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Híbridos: Como a Toyota conquistou 65% desse mercado no Brasil

Toyota Prius

Um veículo híbrido é um automóvel que tem um motor de combustão interna, normalmente a gasolina, e um motor elétrico que permite manter o motor de combustão funcionando a baixas rotações, ou em certos momentos não funcionando, e, desse modo, reduzir o consumo de combustível e a emissão de poluentes.

No Brasil, o primeiro modelo a circular e ser comercializado foi o Toyota Prius, introduzido no mercado no início de 2013.

Toyota
Prius introduzido em frota de Táxi na capital paulista

Naquele ano, foram vendidas 323 unidades daquele que sempre foi conhecido como pioneiro da tecnologia híbrida no mundo, sendo produzido e comercializado em escala para o mundo desde 1997.

Desde então, a Toyota vendeu um total de mais de 14 mil veículos híbridos no Brasil, sendo o Prius responsável por 6.836 unidades dentro deste período, ou 46% do total.

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A estratégia da Toyota mirava a utilização do Prius como desbravador do mercado, a fim de multiplicar os benefícios da tecnologia e sua aplicação, preparando a hibridização de todo o portfólio brasileiro.

A partir de 2019, o plano entrou em ação. A RAV4 e o Corolla híbrido, ambos apresentados no ano passado aos consumidores brasileiros, fecharam com participação de 60% do total de modelos híbridos vendidos pela marca, com 3.161 e 3.635, respectivamente.

Toyota
RAV4 híbrido

Isso significa que, em menos de seis meses ao longo de 2019, ambos modelos obtiveram demanda exponencial, o que mostra que a tecnologia híbrida no País começa a ser mais conhecida e seus benefícios já são percebidos pelo consumidor brasileiro.

O crescimento da popularização da tecnologia também se deve ao desempenho e posicionamento da Lexus. A divisão de luxo da Toyota tem participação fundamental nessa trajetória.

Com um portfólio praticamente todo composto por veículos híbridos, cujos destaques são os modelos NX 300h, UX 250h, CT 200h e ES 300h, companhia contribuiu com quase 2.000 unidades híbridas vendidas nesta década.

Toyota
Lexus NX 300h

Juntas, Toyota e Lexus representam 74% de todo o mercado híbrido desde 2013, com 16.916 veículos.

A chegada do Toyota Corolla, primeiro modelo híbrido flex do mundo, pode ser considerada um divisor de águas na indústria automotiva brasileira.

Com investimentos de R$ 1 bi na unidade fabril de Indaiatuba (SP), a nova geração do veículo mais vendido do mundo conta com novo design, mais robusto e esportivo, mais itens de segurança e conforto, além de pacote Toyota Safety Sense (TSS), que faz dele o sedã médio com mais itens de segurança ativa do Brasil.

Toyota
Novo Corolla híbrido

O inédito sistema híbrido da Toyota combina um motor a gasolina 1.8L VVT-i 16V de ciclo Atkison flex, com 101 cv de potência a 5.200 giros quando abastecido com etanol, e 98 cv também a 5.200 rpm, quando abastecido com gasolina, e 14,5 kgfm de torque a 3.600 rpm, combinado com dois motores elétricos (MG1 e MG2) de 72 cv de potência e 16,6 kgfm de torque, fazendo do modelo um dos mais econômicos no País.

Desde seu lançamento, que ocorreu em setembro de 2019, a versão híbrida do Corolla já vendeu 3.635 unidades no Brasil e tem conquistado cada vez mais as garagens dos brasileiros.

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