Home / Últimas Notícias / Produtos / Alarme detecta se criança está trancada no carro

Alarme detecta se criança está trancada no carro

termometro temperatura interna veículos

Ainda há muitas oportunidades para serem aproveitadas no mercado de acessórios automotivos. Um exemplo interessante é o equipamento desenvolvido por um aluno de Engenharia Elétrica da Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Campinas, que detecta se há uma criança trancada em um carro sem ocupante no banco dianteiro e age em função disso.

Infelizmente, casos de motoristas que esquecem crianças dentro de veículos estão se tornando cada vez mais comuns. O fenômeno não está limitado só ao Brasil e preocupa pais e cientistas do mundo todo. De acordo com o website especializado Kids and Cars, só nos Estados Unidos esse tipo de acidente cresceu 10 vezes num período de 20 anos, passando de 5 em 1990 para 49 em 2010.Graças à divulgação, o número de casos baixou para 44 em 2013 e até o final de outubro de 2014 tinha somado 30 casos.

O grande número de casos divulgados pela Imprensa no Brasil motivaram o ex-aluno da PUC-Campinas, Victor Angel Bocchi Castellaro, de 24 anos, a criar um sistema de segurança que detecta e avisa o responsável pelo veículo de que há uma criança dentro do carro.

O estudo foi realizado como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) , na Faculdade de Engenharia Elétrica da PUC-Campinas, e defendido em maio de 2014.  Castellaro criou um sensor que identifica se o veículo possui alguma criança no banco de tras e se há algum passageiro no banco da frente. Caso o adulto saia e feche os vidros, esse sensor passa imediatamente a medir a temperatura interna do veículo.

O sistema desenvolvido estabelece a temperatura de 38 °C como nível máximo tolerável. Se internamente o carro atingir essa temperatura, o sistema envia uma mensagem para o celular do responsável pelo veículo, avisando-o que há uma criança dentro do carro. Se dentro de um minuto o adulto não responder ou não voltar para o veículo, o sistema interage automaticamente com o acionador elétrico e abre os vidros.

“Diante de inúmeras notícias de pais que esquecem os filhos dentro do automóvel e a criança morre em razão da alta temperatura, eu decidi realizar esse trabalho”, conta Castellaro. O ex-aluno ressalta, ainda, que durante o estudo não foi encontrado nenhum dado sobre esses casos no Brasil. “O que justificou meu trabalho foram notícias de jornais, que são inúmeras. Contudo, infelizmente, eu não localizei estatísticas sobre esses casos”, completou.

O projeto de Trabalho de Conclusão de Curso foi premiado por ser considerado um dos melhores trabalhos do ano de 2014, no curso de Engenharia Elétrica. O estudo teve orientação dos docentes André Luís Peternella e Frank Herman Behrens, e foi realizado entre anos de 2012 e 2014.

A empresa que passar a oferecer esse produto ou um similar com certeza vai atrair muita atenção da Imprensa e do mercado. Quem se habilita?

 

Comente esta matéria

Fique tranquilo: o seu endereço de e-mail é apenas para controle interno e não será publicado. Os campos marcados são de preenchimento obrigatório! *

*

Voltar ao topo