Unigauss

unigauss

Uma empresa familiar, que cresceu graças ao esforço de duas gerações, começa a despontar no cenário de som automotivo – após uma bem sucedida trajetória no som profissional: é a Unigauss Indústria Eletrônica Ltda., que começou nos anos 80 e, hoje, alça voos cada vez maiores e ambiciosos ao focar também no segmento automotivo. Nesta entrevista, o diretor Edson Moreira de Oliveira e seus filhos Danilo, Aline e Fernando (todos atuando dentro da diretoria) falam um pouco da trajetória e dos objetivos da empresa no mercado.

Como nasceu a empresa?

Edson Moreira de Oliveira – A Unigauss Indústria Eletrônica Ltda foi fundada em 1982, com sede em Mauá (SP), sendo uma das empresas do segmento de alto-falantes profissional que primam pelo pioneirismo em muitos aspectos. No inicio, era movida apenas pelas mãos da familia, eu tinha que fazer de tudo um pouco: comprava, vendia e, quando apertava os pedidos, eu tinha que correr para dar uma força na produção. Era muito desgastante – mas, ao mesmo tempo, prazeroso – pois eu sabia o que eu queria e aonde queria chegar.

Vocês vieram do som profissional, portanto quais foram os primeiros produtos a ser fabricados?
EMO – Desde o início a proposta da empresa era criar produtos de alto desempenho e fidelidade para o mercado de som profissional – como o caso dos trios elétricos. Os primeiros produtos que fabricamos foram da linha PA TURBO, que é uma linha de alto-falantes potentes para suportar altas pressões, e devido a seu sucesso está em nossa linha de produção até os dias de hoje.

Você, Danilo, é a segunda geração da família no negócio. Mas como foi a caminhada com seu pai, nos primeiros tempos?
Danilo Delboni de Oliveira – Sim, eu e meus dois irmãos somos a segunda geração da família no negócio – eu trabalho na empresa há 11 anos e, no inicio, foi como meu pai já disse, éramos apenas nós, da família, na empresa. Eu comecei na produção, pois meu pai fazia questão que eu e meus irmãos entendêssemos de tudo um pouco na empresa e, portanto, nenhum de nós tinha cargos fixos, pois a cada dia tínhamos de desempenhar uma tarefa diferente. Portanto o tempo foi se passando, a empresa foi crescendo e, nos tempos atuais, eu (Danilo) e meus dois irmãos (Aline Delboni de Oliveira e Fernando Delboni de Oliveira) estamos à frente da administração da empresa, com meu pai na presidência.

Dentro deste nicho de som profissional, vocês também fazem projetos de instalações para casas e eventos?
DDO – Não, a Unigauss está totalmente voltada para a fabricação de alto-falantes, portanto não realizamos projetos para eventos.

Quando vocês começaram a pensar no som automotivo, e por quê?
DDO – Há cinco anos já pensávamos em criar produtos para som automotivo, porém estávamos esperando a hora certa: há dois anos notamos o grande crescimento do mercado neste segmento de som automotivo e nos definimos pela nossa entrada em definitivo neste mercado – utilizamos o ano de 2009 para realizar vários testes em laboratório e também em carros com diversos tipos de alto-falantes. Já nos primeiros testes, batemos alguns recordes nacionais (e até mundiais) em campeonatos de som, o que vinha ao encontro da nossa proposta original, que era chegar nesse novo mercado para causar impacto. Decidimos, então, fabricar alto-falantes de alta potência e precisávamos de algum diferencial para se destacar no mercado de som automotivo. Portanto, criamos novos sistemas para que os produtos pudessem ter um alto desempenho e uma grande durabilidade. Realizamos pesquisas de campo e entrevistamos muitos competidores para saber o que faltava no mercado, e percebemos que eles queriam um produto que agregasse potência e durabilidade. Portanto, isso foi um dos diferencias de nossos alto-falantes para linha automotiva.

foto-unigauss

Um comentário

  1. Wellison Jose de lira

    Tento entrar em contato so chama de

Comente esta matéria

Fique tranquilo: o seu endereço de e-mail é apenas para controle interno e não será publicado. Os campos marcados são de preenchimento obrigatório! *

*

Voltar ao topo