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Artigo: Coloque novos desafios na sua vida e viva cada vez mais motivado

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Durante as minhas palestras e treinamentos costumo usar um fato sobre o qual li uma vez para dar um exemplo de como superar um problema que atinge grande parte de nós, a falta de motivação.

Os japoneses sempre adoraram peixe fresco. Porém, as águas perto do Japão não produzem muitos peixes há décadas. Assim, para alimentar a sua população, os japoneses aumentaram o tamanho dos navios pesqueiros e começaram a pescar cada vez mais longe.

Quanto mais longe os pescadores iam, mais tempo levava para o peixe chegar. Se a viagem de volta levasse mais do que alguns dias, o peixe já não era mais fresco. E os japoneses não gostaram do gosto destes peixes.

Para resolver este problema as empresas de pesca instalaram congeladores em seus barcos. Eles pescavam e congelavam os peixes em alto-mar. Os congeladores permitiram que os pesqueiros fossem mais longe e ficassem em alto-mar por muito mais tempo.

Entretanto, os consumidores japoneses conseguiram notar a diferença entre peixe fresco e peixe congelado e, é claro, eles não gostaram do peixe congelado. Assim, as empresas de pesca instalaram tanques de peixe nos navios pesqueiros.

Com isso, eles podiam pescar e enfiar esses peixes nos tanques “como sardinhas”. No entanto, em função da falta de espaço, depois de certo tempo eles paravam de se debater e não se moviam mais. Eles chegavam ao Japão cansados e abatidos, porém, vivos.

Infelizmente, mesmo assim os japoneses ainda podiam perceber a diferença do gosto pois por ficarem sem se mexer por dias, os peixes perdiam o gosto de frescor. E os japoneses continuavam preferindo o gosto de peixe fresco e não o gosto de peixe apático.

Então, como os pescadores japoneses resolveram este problema? Como eles conseguiram trazer ao Japão peixes com gosto de puro frescor? Se você estivesse dando consultoria para a empresa de pesca, o que você recomendaria?

A GRANDE “SACADA”: Quando as pessoas atingem seus objetivos, tais como quando encontram uma namorada maravilhosa, começam com sucesso numa empresa nova, pagam todas suas dívidas ou o que quer que seja, elas podem “perder” as suas paixões.

Elas podem começar a “pensar” que não precisam mais trabalhar tanto, então relaxam e acabam se acomodando não é mesmo? Elas passam pelo mesmo problema que os ganhadores de loteria que gastam todo seu dinheiro, o mesmo problema de herdeiros que nunca crescem e de donas de casa que, entediadas, ficam dependentes de antidepressivos.

Para esses problemas, inclusive no caso dos peixes dos japoneses, a solução é bem simples. Veja só: quanto mais inteligente, persistente e competitivo você é, mais você gosta de um bom problema.

Se seus desafios estão de um tamanho correto e você consegue, passo a passo, conquistar esses desafios, você fica muito feliz. Você pensa em seus desafios e se sente com mais energia. Você fica excitado em tentar novas soluções. Você se diverte. Você fica vivo!

Para conservar o gosto de peixe fresco, as empresas de pesca japonesas ainda colocam os peixes dentro de tanques. Mas, eles também adicionam um pequeno “tubarão” em cada tanque. O tubarão come alguns peixes, mas a maioria dos peixes chega “muito vivo” e extremamente espertos. Os peixes são desafiados.

Portanto, ao invés de evitar desafios, pule dentro deles. Massacre-os. Curta o jogo! Se seus desafios são muito grandes e numerosos, não desista. Reorganize-se! Busque mais determinação, mais conhecimento e mais ajuda. Se você alcançou seus objetivos, coloque objetivos maiores.

Uma vez que suas necessidades pessoais ou familiares forem atingidas, vá de encontro aos objetivos do seu grupo, da sociedade e até mesmo da humanidade. Crie seu sucesso pessoal e não se acomode nele. Você tem recursos, habilidades e destrezas para fazer diferença.

“Ponha um tubarão no seu tanque e veja quão longe você realmente pode chegar.”

Wilson Santos

Wilson Santos

Palestrante, consultor, treinador de pessoas e profissional de vendas, Sua especialidade são em técnicas motivacionais de vendas e marketing de vendas. Perguntas relativas ao assunto podem ser encaminhados ao e-mail:
consultoresrevistaautomotivo.com.br

 

 

 

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