Home / Veículos / Concept Cars / SSC Tuatara é o novo carro mais rápido do mundo

SSC Tuatara é o novo carro mais rápido do mundo

Esportivo supera Koenigsegg Agera e Bugatti Chiron ao alcançar velocidade de 508,73km/h

Existem carros, supercarros e os hipercarros, como no caso do SSC Tuatara, que bateu no último mês o recorde do carro mais rápido do mundo atingindo a velocidade de 508,73km/h. Anteriormente o recorde pertencia ao Koenigsegg Agera RS e seus 447,19 km/h.

Entusiastas pediram um novo teste com o Bugatti Chiron Super Sport 300+, que teve somente 30 unidades produzidas e é equipado com motor 8.0 W16 quadriturbo de 1.600 cv. Porém em um teste realizado recentemente o Bugatti bateu a velocidade de 440 km/h, o que ainda não alcança o SSC Tuatara. 

A SSC North America, montadora do Tuatara, levou o hipercarro para a Route 160, nos arredores de Las Vegas (EUA), mesmo lugar onde o Agera RS recebeu o título em novembro de 2017. Para guiar o modelo norte-americano a montadora chamou o piloto Oliver Webb que acelerou o bólido nas pistas retas que imortalizaram muitos esportivos em recordes sucessivos de velocidade desde os anos 1950.

Foram feitos dois testes: o primeiro marcou 484,53 km/h, enquanto a segunda prova atingiu uma velocidade máxima de 532,93 km/h. Segundo Webb, se o vento não estivesse de forma cruzada no dia da prova o carro poderia atingir uma velocidade ainda maior, pois o motor ainda tinha fôlego para ir mais além. 

A fórmula da máquina

O hipercarro pode ser comprado em qualquer concessionária da marca, desde que o interessado desembolse 1.625 milhão de dólares.  O novo carro mais rápido do mundo é equipado com motor V8 5.9 Twin-turbo com virabrequim plano que gera 1.774cv e 185,4 kgfm de torque com E85 – 85% etanol e 15% gasolina. O câmbio é da italiana Cima, automatizado de sete marchas comandado por borboletas atrás do volante.

Vale lembrar que embora tenhamos muitos modelos mais rápidos que o Tuatara, estes outros modelos não estão disponíveis para o público comum. Produzido em série, embora de forma limitada, o SSC Tuatara pode ser comprado por qualquer um disposto a pagar o preço pedido que hoje em dia equivale a mais de R$ 6 milhões.

Comente esta matéria

Fique tranquilo: o seu endereço de e-mail é apenas para controle interno e não será publicado. Os campos marcados são de preenchimento obrigatório! *

*

Voltar ao topo