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Ford Ka e Hyundai HB20 vão mal em testes de impacto

Compactos não conseguiram nenhuma estrela no Latin NCAP: falta de controle de estabilidade e tração prejudicam resultados

Modelo recebeu 19% para ocupantes adultos e 10% para crianças

O Latin NCAP revelou os dados dos últimos resultados deste ano. Nos testes de impacto tanto o Hyundai HB20 e quanto o Ford Ka não receberam nenhuma estrela do Programa de Avaliação de Veículos para a América Latina e o Caribe.

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Os dois modelos não passaram pelo teste de impacto de poste lateral. Além disso, os modelos não possuem folha de resgate disponível de acordo com os requisitos do Latin NCAP.

Hyundai HB20

hatchback e o sedan sul-coreano, que são fabricados no Brasil, pontuaram 19% para ocupantes adultos, 10% para crianças, 14% para assistência à segurança e 43% para proteção de pedestres. A proteção de impacto frontal foi considerada mediana pelo programa, mas o impacto lateral apresentou uma proteção ruim para o tórax, o que fez o HB20 zerar na avaliação.

Proteção de impacto frontal foi considerada mediana

Já nos testes de chicote cervical, chamado também de whiplash, o carro teve um desempenho considerado “pesssimo”. Além disso, não há o Controle Eletrônico de Estabilidade – ESC como equipamento padrão. Ee está disponível somente nos modelos mais caros da gama.

Ford Ka

Os modelos sedan e hatch da Ford tiveram 34% de proteção para adultos, 9% para crianças, 7% para assistência à segurança e 50% para proteção de pedestre. Nos testes de impacto frontal a proteção foi considerada mediana.

Modelos da Ford tiveram 34% de proteção para adultos, 9% para crianças

O impacto lateral mostrou proteção torácica deficiente, o que levou o carro zerar nos testes. Assim como as outras avaliações, no whiplash o desempenho foi considerado ruim pela ausência do ESC como equipamento padrão.

Melhorias

A Ford informou a Latin NCAP que fará uma atualização para os equipamentos de série de segurança do Ka. A marca oferecerá para todas as versões o ESC e airbags laterais na linha 2021 que ainda não foi apresentada.

Em uma avaliação de uma versão mais bem equipada os resultados do Ka confirmaram uma melhoria na proteção. A classificação por estrelas será atualizada assim que a montadora americana incorporar os recursos de segurança essenciais como padrão para toda a região latino-americana.

Ford prometeu melhorias

Procurada, a marca americana enviou a seguinte nota: “O Ford Ka atende e excede os requisitos legais de segurança nos países onde é comercializado. No protocolo anterior do Latin NCAP, o mesmo veículo foi classificado com 3 estrelas. A Ford está trabalhando para adicionar equipamentos de segurança de série na linha Ka, como controle eletrônico de estabilidade e airbags laterais.”

Em outubro deste ano, a marca teve o modelo submetido ao teste do órgão. Na ocasião o HB20 modelo 2019 teve a nota rebaixada para uma estrela. Na época a montadora disse: “Não houve qualquer mudança no processo de produção ou na especificação do veículo que possa justificar a extrema variação entre os dois testes realizados pelo Latin NCAP em menos de um ano.

A Hyundai está investigando profundamente os testes do Latin NCAP a fim de entender a causa real para resultados tão diferentes entre o recente teste de auditoria e o teste original de setembro de 2019.

Nenhuma conclusão pode ser elaborada antes dessa investigação completa. Mas a Hyundai assegura que, caso haja qualquer possibilidade de melhorar a segurança do HB20, isso sempre será levado em consideração.”

Para este teste a Hyundai se posicionou desta maneira:“O HB20 Nova Geração foi testado e classificado publicamente pelo Latin NCAP de acordo com parâmetros em vigor em 2019, na época de seu lançamento para os países da América Latina. Após o lançamento, o Latin NCAP divulgou um novo protocolo de teste, a ser aplicado em 2020, e que apresenta especificações mais elevadas de segurança.

A Hyundai esclarece que não houve qualquer mudança na especificação das peças ou de qualquer item que possa afetar a segurança do HB20 desde seu lançamento até hoje. O resultado de zero estrela para o HB20 Nova Geração com base no novo protocolo de testes 2020 do Latin NCAP é, de fato, a consequência dos novos parâmetros aplicados, que são muito diferentes dos testes anteriores. O nível de segurança do HB20 fabricado hoje, novembro de 2020, é rigorosamente o mesmo do momento de seu lançamento, em setembro de 2019.

A empresa também reforça que todos os modelos do HB20 Nova Geração atendem integralmente as regulamentações legais de segurança, testes de colisão e homologação dos países em que são comercializados, apresentando inclusive itens únicos de segurança para o segmento da carros compactos, como o Sistema de Alerta e Frenagem Autônomo (FCA) e o Alerta de Mudança de Faixa (LDWS) em algumas versões.

A Hyundai entende e apoia os esforços do Latin NCAP para estimular os fabricantes de automóveis a adotarem níveis cada vez mais elevados de segurança em seus produtos, pois esse anseio está perfeitamente alinhado com a filosofia corporativa da empresa. As novas referências de segurança propostas pelo protocolo 2020 de testes do Latin NCAP, que ainda não são mandatórias segundo as regulamentações legais na América Latina, já vêm sendo estudadas pela Hyundai como parte de seu programa regular de melhorias no HB20, o que deverá contribuir para uma melhor classificação no ranking em testes futuros. Airbags Laterais e Controle de Estabilidade, por exemplo, que são atualmente opcionais em algumas versões, já estão considerados para introdução como padrão de série para toda a família HB20 dentro do prazo mais curto possível.”

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