o carro em movimento. Além disso, para o Yaris os engates das marchas estão mais precisos.

O painel de instrumentos se conecta do centro para as laterais, valorizando a central multimídia e os principais comandos.

O painel de instrumentos se conecta do centro para as laterais, valorizando a central multimídia e os principais comandos.

Já a transmissão Multidrive CVT, presente no Corolla, privilegia desempenho sem abrir mão do baixo consumo de combustível. Seu diferencial é um software de gerenciamento que simula sete marchas, mesmo quando o motorista conduz o veículo com o câmbio na posição Drive.

Design: itens esportivos, como rodas dual tone; saia traseira, lateral, frontal e apliques no farol de neblina; painel e descanso de braço; cromados como molduras da maçaneta, friso lateral inferior e ponteira de escapamento; também itens em aço inox escovado, como as soleiras de porta; entre outros.

Uma das grandes novidades do Yaris é o teto solar elétrico disponível.

Uma das grandes novidades do Yaris é o teto solar elétrico disponível.

Segurança: itens como lâmpadas de condução diurna, que podem ser utilizadas em rodovias, substituindo o farol baixo; os sensores de estacionamento frontal e traseiro; lâmpadas brancas para faróis e em LED para os faróis de neblina, incrementando o visual esportivo e atendendo a legislação vigente; trava de segurança das rodas e do estepe; novos frisos laterais; protetor de para-choques com cinco peças; entre outros.

Conveniência: bandeja de porta-malas; exclusivos tapetes traseiros; calhas-de-chuva; caixas organizadoras de porta malas; suporte para tablets e bolsas; refrigerador portátil; compressor de ar 12V; rede de porta-malas etc.

Os bancos traseiros contam com apoio de braços com porta-copos central.

Os bancos traseiros contam com apoio de braços com porta-copos central.

Tecnologia: digital video recorder; alto falante frontal (tweeter) e central multimídia Toyota Play + tecnologia Harman.

As cores disponíveis para o novo Yaris são: Branco Polar (sólido), Branco Perolizado, Cinza Cosmopolita, Prata Lua Nova, Prata Premium, Preto Infinito, Vermelho Super (sólido) e a nova e exclusiva, Azul Titã.

FAcebook-Revista-Curta

Texto: Matheus Oliveira
Imagens: Divulgação

Matéria publicada originalmente na revista AutoMOTIVO, a publicação B2B do mercado brasileiro de som e acessórios automotivos

Comente esta matéria

Fique tranquilo: o seu endereço de e-mail é apenas para controle interno e não será publicado. Os campos marcados são de preenchimento obrigatório! *

*

Voltar ao topo