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Varejo em Foco: Itaim Bibi

A revista AutoMOTIVO esteve na Zona Oeste, e conheceu as novidades de mercado por lá!

A revista AutoMOTIVO esteve na Zona Oeste, e conheceu as novidades de mercado por lá!

SmartGarage • Serviço agregado à tecnologia

Uma das lojas de destaque da região, é a SmartGarage. Franquia que está presente na região desde 2012, quando os sócios Rogério e Cristiano, decidiram abraçar o projeto inovador da rede de lojas. “O diferencial da SmartGarage, é que temos como objetivo, propor um serviço moderno, à base de tecnologia, eficiente e rápido”, afirma Cristiano, gestor da loja do Itaim.

Cristiano, gestor da loja

Cristiano, gestor da loja

A loja segue um padrão de serviço bem comum na região, que é não se limitar a um tipo de serviço prestado. Para Cristiano, um cliente moderno, procura numa mesma loja, resolver todos os problemas do seu carro. “Quando você vier a loja, você verá: instalação de película de vidro, desbloqueios de sistema e trocas de multimídia”.

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Quando perguntado sobre as transformações do mercado, devido aos avanços da tecnologia, e dos padrões dos carros que saem das montadoras, Cristiano é categórico. “Eu acredito que toda mudança é uma oportunidade. Anos atrás, a moda era investir na potência do som, atualmente isso quase já não sai. A tendência agora é investir no conforto e conectividade. Todos querem seu celular ligado ao seu veículo. E mais, se daqui a 10 anos, os carros forem totalmente elétricos, ou nem precisarem mais de motorista, ótimo! Estaremos preparados para isso também. Se for necessário, montaremos um bar dentro do carro. Acho que podemos nos adaptar a tudo que o mercado nos oferece”.

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A franquia tem planos ambiciosos para expandir sua rede. Ao todo, já existem cinco SmartGarages, a última, inaugurada na Mooca, a primeira na região da Zona Leste. Porém, duas lojas já estão em andamento. Uma na região do ABC e outra no Morumbi. “Não abrimos uma nova loja só por abrir, nós planejamos bastante cada lugar antes. Analisamos quais regiões sofrem de carência, e de onde as pessoas vêm para procurar nossos serviços. Queremos ter um controle ordenado”, resume Cristiano.

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E mais que isso, a franquia tem como objetivo, se consolidar como uma marca referência quando o assunto forem acessórios, sons e serviços automotivos agregados a tecnologia. Por isso, quando se chega a loja, é possível reconhecer a identidade visual da loja, e até adquirir uma camiseta com o nome da marca.

“Queremos que nossos clientes tenham alguma ligação com a nossa loja, e acreditamos que esse pode ser o caminho”, finaliza Cristiano.

KrocoKar • Vínculo entre as gerações

Ainda na região do Itaim, uma loja que chama a atenção por seu tamanho, é a KrocoKar, uma marca que está presente no bairro desde 2006, quando sua primeira loja, localizada no bairro de
Santana, na Zona Norte da capital paulista, decidiu ampliar seus negócios.

Fábio, proprietário

Fábio, proprietário

Fábio, proprietário do estabelecimento, cita a relação com os instaladores, “Atualmente temos 10 funcionários, e os mesmos, estão conosco desde o início da loja aqui no bairro. Temos pouca rotatividade de pessoal”, resume.

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Outro fator importante para um bom posicionamento na região, é a fidelização do público. “Pelo fato da loja ser grande, conseguimos receber bastante gente, e nossos clientes confiam em nós. Então o marido traz a esposa, que traz o filho. Já conseguimos criar esse vínculo que passa entre as gerações”.

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Para Fábio, uma dificuldade que o mercado encontra, é a velocidade em que as coisas mudam, “O mercado é mais rápido hoje, isso é difícil de acompanhar. E além disso, a questão dos carros 0km saírem de loja com tudo, e diminui cada vez mais o que vender para cada carro. Por isso, é essencial ter criatividade, e acompanhar as tendências que chegam lá de fora”. A loja possui parceiros importantes, um deles é a Pioneer. A loja é credenciada com o selo de instalador feito que poucas lojas possuem.

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Outro parceiro da Krocokar é o piloto da Stock Car, Átila Abreu. Os principais serviços que a loja oferece são: Serviços de som, mais voltados para um upgrade do aparelho original, aplicação de películas de vidro, envelopamento.

Hirota Som • Experiência e serviço 

Quando falamos de loja tradicional no Itaim, falamos da Hirota Som, que existe há 20 anos, e é um exemplo de que é possível sobreviver e se adaptar as novas demandas do mercado. E o lema é simples: serviço. O proprietário Hélio, nos contou um pouco sobre a história da loja.

Hélio, proprietário

Hélio, proprietário

“Estamos aqui no bairro há 20 anos. E comigo trabalham mais dois funcionários. E nesse período longo de experiência, muitas coisas mudaram. Por exemplo, o tipo de serviço. Antigamente vinha muito som e a busca pelo acessório era aqui na loja. E hoje fazemos mais serviços de consertos. Porque instalação de som mesmo, já parou”, conta Hélio.

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Hoje os serviços mais procurados na loja são: instalação de engates, películas de vidro e multimídia. “A diferença é que nossos clientes já trazem o produto, e nós cuidamos somente da parte de
instalação”.

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E é a prestação do serviço o ponto forte da loja: “Nosso serviço, com certeza é o diferencial! Desde consertos de máquinas de vidro blindado, travas de blindados, espelho elétrico. E podemos dizer que o veículo blindado também é um dos nossos fortes”. Até por causa do serviço especializado, o público da Hirota mudou com o tempo: “Hoje, recebemos pessoas da faixa dos 30, 40 anos.

Antigamente era diferente, trabalhávamos muito com jovens, pelo tipo de demanda que estava em alta na época”. Para Hélio, as tecnologias e a internet dificultaram um pouco. “Na minha opinião, a internet limitou o nosso trabalho a apenas serviço. Penso que hoje, alguns serviços ficaram com o valor agregado mais baixo, devido ao mercado online”.

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Mas mesmo com os prós e contras, a loja permanece há 20 anos atendendo aos clientes, e Hélio afirma que essa tradição se deve ao serviço bem feito. “Fazer um bom trabalho, receber bem todos os clientes, esse é nosso forte!”, finaliza.

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Texto: Matheus Oliveira
Imagens: Equipe AM

Matéria publicada originalmente na revista AutoMOTIVO, a publicação B2B do mercado brasileiro de som e acessórios automotivos

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