Home / Últimas Notícias / Análise / Elas são as líderes de mercado!

Elas são as líderes de mercado!

O ranking das marcas de veículos com maior participação muda de estado para estado

Quais são as dez marcas de veículos com maior participação no mercado brasileiro e em qual ordem? Embora a resposta levando em conta o Brasil como um todo seja uma, na hora em que se analisa os resultados de cada unidade da Federação, o ranking muda, às vezes com algumas surpresas.

Isso pode ser muito importante na hora de definir que produtos vender ou comprar, quer você seja lojista, distribuidor, fabricante ou importador de equipamentos de som e acessórios automotivos. A tabela ao final da matéria mostra os resultados obtidos nos quatro primeiros meses de 2017, mas já dá um bom indicativo de como deve ser o panorama no resto deste ano.

As três marcas com maior participação são a General Motors, a Fiat e a Volkswagen, mas vale registrar o avanço de marcas relativamente novas no mercado nacional, como a Hyundai e a Jeep, sem falar no crescimento da Toyota.

Enquanto isso, marcas que poderiam estar melhor colocadas não mostram progressos significativos, casos da Honda, da Renault e da Nissan. Outras, como por exemplo a Peugeot, nem ao menos aparecem entre as 10 mais vendidas.

O desempenho nos estados, marca por marca

A Hyundai, por exemplo, que já é a segunda colocada do ranking em São Paulo e quarta no ranking nacional, é a quinta em mercados como o Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Santa Catarina e só a sexta colocada em Minas Gerais. De todas as marcas do ranking, é a que revela maior potencial de crescimento, o que deve se realizar à medida que cresce a sua linha de produtos e a rede de concessionárias autorizadas.

A Fiat, líder em participação em Minas Gerais, Distrito Federal, Maranhão e Rondônia, aparece em segundo lugar no Acre, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Goiás, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Roraima. No ranking nacional, a marca aparece em segundo lugar.

No Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Piauí e Sergipe, a Fiat é a terceira colocada. E em Alagoas, Espírito Santo e Tocantins, a marca só aparece em quarto lugar. Líder no segmento de pick-ups, com a Toro e a Strada, a Fiat peca pela sua linha de automóveis, com vários modelos com venda estagnada ou em queda.

A Volkswagen, terceira colocada no ranking nacional e em São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Pernambuco, Goiás, Tocantins e Mato Grosso do Sul, é a primeira em participação no Acre e em Roraima; e a segunda no Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, Distrito Federal, Pará, Paraíba, Alagoas, Sergipe e Piauí. Líder por muitos anos, a Volks ainda espera pela renovação da sua linha de produtos.

A Toyota, sexta colocada em São Paulo, tem a segunda maior participação em estados como Espírito Santo, Mato Grosso, Maranhão e Tocantins. Além disso, é a terceira que mais vende no Ceará, no Amazonas e em Rondônia. Mostra potencial para crescer mais.

A Ford, terceira colocada na Bahia e em Alagoas, é a quarta no Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Santa Catarina; quinta em Goiás, Tocantins, Sergipe e Rondônia, sexta no Rio de Janeiro, Paraná, Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Norte, Piauí e Roraima e só a décima do ranking no Acre.

A Honda, oitava colocada no ranking nacional, é a quarta marca mais vendida em São Paulo (onde supera a Fiat), no Rio de Janeiro e no Amazonas, além de sétima no Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, Rondônia e Roraima; oitava no Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, Bahia, Alagoas, Sergipe; nona no Ceará e só décima em Minas Gerais.

A Renault, quarta marca mais vendida no Paraná e no Maranhão, é a quinta em Minas Gerais, em Roraima e no Amapá; sexta no Rio Grande do Sul, Ceará, Sergipe, Paraíba e Piauí; sétima no Rio de Janeiro, Espírito Santo, Mato Grosso, Pará e Amazonas; nona em São Paulo, Goiás, Alagoas, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Norte e Rondônia, bem como décima em Tocantins.

Já a Mitsubishi, que nem aparece entre as 10 marcas com maior participação na maioria dos estados, é a sétima mais vendida em Tocantis e no Amapá e também está na lista no Acre, Pará e Roraima.

Jeep e Nissan, respectivamente nona e décima colocadas no ranking nacional, se revezam na última posição na maioria das unidades da Federação. Apesar de ser a marca que tem maior variedade de produtos entre as duas, é a Nissan que aparece em último lugar entre as marcas com maiores participação em 16 dos 26 estados brasileiros, além do Distrito Federal.

Mudanças de estado para estado

Ao analisar a tabela estado por estado, chama a atenção a existência de alguns em que a liderança da marca mais vendida é significativa e de outros em que a disputa é mais equilibrada, com diferenças relativamente pequenas nas participações.

Há estados em que a marca líder chega a ter quase um terço das vendas totais, como no caso do Amazonas, onde a General Motors tem 27,82% do total das vendas de automóveis e veículos comerciais leves novos, ou do Amapá, onde a mesma marca tem uma participação de 27,40%.

Nesses casos também chama a atenção em relação à participação da marca colocada em segundo lugar, chegando a nove pontos percentuais em estados como Pernambuco e Amazonas. Em outros, porém, a disputa é bem mais equilibrada, com poucos pontos de diferença separando o primeiro e segundo colocados.

É o caso de Santa Catarina, por exemplo, onde a General Motors lidera com 16,49% de participação e a Volkswagen aparece logo a seguir, com 15,29%. Outro caso similar é a Bahia, onde a General Motors é a líder, com 16,80% do total de vendas, seguida pela Fiat, que tem 15,63%. Pequenas diferenças separam o primeiro e segundo colocados em outros estados, como Minas Gerais, onde a Fiat ocupa o primeiro lugar do ranking, com 17,94% de participação, seguida pela General Motors com 15,11%. Outros exemplos de disputas acirradas são o Espírito Santo, Mato Grosso, Roraima, Sergipe e Tocantins.

Em outros estados, é a disputa entre as posições intermediárias do ranking que é acirrada. Um bom exemplo é São Paulo, onde poucos pontos percentuais separam o segundo e o sexto colocados. A Hyundai tem 11,58%, seguida pela Volkswagen com 10,56%; pela Honda com 10,14%; pela Fiat, com 9,50% e pela Toyota, com 9,21%.

Seja qual for a atividade da sua empresa e o(s) estado(s) em que ela atua, a tabela abaixo é rica em informações e pode conter dados importantes para a sua estratégia de vendas ou compras. Vale a pena examiná-la com cuidado!

Confira as 10 marcas com maior participação em cada mercado (Clique nas siglas para saber os números de cada Estado)

FAcebook-Revista-Curta

Texto: Amadeu Castanho Neto
Imagens: Divulgação

Matéria publicada originalmente na revista AutoMOTIVO, a publicação B2B do mercado brasileiro de som e acessórios automotivos

Comente esta matéria

Fique tranquilo: o seu endereço de e-mail é apenas para controle interno e não será publicado. Os campos marcados são de preenchimento obrigatório! *

*

Voltar ao topo