Home / Veículos / Carros / Comparativo: Peugeot 208 e Nissan Versa são duas opções por R$ 94 mil

Comparativo: Peugeot 208 e Nissan Versa são duas opções por R$ 94 mil

Novidades têm design ousado e são bem equipados mas falta motorização

208 até agora não conseguiu ir bem no ranking de vendas

Em 2020 o mercado automotivo ganhou duas novas opções com preço em torno de R$ 94 mil. Embora pertençam a segmentos distintos há semelhanças entre estes dois produtos. O Peugeot 208 e Nissan Versa chegaram com design ousado, mas com uma motorização antiga e já vista em outros modelos das respectivas marcas. Equipados, arrojados no desenho e com a pretensão de se destacar nos segmentos onde atuam, eles formam uma dupla alinhada pelo mesmo valor e com propostas bem distintas.

Novo Peugeot 208 review completo -motor – interior – acessórios. Veja o vídeo!

Nissan Versa

O Nissan Versa tem uma ampla oferta de equipamentos e uma proposta para avançar no disputado segmento dos sedãs compactos, especialmente os mais vendidos como Chevrolet Onix Plus e Volkswagen Virtus, além do Toyota Yaris, Honda City e HB20S.

Versa tem a característica “V-Motion”

O modelo tem um design bem atrativo com carroceria que traz fortes vincos e o característico “V-Motion” dos carros da marca, teto com efeito flutuante e espaço interno ampliado em relação ao antigo modelo, comercializado agora como Nissan V-Drive. O porta-malas tem 482 litros, o acabamento como um todo melhorou usando materiais de toque macio, bancos com a tecnologia “zero Gravity” e dimensões ampliadas (4,49m de comprimento e 1,74m de largura com 1,46m de altura) dão à novidade a impressão de um carro de categoria superior. Isso fica mais evidente ainda no espaço traseiro que ganhou 20mm e na largura ampliada.

Porta-malas tem 482 litros

Em relação a mecânica, o sedã nipônico não segue a tendência de propulsores turbinados e usa a mesma fórmula adotada pelo Kicks: 1.6 litro aspirado 16V quatro cilindros aspirado flex com 114cv a 5.600rpm e torque de 15,5kgfm de torque a 4.000rpm independente do combustível utilizado. A transmissão é de cinco marchas manual ou automático do tipo CVT, igualmente usada pelo “irmão” SUV.

Transmissão é de cinco marchas manual ou automático do tipo CVT

O nível de equipamentos também agrada embora boa parte dos itens de segurança esteja presente apenas na versão mais cara. O Alerta de Colisão Frontal com Assistente Inteligente de Frenagem, alerta de ponto cego (que pudemos testar neste primeiro contato usando uma moto pareada com o veículo), câmera 360 entre outros itens tornam a condução mais segura mas não são únicos no segmento dos sedãs.

Peugeot 208

O Peugeot 208 estreou no Brasil com o design ousado, tanto na dianteira quanto na traseira. Além disso, o modelo é bem acabado e muito bem equipado. Por dentro, os bancos dianteiros que nesta versão usam couro e Alcantara, muito refinados para o segmento.

Modelo tem câmbio automático Aisin de seis marchas

No entanto, o modelo peca ao ser equipado com o velho motor conhecido EC5 1.6 16V quatro cilindros aspirado com 115/118cv e 15,2kgfm de torque com câmbio automático Aisin de seis marchas (não há opção de transmissão manual). Se inicialmente ele larga atrás de concorrentes como Volkswagen Polo, Chevrolet Onix e Hyundai HB20.

Se a ideia é partir para modelos recém-chegados em nova geração, tanto o Versa quanto o 208 devem ser referência em seus respectivos segmentos. Custando a mesma coisa, o único detalhe é convencer o cliente a pagar tanto por modelos que não trazem consigo um motor turbo, algo esperado e que nos dois casos, todos os concorrentes já dispõem.

Acompanhe as últimas notícias do mercado automotivo no site da revista AutoMOTIVO, na nova edição de dezembro, nas redes sociais e também no canal do Youtube da TV AutoMOTIVO.

Comente esta matéria

Fique tranquilo: o seu endereço de e-mail é apenas para controle interno e não será publicado. Os campos marcados são de preenchimento obrigatório! *

*

Voltar ao topo